Arquivo Anual: 2015

COLÉGIO ESTADUAL HERMÍNIO MANOEL DE JESUS REALIZA FORMATURA

onidoO Colégio Estadual Hermínio Manoel de Jesus, situado no distrito do Bonfim, zona rural de Valença, realizou na ultima sexta-feira (16/01) a formatura dos estudantes concluintes do ensino médio. Em clima de muita alegria e emoção os estudantes, pais, professores e gestores da unidade de ensino reuniram-se para festejar a conclusão de mais uma etapa de sucesso para a comunidade escolar.

Resultado da política de expansão da rede estadual de ensino, realizado pelo Governo da Bahia através da Secretaria Estadual de Educação (SEC), o Colégio Estadual Hermínio Manoel de Jesus vem realizando uma verdadeira revolução na vida dos jovens residentes no distrito do Bonfim e adjacências, ofertando ensino médio de qualidade e acessível para todos. No total, 62 estudantes realizaram a colação de grau.

NOVA LOGOMARCA E NOVO SLOGAN DE CAIRU, “NOSSO SOL É NOSSA GENTE”

LOGO CAIRUO prefeito de Cairu, Fernando Brito, reuniu hoje no Hotel Portal Rio Una, a imprensa, secretários e vereadores para apresentar a nova logomarca e novo slogan da prefeitura, Fernando disse que era hora de se desgarrar de uma vez por todas dos resíduos da administração anterior e por isso contratou uma empresa de marketing para desenvolver uma nova logomarca e slogan para seu governo.

Segundo a empresa que criou as logo e slogan, “A nova logomarca reflete bem o novo momento da gestão municipal. Em Cairu temos uma gestão totalmente focada no ser humano, no bem estar do indivíduo, na sua saúde, educação e qualidade de vida. Por conta disso, a nova logo valoriza os cairuenses, demonstrando em seu desenho diversos cidadãos de mãos dadas fomando um sol. O novo slogan “Nosso sol é nossa gente!” reflete exatamente o foco da atual gestão. Em Cairu, o nosso guia maior, o nosso astro-rei, aquele que serve como elemento principal para as ações da prefeitura é a nossa gente, o nosso povo, a família cairuense. Portanto sem dúvida alguma, o nosso sol é nossa gente!”

 

Aviso e convite para os inscritos nos programas habitacionais em Valença

A prefeitura de Valença, através da secretaria do Planejamento e Desenvolvimento, está informando que a primeira reunião com relação ao empreendimento Nova Vida I e II acontecerá no próximo dia 05 de fevereiro, às 08h30, no salão do Cemep, ao lado da igreja Matriz, na cidade. A lista com os nomes dos pré-selecionados e convocados está disponível no Saae, Fórum, Creas, Cras do Tento, Jacaré e da Baixa Alegre, na agência local da Caixa Econômica, prefeitura e nas secretarias municipais da Saúde, Planejamento e Promoção Social.

Ascom/Governo de Valença

UMA VISITA AOS AMIGOS DUDA E MANUELA

DUDAOntem fomos (imprensa) ao Guaibim e fizemos uma visita ao casal de amigos, Duda e Manuela, que nos acolheu com muito carinho em sua casa de praia. Bater papo na tarde do Guaibim é sempre muito bom, e com essas pessoas é melhor ainda. A doutora Manuela, hoje é uma profissional muito bem conceituada pela sociedade, tem o respeito e carinho do povo pelos bons serviços que presta à comunidade. Duda que também é advogado, revelou-se como um grande articulador político da região, está sempre envolvido nessas causas junto com outros políticos da região, caminhou junto ao deputado Hildécio Meireles e conseguiram elegê-lo com uma boa votação.

Muita gente diz que Duda é um nome promissor na política de Valença, ele diz que não quer se envolver tanto, mas parece que já está envolvido, não é a toa que o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), virá passar o carnaval com ele aqui no Guaibim e será seu hospede, quem disse isso foi o deputado estadual Robson Viana. É isso ai, aos pouco Duda vai chegando.

Santa Casa de Valença otimiza tecnologia no Pronto Socorro e lança campanha de conscientização

santaCerca de 80% dos atendimentos diários no pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Valença tem sido a pacientes classificados como não urgentes, que deveriam ser atendidos na rede de atenção básica do município, mas que acabam buscando o serviço de emergência. Esse número alarmante ocasiona demora no atendimento e tem gerado alto grau de insatisfação entre usuários do serviço, com situações de violência verbal e física contra profissionais do setor.

Para otimizar o tempo de atendimento aos casos urgentes e emergenciais, bem como, aumentar o respaldo legal da Instituição e dos profissionais que atuam no serviço de urgência/emergência, a Santa Casa de Valença acaba de inaugurar o ToLife, uma das soluções mais inovadoras para a classificação de risco no Pronto Socorro. Com essa nova tecnologia, o paciente do Pronto Socorro é classificado através de parâmetros físicos identificados, priorizando o atendimento aos casos mais graves, e não por ordem de chegada.

Durante quase seis meses, a equipe da Santa Casa passou por processo de capacitação para trabalhar com o equipamento, seguindo todos os critérios de segurança e domínio técnico. O To Life já está em fase de teste e o seu uso efetivo já se inicia neste mês de janeiro. Para orientar a sociedade, a instituição vai promover, a partir desse mês, uma campanha, orientando a população sobre o uso correto do Pronto Socorro, bem como sobre o Protocolo de Manchester e o seu método de classificação de risco por cores, utilizado universalmente.

O que muda a partir de agora?

Ao dar entrada na unidade de saúde, o paciente será recebido por um profissional, que realizará o registro e emitirá a ficha de atendimento. Em seguida, o paciente será encaminhado à classificação de risco, conforme o Protocolo de Manchester. Ao final da classificação, os pacientes serão divididos em 5 níveis de gravidade, representados pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Após o tempo de espera determinado pela gravidade do paciente, ele é direcionado ao atendimento médico.

Para que serve o Pronto Socorro?

O Pronto Socorro é uma unidade equipada e treinada para atender casos de urgência e emergência – que proporcionem risco à vida. Em consequência do mau uso desta unidade,  os pacientes com sintomas  de casos leves, que deveriam ser atendidos nas unidades básicas ou com consultas agendadas,  são submetidos a longos períodos de espera para atendimento. Além disso, o contingente de pacientes de casos leves torna o atendimento moroso para os pacientes graves que precisam de intervenção de emergência.

A consequência tem sido uma grande dificuldade em manter  Pronto Atendimento funcionando adequadamente, seja pelo desordenamento do fluxo de atendimento, seja pela dificuldade de contratar profissionais médicos e enfermeiros. A Santa Casa de Misericórdia de Valença vem buscando o poder público, o ministério público e os órgãos reguladores da saúde municipal (secretaria municipal de saúde e conselho municipal de saúde) e estadual (SESAB)  para, juntos, fazerem cumprir o sistema de referenciamento e contra referenciamento da rede SUS.

Entenda a classificação de risco:

As cores classificam por prioridade o atendimento no pronto socorro. Conheça o que cada uma delas significa:

Vermelho: Caracterizam-se como emergências. Risco imediato de perder a vida.

Atendimento = Imediato (0 minuto). 

Laranja: Caracterizam-se como muito urgente. Risco imediato de perda de função de órgãos ou membros. Atendimento = 10 minutos. 

Amarelo: É considerado urgente, mas com possibilidade de espera. Condição que pode se agravar sem atendimento. Atendimento =60 minutos

Verde: É considerado pouco urgente. Baixo risco de agravo imediato à saúde.

Atendimento = 120 minutos

Azul: pacientes não graves. Sem risco imediato de agravo à saúde. Atendimento: 240 minutos

Camilla Oliveira

CAPS de Valença presta assistência a mais de 700 pacientes por mês

caps

Localizado no bairro da Bolívia, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Valença foi mais um equipamento de atendimento ao público  requalificado pelo município. Os CAPS são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes. Em Valença são 1.089 pacientes cadastrados e um fluxo de cerca de 700 atendidos mensalmente. A unidade possui uma equipe multiprofissional composta por uma psiquiatra, uma psicóloga, além de uma assistente social, uma fisioterapeuta e uma enfermeira. De acordo com a psicóloga Joana Carvalho, os CAPS caminham no sentido inverso dos manicômios e visam a reintegração social dos pacientes. “O contato no dia a dia com os pacientes favorece o tratamento e gera confiança deles para com a equipe, estabelecendo uma cumplicidade e solidariedade, tornando o ambiente leve e sem conflitos”, disse Joana.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA DIREC 05 LANÇA ACERVO DIGITAL EM COMEMORAÇÃO AS CONQUISTAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO ESTADUAL DO BAIXO SUL

direcUma escola pra chamar de nossa. Essa é a expressão que resume o motor das mudanças operadas a muitas mãos nas escolas do Baixo Sul pela DIREC 5 nesses 8 anos de luta determinada e energia mobilizadora posta em ação para transformar a vida das pessoas. Quando Bernardo Toro conclui que a Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande mudança se faz sem a educação, pode-se compreender melhor a força mobilizadora dos agentes educacionais, sobretudo públicos, para não apenas multiplicar conhecimentos e amplificar atendimentos, mas também encadear ideias e argumentos que disparem novas possibilidades de mudança na vida das pessoas.

Mudar para melhor a vida dos homens e mulheres desta região foi a pedra de toque da DIREC 5, repercutindo o que orientou o Governador Jaques Wagner durante todo o seu mandato, de 2007 a 2014. Segundo ele, a politica só vale a pena se servir para melhorar a vida das pessoas, para fazê-las prosperar e se desenvolver econômica e culturalmente. Isso só se faz com diálogo e participação popular

Sem medo de ousar, foi organizado um sistema de colaboração para reverter as condições desfavoráveis diagnosticadas inicialmente, desde as péssimas condições físicas das escolas, até a reversão dos índices altos de evasão e repetência.

Outro desafio foi organizar o transporte escolar em Valença, atingido por decisões unilaterais locais que desmereciam os direitos de acesso às escolas pelos jovens estudantes da zona rural. Também de forma ousada, a DIREC-5 foi a luta para a implantação das novas 5 escolas de Ensino Médio nas regiões rurais de Valença, um feito coletivo com as comunidades dessas regiões, que se empoderaram de forma inédita para viabilizar os terrenos doados por pequenos agricultores, além da regularização fundiária para a doação.

Mas restavam outros 14 municípios a demandar todas as frentes de atendimento. Falta de professores, de mobiliário, de recursos para manutenção, de merenda escolar, de quase tudo, além da estrutura física precária em 95% dos prédios.

Reformamos e equipamos todas as nossas escolas, levamos a educação aos locais mais remotos da nossa região, reestruturamos o quadro de servidores em todas as unidades de ensino, com gestão participativa e democrática.

É com essa energia mobilizadora que a assessoria de comunicação da DIREC 05 lança seu acervo digital, informando a população do Baixo Sul sobre as conquistas alcançadas nos últimos oito anos na rede estadual de ensino. A cada dia estaremos divulgando em nossa fan page e no nosso site cada página desta nova história que está sendo escrita para o orgulho de todos nós.