Archive | setembro, 2014

SEGUNDO O DATANILO SOUTO E RUI ESTÃO EMPATADOS E RUI GANHA NO SEGUNDO TURNO

babespA última pesquisa do Babesp, ou DataNilo, concluída ontem, dá Paulo Souto 35% contra 34% de Rui Costa. Ou seja, empate literalmente, com Lídice da Mata lá atrás, com 6%.

Os demais candidatos: Renata Mallet, 1%, Da Luz, 1%, e Marcos Mendes, menos de 1%.

Quando a pergunta é feita ‘com apoio’, Rui Costa, com Dilma, Lula e Jaques Wagner, pula para 38%, contra 33% de Souto, com ACM Neto e Aécio Neves, e 7% de Lídice, com Marina.

É a primeira vez que o Babesp registra Rui na dianteira. Foram ouvidas duas mil pessoas em 85 municípios entre quarta e a segunda-feira, 29.

Na aferição do segundo turno, Rui também aparece pela primeira vez na frente, com 40% contra 37%. A mesma pergunta feita ‘com apoio’, Rui sobe um ponto e Souto cai um.
Pelos números do Babesp, as denúncias com o Instituto Brasil deixaram os petistas uma semana na defensiva, mas não parecem ter surtido o efeito pretendido, estancar a tendência de crescimento de Rui.

O Ibope, que se contrapõe ao Babesp, só registrou pedido de pesquisa ontem. (A Tarde)

Comentários { 8 }

RODRIGO CONSTANTINO: PATÉTICO!

Como ainda ter esperanças no eterno “país do futuro” quando vemos que a presidente Dilma, depois dos novos escândalos da Petrobras, continua como favorita na corrida eleitoral? Não só isso: a delação premiada do importante ex-diretor Paulo Roberto Costa, chamado de “Paulinho” por Lula, não fez um único arranhão na candidatura da presidente. É um espanto!

Quando estourou o escândalo do mensalão em 2005, muitos acharam que era o fim de Lula e do PT. Os tucanos julgaram melhor deixá-lo sangrando até as eleições em vez de partir para um pedido legítimo de impeachment. Lula foi reeleito. A economia ia bem, graças principalmente ao crescimento chinês.

Em 2010, Lula decidiu iluminar seu “poste”, e Dilma, sem jamais ter vencido uma eleição na vida, foi alçada diretamente ao posto máximo de nossa política. Havia vários escândalos de corrupção divulgados pela imprensa, mas nada disso adiantou. A economia estava “bombando”, no auge da euforia com o Brasil. E, como sabemos, é a economia que importa, certo?

Mas o que dizer de 2014, então? Os escândalos só aumentaram, a imagem de “faxineira ética” virou piada de mau gosto, e até a economia mudou o curso, derrubando o mito de “gerentona eficiente”. Já estamos em recessão, apesar de uma inflação bastante elevada. Não obstante, Dilma ainda é a líder nas pesquisas. Como?

É inevitável concluir que o povo brasileiro ou é extremamente alienado, ou não dá a mínima para a roubalheira. Quem aplaude o atual governo ou não sabe o que está acontecendo, ou está ganhando dinheiro com o que está acontecendo. O PT conseguiu banalizar a corrupção. Muitos repetem por aí que todos os partidos são corruptos mesmo, então tanto faz: ao menos o PT ajudou os mais pobres. Vivem em Marte?

Esses que adotam tal discurso são coniventes com o butim, são cúmplices dos infindáveis esquemas de desvio de recursos públicos. Querem apenas preservar sua parcela na pilhagem. E isso vai desde os mais pobres e ignorantes, que dependem de esmolas, até os funcionários públicos, os artistas engajados que mamam nas tetas estatais, os empresários que vivem de subsídios do governo.

Desde que a máfia respingue algum em suas contas bancárias, tudo bem: faz-se vista grossa aos “malfeitos”. Uma campanha sórdida, de baixo nível, mentirosa como nunca antes na história deste país se viu, difamando, apelando para um sensacionalismo grosseiro, nada disso parece incomodar uma grande parcela do eleitorado. Ao contrário: a tática pérfida surtiu efeito e Dilma subiu, enquanto Marina Silva caiu. A falsidade compensa.

Vários chegaram a apontar a vantagem de Argentina e Venezuela terem mergulhado no caos com o bolivarianismo, pois ao menos a desgraça alheia serviria de alerta aos brasileiros. Afinal, o PT vive elogiando tais regimes e os trata como companheiros próximos, aliados ideológicos. Ledo engano. Nem mesmo a tragédia de ambos os países despertou o povo brasileiro de sua sonolência profunda.

O brasileiro é como aquele urso polar que passa meses hibernando. A ignorância é uma bênção, dizem, mas só se for para os corruptos populistas. E pensar que uma turma chegou a se empolgar com as manifestações de junho de 2013, quando o gigante supostamente havia acordado. Só se for para pedir mais Estado, mais do veneno que assola nossa nação. O gigante é um bobalhão…

Não pensem que culpo apenas ou principalmente o “povão”, os mais pobres e ignorantes que, sem dúvida, compõem a maioria do eleitorado petista. Não! Nossa elite também é culpada. Nossos “formadores de opinião” ajudaram muito a trazer o Brasil até esse precipício, sempre enaltecendo o metalúrgico de origem humilde ou a primeira mulher “presidenta”.

Ou então delegando ao Estado a capacidade de solucionar todos os nossos males, muitos deles criados pelo próprio excesso de intervenção estatal. Temos uma elite culpada, que adora odiar o capitalismo enquanto usufrui de todas as benesses que só o capitalismo pode oferecer.

Com uma elite dessas, realmente não precisamos de inimigos externos ou de desgraças naturais. O que é a ameaça islâmica ou um simples furacão perto do estrago causado por uma mentalidade tão equivocada assim por parte daqueles que deveriam liderar a nação? Nossa elite idolatra o fracasso.

Roberto Campos foi certeiro ao constatar que, no Brasil, a burrice tem um passado glorioso e um futuro promissor. Quer maior prova disso do que todos esses anos de PT no poder? Mas parece que ainda não foi o suficiente. O brasileiro quer mais! Quer dar um passo adiante nesse precipício…

Rodrigo Constantino é economista e presidente do Instituto Liberal, colunista da Veja e da Folha de São Paulo

Comentários { 5 }

“A VOLTA DO CIPÓ DE ARUEIRA”

thurma

O turma de ACM Neto e Paulo Souto, os novos revolucionários do século passado

Engraçado como as coisas mudam nesse país, estou aqui, pasmo; rindo a toa. Hoje li no site 247 uma matéria do choro da turma de ACM Neto e Paulo Souto, os caras me fizeram lembrar os nossos tempos de luta contra esse regime que se instalou no país por mais de 500 anos. É de dá dó o que os caras falam, estão bem parecidos com nós no passado, quando reclamávamos de tantas falcatruas deles, pressão na imprensa, polícia correndo atrás de estudantes, morte de jornalistas na Bahia, justiça atentendo a pedido deles, um repressão da zorra, agora os caras estão lá na página do 247 se lamentando falando que isso é mordaça, que eles são coitadinhos. Um chorôrô da zorra, porque foram proibidos de falar no programa político da coligação sobre o caso Dalva Sele.

Como dizia Vandré em sua canção: “É a volta do cipó de arueira, no lombo de quem mandou dá”.

Leiam a matéria clicando aqui.

Comentários { 7 }

QUEM MERECE MAIS CONFIANÇA?

DATANILO E DATANETODe propriedade supostamente de amigos e funcionários do presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PDT), o instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Bapesp) é o que mostra maior pontuação do candidato do PT ao governo do Estado, Rui Costa, em todos os seus levantamentos, em comparação com Ibope, por exemplo.

Também conhecido por DataNilo, pela peculiaridade com o presidente da AL-BA, o instituo deve divulgar nova pesquisa na terça-feira (29) com números que devem incendiar os corações de petistas e aliados. No último levantamento, divulgado dia 23 último, o candidato do DEM, Paulo Souto, apareceu com 37%, contra 28% de Rui Costa e 9% de Lídice da Mata (PSB).

Números são distintos do Ibope, que é conhecido por DataNeto que em sua última pesquisa, publicada dia 24 passado, deu vitória de Paulo Souto no 1º turno, com 43%, contra 27% de Rui 7% de Lídice.

Expectativa é pela possibilidade de o Bapesp mostrar amanhã Rui ainda mais próximo de Souto, nesta reta final de campanha. O Ibope também publicará nesta semana mais uma sondagem com a preferência dos baianos. Por ora, tanto petistas quanto democratas praticamente já dão como certo o 2º turno entre Souto e Rui.

Quanto à disparidade entre ‘DataNilo’ e ‘DataNeto’, os petistas preferem descredenciar o DataNeto lembrando as duas vitórias de Jaques Wagner (PT) sobre Paulo Souto. Na primeira, em 2006, na véspera da eleição, o DataNeto dava o democrata eleito no primeiro turno. A eleição foi decidida, de fato, na primeira etapa. Mas com vitória histórica de Wagner.

Rui, o governador e seus aliados preferem acreditar que o instituto vai errar pela terceira vez consecutiva. (247)

Diante dessas disparidades dos dois institutos de pesquisas é que produzimos essa enquente: Em quem você confia mais, no DataNilo (Bapesp) ou no DataNeto (Ibope)?

Comentários { 0 }

ÊTA GOVERNADOR RETADO!

WAGNERO governador Jaques Wagner classificou, neste sábado, 27, como “”leviana” a declaração do senador Walter Pinheiro (PT-BA) à revista Veja de que correntes do PT  – “as mesmas que nacionalmente viviam se estapeando comigo por causa do mensalão” – o teriam envolvido em suposto esquema de caixa 2. Seriam recursos desviados do Fundo de Combate à Pobreza pela ONG Instituto Brasil, que tinha convênio com a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

“Ele tem que dizer o nome, quem me perseguiu foi fulano, beltrano e ciclano. Generalidade para mim não tem sentido”, disse irritado o governador, admitindo que a situação de Pinheiro no partido ficou delicada. “Eu sou contra essas caças à bruxas, mas é óbvio que ficou ruim, porque ele levantou uma lebre genérica. Não gostei da declaração dele, foi infeliz”, afirmou Wagner em entrevista após inaugurar o terceiro viaduto do complexo viário Imbuí-Narandiba.

Em depoimento à Veja, o senador Walter Pinheiro disse que Dalva Sele Paiva, a ex-presidente do Instituto Brasil, pertencia à correntes do PT.

Segundo a revista, o Instituto Brasil foi criada para financiar campanhas de políticos do partido e teria desviado cerca de R$ 50 milhões, a partir de 2008, que seriam investidos na construção de casas populares na Bahia. Entre as campanhas bancadas pela ONG foi citada a de Walter Pinheiro pela prefeitura de Salvador, em 2008.

Em tom irônico, Wagner disse desconhecer qualquer perseguição do partido a “alguém que foi eleito senador e foi candidato a prefeito da Capital”, e sugeriu a Pinheiro formalizar a denúncia. “Se o senador Walter Pinheiro tiver algum nome objetivo que o perseguiu, ele acuse e leve isso para dentro das correntes competentes”.

Para Wagner, a denúncia “requentada” e “comprada” não passa de “armação” de véspera de eleição. “Depois a gente vai saber quem pagou, quando essa ladra picareta (Dalva Sale, que está na Espanha) vier responder à polícia”.

Sobre a fala do prefeito  ACM Neto (DEM) em relação ao caso, no programa eleitoral do  candidato ao governo, Paulo Souto (DEM), Wagner disse que Neto nem Souto  “têm autoridade moral” para falar  com ele sobre “ética na política”.

“Ele (Neto) em vez de se preocupar com o Instituto Brasil tem de perguntar ao candidato dele porque permitiu vender a Ilha do Urubu, o que diz dos R$ 100 milhões superfaturados da obra do emissário submarino (Embasa), de ter entregue 100 terrenos da Sudic para empresários privados, na saída do governo em 2006”. (A Tarde)

Comentários { 5 }

“DALVA SELE É LADRA E MARGINAL”, DETONA WAGNER

dalva

O governador Wagner não poupou a “delatora de mentiras” e disse que até agora a única pessoa envolvida nesse caso é a própria

O governador Jaques Wagner detonou a delatora de suposto esquema de desvio de dinheiro do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, de que sua ONG servia para desviar dinheiro para formação de caixa 2 para campanhas do PT, inclusive a do candidato do partido ao governo do Estado, Rui Costa, que foi postulante a deputado federal em 2006.

“Ela efetivamente é uma ladra e é réu confessa, porque ela colocou lá (em denúncia publicada pela revista Veja) que roubava. Para desculpar o que roubava, ela está dizendo que deu dinheiro para A, para B, para C, aí eu não sei. Ela tem que provar, aonde ela deu”, disse Wagner em entrevista ao Blog do Anderson.

E o governador continuou: “Até agora só tem uma marginal nessa história, só tem uma pessoa fora da lei: ela, que já está sendo investigada pelo Ministério Público estadual, tem 17 processos e estranhamente, exatamente quando sai essa publicação de uma revista que se especializou em falar mal do PT, porque não gosta da gente, porque a gente governa para os mais carentes e não só para os barões, estranhamente essa mulher pagou dois anos de condomínio atrasado, comprou passagem para ela e um filho viajarem para Europa e por aí vai”.

Jaques Wagner disse ainda que não é surpresa que Dalva Sele esteja sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por ela ser uma “trambiqueira” que “fazia prestação de contas com nota falsa”. (247)

Comentários { 10 }

DILMA PODE VENCER ELEIÇÃO EM PRIMEIRO TURNO

dataA presidente Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem na pesquisa Datafolha de primeiro turno da eleição presidencial e, pela primeira vez na série do instituto, aparece quatro pontos a frente de Marina Silva (PSB) na simulação de segundo turno.

Se a eleição fosse hoje, a petista terminaria a primeira etapa da disputa com 40% dos votos totais, agora 13 pontos a frente de Marina, que alcança 27%. Na pesquisa da semana passada, a dianteira de Dilma era de 7 pontos.

Em relação ao levantamento anterior, Dilma avançou três pontos percentuais (de 37% para 40%), Marina variou três para baixo (30% para 27%), e o senador tucano Aécio Neves oscilou um para cima (17% para 18%).

A tendência de crescimento das intenções de voto em Dilma fica mais evidente olhando para a série mais longa do instituto. No fim de agosto, ela tinha 34%. Foi oscilando para cima seguidamente até atingir os atuais 40%.

No teste de segundo turno mais provável, o Datafolha mostra Dilma com 47% contra 43% de Marina.

É um empate técnico no limite máximo da margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou para menos. Mas é também a primeira vez que Dilma surge numericamente a frente da pessebista nesse tipo de simulação. Na semana passada, o placar era 46% a 44% para Marina. No fim de agosto, a ex-ministra do Meio Ambiente tinha dez pontos de vantagem sobre Dilma (50% a 40%).

O Datafolha ouviu 11.474 pessoas em 402 municípios. O registro no TSE (tribunal Superior Eleitoral) é BR-00782/2014. (Folha)

Comentários { 11 }

ELEIÇÃO NA BAHIA É CITADA COMO INDEFINIDA PELA FOLHA DE SÃO PAULO

RUI E SOUTOHoje eu li no site da Folha de São Paulo como andam as pesquisas nos estados, segundo o site: nove candidatos podem ser eleitos no primeiro turno, oito decidirão no segundo e os nove restantes, estão em dúvidas sobre se haverá um segundo. Engraçado é que, desses nove estados que eles chamam de “fazendo contas”, ou seja, que não está definido se haverá segundo turno ou não, está o estado da Bahia. Como!? Pois é, se todas as pesquisas que eles fazem dizem que não haverá segundo turno aqui. Eu já disse: o IBOPE não é besta, botou o pescoço na guilhotinha para servir ao grupo de comunicação que pertence ao prefeito de Salvador, mas com uma condição: se a pesquisa influenciar, tudo bem, se não, eles tiram do ponto, como estão fazendo agora, quando passam essa informação de que a eleição na Bahia não está definida.

Todos sabem da prática que o carlismo sempre usou na Bahia para ganhar as eleições, até mesmo para tirar a eleição de um candidato que dormiu eleito senador e acordou derrotado com eleição roubada. Essa é a prática desses coróneis, mas não tem dado certo nos últimos tempos.

Desde as primeiras pesquisas que o IBOPE, ou, “Dataneto” vulgarmente chamado na Bahia, vem mostrando um resultado suspeito e eles não respeitam os baianos, já falharam (?) por duas vezes e agora com certeza falharão na terceira, espero que depois dessa, nunca mais se consulte esse instituto para nada na Bahia. Um diretor do Data-Folha já dizia nas páginas amarelas da Veja que pesquisa influência sim, principalmente os indecisos, esses sempre vão com quem está na frente das pesquisas.

Espero que dessa vez o baiano proteste contra esse instituto de pesquisa e que outro com mais credibilidade apareça para nos respeitar, coisa que eu vou achar muito difícil de aparecer, porque no fim, o grupo de comunicação que manda na Bahia, vem e compra de novo.

Vejam aqui o gráfico da folha onde eles mostram que está definido, onde vai haver segundo turno e onde não está nada definido: ou então clink aqui para ter uma visão melhor do gráfico.  folha

Comentários { 16 }