A CASA DO ESTADISTA DR. ZACHARIAS DE GÓES NA TRIANA-VALENÇA-BA

Por Prof. Francisco C de Aguiar Neto – Doutorando em Direito Universidade Católica Santa Fé-AR

TRIANA [1]Zacharias de Góes e Vasconcelos nasceu em 5 de Novembro de 1815 na cidade de Valença a Bahia. Bacharel em Direito aos 22 anos de idade e Doutor aos 25 anos, chegou a ser Conselheiro do Brasil Imperial, Senador , presidiu/Governou as províncias do Piauí de 1845 a 1847, com trinta anos de idade, promovendo a Paz publica, a construção do Liceu do Piauí e o Hospital de Caridade, sendo considerado pacificador do Piauí. Governou Sergipe de 1848 a 1849.Fundou e governou a província do Paraná de 1835 a 1855, através da lei 701, sendo esta província desmembrada de São Paulo.

ZACA Conhecido como Conselheiro Zacharias criou politicamente o Paraná. Foi ainda Deputado provincial por três vezes sendo uma pela Bahia entre os anos de 1850 e 1856 e outras pelo Paraná entre os anos de 1861 a 1864. Foi Ministro da Marinha em 1852; Ministro do Império em 1862 ; Ministro da Justiça em 1864 e Ministro da Fazenda em 1866 e Senador Imperial.

Foi condecorado com a Imperial Ordem da Rosa e durante a Guerra do Paraguai, atuou como presidente do Conselho de Ministros, baixando o decreto que dizia:

“Hei por bem ordenar que ,aos escravos da nação que estiverem nas condições de servir o Exército, se dê gratuitamente liberdade para se empregarem naquele serviço; sendo casados, estenda-se o mesmo benefício a suas mulheres”

Escreveu o livro considerado um clássico do Liberalismo, chamado “ Da natureza e Limites do Poder Moderador”. Se destacou como Maçom em Curitiba na loja Maçônica com seu nome

Sua residência na cidade de Valença fica situada na esquina da Praça Dois de Julho com as ruas Conselheiro Zacharias e 1º de Março, na periferia da Antiga Valença, atual Triana. Sendo tal construção um sobrado de dois pavimentos com planta retangular, possuía porta com bandeira e seis janelas em guilhotina no segundo pavimento (ainda possui)

A casa que servia como residência foi construída em 1807 e se subsumia aos padrões de serviços e comércio no Térreo e residência no segundo pavimento, com escada de madeira escura no hall central, conforme era comum nas residências nobres.

Em 1947 pelo Decreto Lei Municipal nº 148/47, a casa foi desapropriada e doada ao Estado para ser transformada em Fórum com o nome FORUM ZACHARIAS DE GÓES E VASCONCELLOS, contudo anos depois o nome foi alterado para Fórum Rui Barbosa, seguindo determinação de um Decreto onde todos os fóruns da Bahia passariam a ter o mesmo nome. Em 1969 novamente seu nome foi alterado para “Fórum Gonçalo Porto” um outro grande jurista Valenciano de respeito e seu prédio restaurado e aumentado o espaço físico do fórum pela parte dos fundos. E finalmente há anos atrás fora construído um outro espaço para se instalar o Fórum Gonçalo Porto sendo mudado para o Bairro do Novo Horizonte onde funciona até hoje em dia e o local, sendo deixado o espaço do antigo Fórum, residência do Conselheiro Zacharias para o Juizado Especial Cível e Criminal de Valença estando instalado no citado prédio até os dias hodiernos.

Pelo exposto e sendo cediço que fora na época do Brasil Império através de Decreto de Lei Municipal sua desapropriação e que fora cumprido todas as determinações em suas respectivas épocas mudando o nome do fórum ficando como atual Juizado Especial, ou seja, apesar de ter hoje em dia o nome do juiz aposentado Dr. Otoniel Gomes de Miranda, nada mais justo que a casa do grande Estadista Zacharias de Góes volte a ter o seu nome, o qual fora desapropriado para tornar-se Fórum com o escopo de seu nome titular o prédio, onde fora a casa sua e de seus antepassados é que se deveria voltar a chamar “JUIZADOS ESPECIAIS CIVEL E CRIMINAL DE VALENÇA DR. ZACARIAS DE GÓES E VASCONCELLOS”.Nada mais justo e de Direito !

Lembremos sempre, que um povo nunca deve perder sua memória e esquecer-se de seus antepassados, pois um povo sem passado é um povo que facilmente se perderá no presente e nunca se achará no futuro.

FONTES:

Acervo do Instituto Geográfico, Histórico e Etnográfico Paranaense.Historia dos Vasconcelos da Bahia.Curitiba.1979

OTACILIO, Edgard Oliveira.Dos primórdios a Contemporaneidade.2009

GALVÃO, Araken Vaz .Valença/Memória de uma cidade.Edição Patrocinada pela PMV.1999

OLIVEIRA,Waldir Freitas.A industrial Cidade de Valença.EDUFBA.Salvador 1985

VASCONCELOS,Zacharias de Góes.Da Natureza e Limites do Poder Moderador..1978


[1]Acervo do Instituto Geografico, Historico e Estnografico Paranaense

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. INFORMATIVO disse:

    A PRIMEIRA TURMA DE DIREITO DA UNEB-VALENÇA FORMOU-SE NESSA SEXTA E QUATRO DOS GRADUANDOS JÁ PASSARAM NA OAB.

    É POR ISSO QUE EU DIGO, NÃO BASTA FAZER DIREITO, MAS É PRECISO FAZER DIREITO! CHEGA DE CURSO TORTO DE DIREITO. NINGUÉM AGUENTA MAIS TANTO CURSO DE DIREITO ABERTO A TORTO E A DIREITO.

    EU FAÇO PARTE DE UM GRUPO QUE CLAMA POR MAIOR FISCALIZAÇÃO DO MEC NO QUE DIZ RESPEITO A QUALIFICAÇÃO DOS CURSOS UNIVERSITÁRIOS DE DIREITO E POR UMA OAB DE QUALIDADE. CHEGA DE CURSOS DE DIREITO DE FUNDO DE QUINTAL.

    PARABÉNS AOS NOVOS BACHAREIS DE DIREITO FORMADOS PELA UNEB-VALENÇA.

  2. aluno especial do mestrado disse:

    interessante quando conhecemos a verdadeira história. pena o fórum ter mudado de nome. acho que valença tem uma dívida história com zacarias de góes.

  3. Bira do sindmoto disse:

    Se esta Câmara fosse competente já teria mudado o nome fazendo justiça valorizando o Valenciano que tem o nome numa Rua do Bairro do Uruguai, na Calçada em Salvador; sem falar dos serviços prestados a nação por este Valenciano. Basta ler sua história acima e ver que a capital e outros Estados onde existe nome de logradouros públicos tem o nome de um Valenciano, enquanto alguns energúmenos não dão valor ao filho da terra e mudam o nome do fórum, desconhecendo a própria história.

    Parabéns Professor Francisco Neto.

  4. Con Validação disse:

    Certamente Zacarias de Góes o valenciano mais ilustre. Merece uma avenida com seu nome.

  5. Convalidado? disse:

    Grande ZACA – Zacarias de Góes e Vasconcelos.

  6. Menos é Mais disse:

    Zacarias é o cara

  7. CAPES & CAPSULADOS disse:

    ZACARIAS É ZACARIAS, O POVO VALENCIANO NÃO SABE RECONHECER O VALOR DO SEU FILHO MAIS ILUSTRE.

  8. Rosa disse:

    É verdade.A camara de vereadores de Valença bem que podia antes de encerrar os trabalhos desse ano elaborar um proejto e vota-lo para mudar o nome do Forum e voltar a se chamar Zacharias de Góes, pois foi a casa do, homem gente ,é um absurdo a casa ter sidopara isso e hoje não ter no nome do antigo dono

    Vamos lançar a campanha:Devolva o nome do nosso Forum ZACHARIAS DE GÓES E VASCONCELLOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    FORUM ZACHARIAS DE GÓES

  9. Dr. ZOIÃO disse:

    Professor Neto!! o que se pode fazer para o Cinema de valença reabrir e dar melhores condições aos alunos e aprendiz da cultura valenciana,porque a prefeitura deixa um monumento tão importante acabar,é a cultura dos politicos de valença ou o povo da região não gosta mesmo,bem localizado na cidade, e nada se faz pelo CINE,talvés um dos mais antigo da bahia.

  10. O LAGARTO VERDE disse:

    QUEM FOI GONÇALO PORTO?

  11. Ecológico - p/ Vereador Jairo disse:

    Vereador, assuma essa causa e repare esse equívoco – Vamos “batizar” um equipamento jurídico com o nome desse nobre valenciano.

  12. Prezado amigo O LAGARTO VERDE

    Gonçalo Porto de Souza PRINCIPE DOS ADVOGADOS falecido em 1962 era considerado o advogado por excelência. Foi ele advogado, sempre advogado, paladino da advocacia, enfatizou o criminalista Genaro de Oliveira em solenidade na Academia de Letras Jurídicas onde o advogado de Valença é patrono da cadeira 38. Outras características de Gonçalo Porto de Souza eram profunda erudição e o estilo claro e elegante no falar, escrever e decidir, que lhe rendeu o titulo de Príncipe dos Advogados da Bahia.

    Formou-se em 1912 pela Faculdade Livre de Direito da Bahia, tendo já larga experiência quando nomeado pelo Governo Federal, em 1927, diretor do Conselho Consecutivo do Estado. Em 1933, foi eleito para o tribunal de Ética da Seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil e, em 1936, nomeado juiz do tribunal Regional Eleitoral. Em 1944 passou a integrar comissão do Instituto dos Advogados da Bahia encarregada da reforma da Lei de Falência. Nova nomeação para o Tribunal Regional Eleitoral Veio em 1945 e também voltou a integrar o Tribunal de Ética da OAB-BA, em 1947. Em 1962, foi escolhido para advogar pela Associação Comercial da Bahia, falecendo em 10 de outubro daquele mesmo ano.

    Dr.Gonçalo Porto tem tambem uma historia muito bonita,mas estamos falando da Casa que era de Zacharias de Góes e nada mais justo de que a casa do Jurista passe a ter o seu nome,visto que foi um ícone no Direito Brasileiro

  13. RETIFICAÇÃO: O Forum Gonçalo Porto hoje encontra-se no Novo Horizonte e o forum da triana encontra-se sem nome pois o nome de Dr.Otoniel foi dado ao salão mor do juizado Civel e criminal de valença(Triana) É esse juizado que deveria se chamar Zacharias de Góes,pois foi onde residiu o grande jurista

  14. Colendo Dr.Zoião

    Falta boa vontade da administração Publica, pois poderia reabrir o espaço para a comunidade como acontece com os eventos no Centro de Cultura,além do mais, poderia fazer uma concessão para alguma empresa séria administrar um novo cinema que poderia se implantar no local, além de outras ações que visasssem conservar o nosso patrimônio histórico.Falta boa vontade !

  15. Eu vir no Blog disse:

    Concordo com o Prof. quando ele afirma “que um povo nunca deve perder sua memória e esquecer-se de seus antepassados”, acredito que o Sr. Zacaria foi muito importante no cenário nacional por isso deve merecer destaque.
    Agora precisamos parar com esta ideia de que so porque o individuo assumiu funções publicas deve ter seus nomes estampados nos prédios publicos, precisamos analisar o que de fato essa pessoa fez pelo desenvolvimento social de sua cidade.
    Falo isso porque nossa cidade com a quantidade de aniverásios comemorado e com as autoridades politicas que já passaram por aqui, o seu povo vive em condições sub-humana, por que todas as administrações foram para beneficiar suas familias e nunca o povo. Precisamos retirar determinados nomes da nossa historia ou pelo menos dar a eles os título de destruidor do patrimonio publico.
    O verdadeiro merecedor de honrarias com deve ser aquele que transforma para melhor a condição de de vida do seu povo.

  16. Márcio Walter Machado disse:

    Aguém saberia me indicar onde encontrar a história da família (nuclear e estendida) Góis e Vasconcellos de Valença? O Conselheiro Zacharias de Góis e Vasconcellos é parente do Tesoureiro do Império em Salvador, Pedro de Góis e Vasconcellos, e da Baronesa de Taitinga, Constança de Góis e Vasconcellos Tinta, de Nazaré das Farinhas?

    Muito obrigado pela atenção e ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *