ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA DIREC 05 LANÇA ACERVO DIGITAL EM COMEMORAÇÃO AS CONQUISTAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO ESTADUAL DO BAIXO SUL

direcUma escola pra chamar de nossa. Essa é a expressão que resume o motor das mudanças operadas a muitas mãos nas escolas do Baixo Sul pela DIREC 5 nesses 8 anos de luta determinada e energia mobilizadora posta em ação para transformar a vida das pessoas. Quando Bernardo Toro conclui que a Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande mudança se faz sem a educação, pode-se compreender melhor a força mobilizadora dos agentes educacionais, sobretudo públicos, para não apenas multiplicar conhecimentos e amplificar atendimentos, mas também encadear ideias e argumentos que disparem novas possibilidades de mudança na vida das pessoas.

Mudar para melhor a vida dos homens e mulheres desta região foi a pedra de toque da DIREC 5, repercutindo o que orientou o Governador Jaques Wagner durante todo o seu mandato, de 2007 a 2014. Segundo ele, a politica só vale a pena se servir para melhorar a vida das pessoas, para fazê-las prosperar e se desenvolver econômica e culturalmente. Isso só se faz com diálogo e participação popular

Sem medo de ousar, foi organizado um sistema de colaboração para reverter as condições desfavoráveis diagnosticadas inicialmente, desde as péssimas condições físicas das escolas, até a reversão dos índices altos de evasão e repetência.

Outro desafio foi organizar o transporte escolar em Valença, atingido por decisões unilaterais locais que desmereciam os direitos de acesso às escolas pelos jovens estudantes da zona rural. Também de forma ousada, a DIREC-5 foi a luta para a implantação das novas 5 escolas de Ensino Médio nas regiões rurais de Valença, um feito coletivo com as comunidades dessas regiões, que se empoderaram de forma inédita para viabilizar os terrenos doados por pequenos agricultores, além da regularização fundiária para a doação.

Mas restavam outros 14 municípios a demandar todas as frentes de atendimento. Falta de professores, de mobiliário, de recursos para manutenção, de merenda escolar, de quase tudo, além da estrutura física precária em 95% dos prédios.

Reformamos e equipamos todas as nossas escolas, levamos a educação aos locais mais remotos da nossa região, reestruturamos o quadro de servidores em todas as unidades de ensino, com gestão participativa e democrática.

É com essa energia mobilizadora que a assessoria de comunicação da DIREC 05 lança seu acervo digital, informando a população do Baixo Sul sobre as conquistas alcançadas nos últimos oito anos na rede estadual de ensino. A cada dia estaremos divulgando em nossa fan page e no nosso site cada página desta nova história que está sendo escrita para o orgulho de todos nós.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *