Esporte, Lazer e Cultura

Valença é uma cidade abençoada por DEUS, assim como diversas outras neste Mundão.

Porém, existem alguns detalhes em Valença que se sobressaem. Pois mesmo com uma Grande Cultura Histórica, lamentavelmente não vemos e/ou ouvimos a mesma, com a freqüência com que deveríamos, já que a História de um POVO deve ser lembrada e recordada a todo instante, tendo em vista, que esta memória, promove a valorização e a experiência de todo um povo.

Esta mesma, história deve servir, como um banquete a toda população e mais ainda aos visitantes, pois com certeza esta, serve de conhecimento, ao que é bom positivo e saudável na execução de tarefas e repetição de momentos, onde a experiência deve ser aproveitada, permitindo-se então o aprimoramento e crescimento humano.

Porém, alguns detalhes da história, se fazem unir à informação, nascida no século passado, quando a comunicação, foi promovida a um estágio de grande significado, aproveitando o grande momento por que passou todo o sistema de Informação, transformando o Século XX no Século da Informação, comunicação e de consumo de energia, principalmente a não renovável.

Porém este momento possibilitou também, excelentes momentos.

Tivemos no esporte que além de um belo e importante lazer, o nascimento de uma atividade esportiva olímpica em Valença. Hoje temos a felicidades de vermos uma brava guerreira, que vem ao longo dos últimos 18 anos, desenvolvendo ação, na maior parte do tempo solitária, e de quando em vez, com apoio de algumas empresas, que se disponibilizam (quando procuradas) a auxiliá-la. Estou falando da Profª Gil, que vem lutando com “unhas e dentes”, em favor de suas alunas, e principalmente em favor de elevar um esporte difícil, à um nível inimaginável em termos de “cidade do interior”.

Desta feita, temos então na Profª Gil e suas Atletas Mirins, um grupo de Ginastas, que tem sido motivo de festas e elogios por onde se apresentam, mas infelizmente ainda necessitando de muita ajuda, do Município, e do Empresariado local, e mesmo regional.

Vejam os Senhores (as), no próximo dia 20/05/2011, representando VALENÇA e a BAHIA, junto a outras atletas de Salvador, teremos 02 “meninas” Valencianas, treinadas a exaustão, pela Profª Gil, no XVI Torneio de Ginástica Rítmica de Fortaleza. Hoje estivemos com a Profª Gil, que esta deixando seus estudos (ela é Aluna da FAZAG), seu lar (tem 2 filhas), para “correr o pires” no comércio local, para viabilizar esta viagem, que tenho certeza, promoverá mais uma vez no cenário Nacional o nome de VALENÇA.

Tal situação se dá, em virtude de o Município não ter uma Secretaria de Esporte, e por não haver reconhecimento ao trabalho voluntário feito por esta Professora, que merece que a aplaudamos “DE PÉ”. Mas ela merece muito mais, não só ela, mas também suas dedicadas alunas e seus Familiares, pois muitos não podem dedicar a estas atletas sequer uma alimentação adequada, nem mesmo contribuir para pagamento do aluguel da quadra onde são ministradas as aulas e feito o treinamento, que custa a “bagatela” de R$ 500,/mês.

Ai é que mora nossa tristeza, pois a cada mês a Profª Gil, tem que sair “mendigando” auxilio de um empresário e de outro, para poder pagar a mensalidade de aluguel do Ginásio, para poder comprar a Lycra, e costurar, ou bordar os maiôs de suas alunas, com a ajuda de muitas mães.

Sei que empresas, como a SKIL, Minas Calçados, Pelegrini Sorvetes, Fisk, Vereadora Diana, Cadetur, e outras mais, têm buscado atender ao pedido mensal destas Atletas, assim como a SUDESB, que esta providenciando a entrega de um Tapete (único no interior do estado da Bahia), bem como já disponibilizou equipamentos. A Prefeitura de Valença, que concede de quando em vez, como agora (por exemplo) o pagamento de passagens aéreas das 2 atletas (mas a passagem da Profª, não estava inclusa) para Fortaleza.

Mas precisamos acordar o Empresariado Valenciano, para o importante momento por que passa este e outros esportes. Valença tem em suas mãos grande tesouro em ginastas com possibilidade de estar representando Valença e a Bahia, no grande momento Olímpico que acontecerá em 2016.

Precisamos acordar!

Precisamos Enxergar um pouco mais longe.

Precisamos ver a importância da LUTA a que vem se submetendo ha 18 anos a Profª GIL.

Convidamos a todo Empresariado, bem como o CDL, ACE e todos os demais Órgãos e Entidades a somarmos, juntos em prol do Esporte Valenciano.

Estou inteiramente à disposição de todos aqueles que queiram SOMAR/MULTIPLICAR por esta Causa.

Conheçam um pouquinho mais sobre estas meninas, em um site provisório que disponibilizamos às mesmas, e onde pretendemos divulgar as empresas que emprestam seu valoroso apoio financeiro.www.cadetur.com.br/gr

DEUS nos abençoe, a todos.

Ruiter Franco

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Olheiro que enxerga disse:

    A solução para os que aprovaram as contas de Ramiro…Consiste em um eleitor ou presidente de partido, constituir um advogado, pedir a justiça a declaração de bens destes antes da eleição e ver a evolução do patrimônio deles, dos parentes e afins, inclusive na receita federal, para ver se declararam os bens adquiridos no imposto de renda. Então descobriremos quem está metendo a mão no dinheiro Público.

  2. Naiara disse:

    Depois que a professora teve o seu trabalho reconhecido nacionalmente, tendo trazido a SELEÇÃO OLÍMPICA DE GINÁSTICA RÍTMICA para Valença ainda está nessa mendigação?Ela não tem mais o que provar em termos de competência para assumir uma equipe de alto rendimento. Conhecimento, história como ex ginasta (em sua terra natal Salvador), respeito e amizade com as melhores técnicas do Brasil ela tem. O que mais a cidade quer? Ainda bem que tem hoje quem reclame por ela, afinal , sempre se conformou com as migalhas que te deram. O que falta na professora é mais amor próprio e se for o caso ir embora dessa cidade ingrata. O esporte que ela praticou e ensina é de uma dignidade muito grande, está sendo manchado com a ignorância dos que não apoiam.

  3. Olheiro disse:

    Valença terra do já teve. em breve mais um:
    ja teve ginastica ritimica
    porque ja teve volei
    ja teve basquete
    ja teve um monte de esporte bom. mas acabou e vai continuar a acaba.

  4. Ricardo disse:

    Concordo com a Naiara! A professora Gil poderia ir buscar apoio em outro município que tenha RESPEITO pelos seus atletas, artistas, cidadãos… por que infelizmente esse defeito não é do prefeito ou de políticos apenas.
    O comércio da cidade não tem a capacidade de abraçar essa equipe.
    Mas va no CDL e peça apoio para uma festa de arrocha, um forró… o ‘mela-cueca’ que for, eles estão prontos a apoiar.
    Valença não tem respeito, não tem cultura, não tem amor próprio.
    É mesmo muito triste ter que afirmar isso…

  5. MILTANTE REVOLTADO disse:

    A MAIORIA DO MILITANTES DO PMDB DE VALENÇA ESTA REVOLTADO COM A POSTURA DO VEREADOR JORGE GÓES POR TER VOTADO A FAVOR DAS CONTAS CHEIA DE DENUNCIA DE IRREGULARIDADES DO PREFEITO RAMIRO,TEMOS QUE TIRAR ESSE TRAIDOR DO PMDB DE VALENÇA URGENTE.

  6. Gil disse:

    Pelegrini, estou muito emocionada com o depoimento do Ruiter e aproveito este espaço para agradecê-lo por tudo o que tem feito por nós, ele tem sido um grande amigo da equipe.
    De fato estamos em Fortaleza disputando o torneio Nacional A questão é que vejo a região Nordeste em muita desvantagem para a região Sul. A competição que se iniciou quinta feira tem tido resultados favoráveis aos estados de Santa catarina, Brasília, Paraná, São Paulo. Estes estados no entanto tem todo o incentivo do governo estadual e empresas que patrocinam o esporte como por exemplo a SADIA ou que tem ginaastas aprovovadas nas seletivas para compor a seleção brasileira. O que nós comemoramos aqui como a chegada dos nossos materiais e tapete, lá nem é novidade quando acontece. As técnicas tem suas passagens pagas e se hospedam nos hotéis de luxo da cidade e suas atletas também. As crianças de 8 ou 9 anos tem desempenho melhor do que muitas ginastas que já ví! parecem máquinas da ginástica! As famílias viajam acompanhando suas filhas e a afetividade é enorme entre equipe, técnicos e familiares. A qualidade de vida e valorização do esporte que o Sul e Sudeste tem é notória, digo, gritante!
    A alimentação controlada e boas condições para treino é prioridade. Recebi mais uma proposta de trabalho aqui. R$ 150,00 por aluna em uma escolinha no interior de Santa Catarina…Tentador não? Umas 10 alunas (INICIAÇÃO) a esse valor aqui resolveria muitos problemas! Rs!
    Enfim, estou levando depoimentos de pessoas da Confederação Brasileira das técnicas das equipes (melhores do Brasil) de incentivo e respeito a nossa equipe. Quando o esporte e educação tem de fato o respeito devido a qualidade de toda uma comunidade é consequencia. Contudo concluo que não estou só nas dificuldades , essa é uma característica do Nordeste do nosso país ao mesmo tempo que me sinto feliz com o desempenho de nossas ginastas. Estar disputando entre as melhores significa que somos também. Isso me mantéM forte. Não me arrependo de nada, apenas contribuo para que venham dias melhores, essa é minha essência, nunca vou mudar.
    Abraços a todos.
    Segunda estamos chegando.
    Sábado (amanhã ) ás 14:00 começam as nossas competições, segue o link para transmissão ao v

  7. Gil disse:

    Para transmissão ao vivo.
    http://www.livestream.com/photosginastica
    Divulguem e assistam Bianca Viana e Damares Almeida no Torneio Nacional.

  8. Uma aradora de Profª Gil - Anônima por enquanto disse:

    Ilustre professora Gil – Muito em breve o candidato Ricardo Moura irá ouví-lá, juntamente coim a sua equipe e traçar os planos de Esporte, Ginástica e Lazer e ouvir as reivindicaçãoes da sua catetgoria. Dê mais um tempo que esse compromisso já está formado. Assim também como Educação e Cultura estão se esboçando. Pedimos um tempo, pois esses semestres serão plantadas nessa terra profíqua de Valena, que muitos dizes ser um terreno árido, estéril… Árido para quem não sabe cultultivar e um bom exemplo de LAVRADOR NOTA 10 é a senhora. Meus respeitos e pece-lho um pouco mais de tempo para apresentar as nossas propostas.

  9. Uma ADMIRADORA de Profª Gil - Anônima disse:

    Redificação do título. mas reafirmo o texto como todas as palavras, pois poferrora Gil além de pioneira, é uma GUERREIRA E DE NÓS, SÓ MERECE APLAUSOS E MESUSAS DE REVERÊNCIA.

  10. Uma ADMIRADORA de Profª Gil - Anônima disse:

    DESCULPE, ESTOU SEM ÓCULOS – retifico!

  11. Gil disse:

    Admiradora.

    Agradeço todas as gentilezas, aguardo não só o contato de Ricardo, mas de todos os demais candidatos. O esporte tem que ser tratado com prioridade por ser uma ferrameta educacional eficiente e por promover saúde e qualidade de vida, todo gestor e candidato inteligente devia se preocupar em fazer projetos de apoio para toas as modalidades da cidade. Vou propor na próxima reunião um documento onde todos os candidatos assinem se comprometendo com a causa.
    No mais, converso com Ricardo muito sobre esse assunto desde o tempo em que o conheci na campanha de Renato, ele foi desportista e está presente na maioria dos eventos que promovo bem como os de outras modalidades que promovem e sempre que posso prestigio e o vejo sempre presente.
    No mais, dedico todas as suas palavras homenageando minha pessoa as verdadeiras guerreiras do esporte que são as minhas ginastas.Os aplausos e reverencia sejam dados a Deus que me permite continuar sonhando e especialmente ao meu marido que me incentiva e apoia.
    Abraços.

  12. Lucio Cardoso disse:

    Gil, minha Irmã querida!
    Sucesso na competição, que nosso Senhor esteja guiando a sustentando vocês.
    Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *