Arquivo Anual: 2015

MANECA DESABAFA SOBRE BOATOS

manecaRecebi ontem (20), a visita de Maneca Ché, político da cidade de Cairu, em nossa redação. Maneca que no passado fez campanha contra Fernando Brito é hoje aliado do prefeito. Maneca falou sobre essa nova aliança e disse que fez o que é certo, ficou do lado de Fernando porque ele está do lado do povo e dos verdadeiros amigos de Cairu. Segundo Maneca, essa aliança entre ele, o prefeito e também o empresário Luiz Mendonça, é em prol do município, falou que todos sabem da influência do empresário com os governos estadual e federal e isso acaba de uma vez por todas a radicalização que impôs o ex-prefeito no município, deixando de receber recursos para projetos.

Maneca demonstrou que ultimamente anda muito insatisfeito com os boatos que circulam em Cairu, que dizem que ele é o maior favorecido com essa aliança, atribuem-lhe muitos favorecimentos por conta dessa união com Fernando. Maneca disse que não existe nada disso. Comentam que seus parentes estão todos empregados na prefeitura, como o caso de Marcos Adeodato, Jaqueline Pinto e Gecildo Ché. Maneca disse que Tanto Marcos Adeodato, como seu irmão Gecildo Ché já eram aliados e tinham votado no ex-prefeito Hildécio e que, a única coisa que ele pediu foi o cargo de Secretário de Pesca e Agricultura para o irmão e que a senhora Jaqueline é funcionária concursada da Prefeitura de Cairu há quase 13 anos.

“O que mais me chateia é que na administração do ex-prefeito e hoje deputado, Hildécio Meireles, ele empregou sua esposa como Secretária de Saúde, sua irmã como Secretária de Educação, um primo, chamado Lafayete como fornecedor de alimentos e locador de caçambas para a prefeitura, uma outra irmã Cristina, sua nora, o tio Moacyr, taxado como “ASPONE”. Além de um parente muito próximo que comandava as festas de Cairu, Hildécio ainda tinha o seu irmão que era fornecedor de gasolina da prefeitura“, desabafou Maneca.

Afirmando que acredita piamente em Fernando, Maneca acha o prefeito um grande administrador e disse que por isso aderiu ao grupo de Brito, “Em entrevistas recentes do atual deputado, antes dos pleitos municipal e estadual, Hildécio já afirmava que Fernando era um grande prefeito e agora muda de opinião. Só porque ele se separou do seu grupo”, enfatizava Maneca.

 

 

Núcleo de reabilitação de crianças com distúrbios neurológicos de Valença é referência no Baixo Sul

REABO Centro de Referência da Criança com Deficiência de Valença está localizado no bairro da Triana, em um prédio que foi totalmente reformado pelo Governo de Valença. No local são atendidas 30 crianças e adolescente que apresentam diversos problemas de origem neurológica e motora que afetam o sistema nervoso central e periférico, como paralisia cerebral, hiari, síndrome de Williams, distúrbios da fala, entre outros. O Núcleo, único no Baixo Sul, é mantido com recursos próprios do governo de Valença e composto por uma equipe que tem a coordenação da fisioterapeuta  Tais Queiroz e conta ainda com Deise Anunciação (fonoaudióloga) e Alberto Maranduba (fisioterapeuta).

Por Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença

Policlínica Municipal está perto de ser inaugurada e vai prestar serviços de saúde de média complexidade em Valença

POLIMuito em breve Valença vai ganhar mais um importante equipamento com a finalidade de contribuir  para uma saúde melhor da sua população. Com previsão de funcionamento para fevereiro de 2015, a Policlínica Municipal, localizada na Rua Virgílio Damásio, está sendo totalmente reconstruída com recursos próprios e vai prestar atendimento médico de média complexidade, serviços esses que não são ofertados na rede básica,  auxiliando os postos de saúde da família. Serão prestados serviços nas áreas de ginecologia cirúrgica, psicologia, cardiologia, neurologia, nutrição, psiquiatria,  gastroenterologia, endocrinologia, entre outros.

A Policlínica também vai ofertar serviços em exames como eletrocardiograma e colposcopia, que atualmente são realizados em Salvador, haja vista que a rede básica da cidade não possui estrutura para a realização dos mesmos.
Para a prefeita Jucélia Nascimento este é mais um passo na direção de qualificar cada vez mais a prestação de serviços e atenção à saúde Em Valença. “Apenas dois anos de governo e o município já apresenta um significativo avanço também no setor da saúde. Hoje contamos com o Samu, além disso, postos de Saúde foram reformados e estamos construindo a Unidade Básica de Saúde no bairro do Novo Horizonte”, disse a prefeita.

Por Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença

EDUCAÇÃO DE CAIRU COMEMORA: 75% DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL FORAM APROVADOS NO IFBA

cairu IIO prefetio de Cairu, Fernando Brito, comemora mais um grande feito da educação daquele município, os alunos da Escola Municipal Abdon Abdala Ché, localizada na sede do município, tiveram 75% da aprovação dos alunos inscritos na primeira chamada do IFBA. Segundo informações o resultado é em consequência do programa de acompanhamento realizado pela escola durante o ano letivo, envolvendo direção cooodenadores, professores, funcionários, pais e alunos, com apoio do prefeito.

O prefeito Fernando disse que ainda estava comemorando o sucesso dos estudantes do Colégio Modelo do Morro de São Paulo/Zimbo onde eles (os estudantes) conseguiram um 2º lugar na Feira de Ciências e Matemática da Bahia e voltou a comemorar novamente mais um grande reulstado da educação do município. “A aprovação deste percentual de alunos em uma escola federal há alguns anos era algo inimaginável para os cairuenses, bem como representar o município com projetos desenvolvidos em nossas escolas em feiras nacionais. Hoje, a educação municipal oferta condições para isto, nossos estudantes passaram a acreditar em seu potencial e sabem que é possível galgar degraus ainda mais altos”, enfatizou Brito.

Os alunos cairuenses aprovados na 1ª chamada do Ifba são: Aielly Mary LisboaEnos Purcino, Gilmar Luz, Isaellen MendesLavinya MachadoMahelen LisboaMaria Ribeiro Ché Neta, Maylane Santana,  Thalita MachadoTaylor MendesVamilton CorreiaYuri Silva.

TRIO TERNURA

trio

Trio ternura se encontram em Canavieiras-Cairu

Quando o deputado Hildécio voltava da Festa de São Sebastião em Cova da Onça, passou em Canavieiras, ninguém sabe se por acaso ou de propósito e encontrou-se com um dos seus pupilos, Claudio Queiroz, o deputado estava acompanhado do seu outro pupilo, Ricardo Moura, será coincidência mesmo? Quero ver no fim como vai ficar esse apoio do deputado.

Ricardão se entregou de corpo e alma pela campanha do deputado, Claudio desafiou o governo (tem cargo de confiança) e se atirou também na campanha do deputado Hildécio, diga-se de passagem, nunca vi Claudio tão empenhado numa campanha política, acho que nem mesmo na dele foi assim.

Será de que lado o deputado vai ficar? Ricardão já falou que se o nome dele não estiver bem nas pesquisas que ele abre mão. Claudinho diz que devemos respeitar a opinião do povo quem o povo escolher deverá disputar o cargo de prefeito, já Hildécio diz que está esperando a decisão dos dois para ver quem ele apoiará, os três sempre falam em harmonia. Quero ver é na hora que a onça for beber água se eles vão ficar assim trocando doces palavras.

Vamos esperar pra ver o que vai acontecer, porque a campanha pra prefeito de Valença já começa a se desenrolar.

VEREADOR JACY BARTOLOMEU OFERECE ALMOÇO AOS AMIGOS E FIÉS DE SÃO SEBASTIÃO

jacy

O vereador faz questão de servir aos amigos e moradores de São Sebastião, “Tenho um grande prazer em fazer esse almoço e servir aos amigos e adeptos de São Sebastião”, disse o vereador

O vereador Jacy Bartolomeu também fez uma grandiosa recepção aos moradores e visitantes de São Sebastião, serviu um delicioso almoço aos convidados e amigos pela passagem da festa. Compareceram também ao almoço, políticos e pessoas da imprensa, além de empresários de vários locais da região. O vereador Jacy é adepto de São Sebastião e por isso tem um grande carinho por essa festa, todo ano faz esse almoço e oferece aos amigos, como gratidão ao Santo Padroeiro.

mesa

Mesa farta e variada, com frutos do mar, caruru, peixe, vatapá, arroz, e uma deliciosa moqueca de bacalhau, bem aos costumes daquele povoado

amigos

O jornalista Levy Vasconcelos do Jornal A Tarde e o colega do vereador Jacy, Jairo Batista de Freitas, foram ao almoço do amigo, prestigiar a festa

isnar

Isnar e Alane, também saborearam o almoço do vereador Jacy, regado a muita cerveja e Whisky

deputado

O deputado Hildécio em um bate papo descontraído com os amigos, no almoço do vereador Jacy

jece

Jecevaldo ficou pesadinho depois de pegar o caruru do vereador, “Melhor que isso só repetindo”, disse Jece que repetiu mais duas vezes

amigos II

O Jornalista Rodrigo Mário, o empresário Luizinho Datolli, o publicitário Rafael Meireles, o advogado Duda, o engenheiro Benedito passos e o vereador Igor foram todos provar as iguarias do vereador Jacy

Ricardo

Ricardão, comeu dois pratinhos, Isnar disse que cada um valia por dois, então foram quatro, “Bicho, o professor Jacy é uma alma abençoada, depois de uma Procissão Marítima dessa, só mesmo ele pra nos alegrar”, agradecia o político Ricardão

 

 

 

 

FESTA DE SÃO BENEDITO MARCOU PELA QUANTIDADE DE PESSOAS E ANIMAÇÃO

são sebastião

Filas intermináveis para participar da Procissão Marítima

Um festa alegre e movimentada, muita gente participou dos festejso de São Sebastião. Houve premiação para as embarcações nas categorias, barco e canoa, os quesitos a serem preenchidos eram animação, ornamentação originalidade e dsiciplina. Dezenas de embarações participaram da procissão marítima.

são sebastião II

Muita gente, do próprio povoado e também de outros locais do arquipélago

são sebastião III

Prefeito Fernando Brito entrega prêmio a participante da Procissão

O prefeito Fernando Brito mais uma vez dá provas de sua popularidade levando uma multidão para a festa mais Tradicional daquela comunidade. Fernando serviu almoço aos mais de 600 convidaddos e deixou a parte profana por conta de bandas local e de fora, assim como Sem Retoque, Sky Roots, Néa dos Teclados, JS, Samba com nòs, Jr. Boy e Sedução.O Prefeito entregou várias premios que foi de R$ 150,00 até R$ 500,00, estimulando para que as pessoas fossem à festa animados e valorizando a tradição do local.

são sebastião IV

Numa festa animada dessa parece que a sensação que o cidadão tem é que vai voar

comissão

A Comissão Julgadora teve dificuldades em escolher os mais animados, pois a festa era só animação

lanchas

Um belo espetáculo, a mistura de lanchas, canoas e barcos, num barulho só

tre

O prfefeito Fernando com os vereadores Jacy e Abdon, numa demonstração de civilidade

1 dama

A primeira Dama, senhora Adriana, como sempre atenciosa e simpática com os visitantes, esbanjou elegância na Festa de São Sebastião

claudio

O Presidente da Câmara de Cairu, Claudio, entregando prêmio a mais um participante da Procissão Marítima

prefeito

Mais uma vez o prefeito Fernando Brito surpeende e dessa vez ataca de tamborin com o grupo de samba “Samba com Nós”

ANDRÉ RECEPCIONA IMPRENSA DE VALENÇA NA CHEGADA A COVA DA ONÇA

andré II

André com suas duas tias, gentis e hospitaleiros, nos deram muita atenção em sua casa

Hoje fomos a festa de São Sebastião em Cova da Onça-Cairu, convidados pelo prefeito Fernando Brito. Chegando lá fomos recepcionados pelo amigo André, esse cairuense que passou toda a sua infância nessa bela praia e que tem muitos parentes por lá. André nos levou até a casa de suas tias e nos ofereceu um banquete de iguarias da região, moqueca de polvo, ensopado de polvo e polvo aferventado. Suas tias, duas pessoas doces e gentis nos receberam de braços abertos com toda simplicidade que é peculiar dessa gente boa dessas ilhas.

andré VII

Na Chegada de Cova da Onça, toda a imprensa de Valença reunida para a festa de São Sebastião

andré V

A famosa moqueca de polvo feita pelas tias de André, coisa dos deuses, nunca vi coisa tão gostosa. só em olhar já dá pra vocês terem uma idéia de como estava gostosa

André IV

Jecevaldo e o vereador Jairo, após o belo café da manhã, disseram que não deu mais vontade de ir embora, nunca mais

andré III

O radialista Dorgival Lemos, que já tem um bom tempo sem beber, disse que deu vontade de tomar uma cervejinha bem gelada para acompanhar aquelas iguarias

andré VI

André ao lado de apresentador do Programa Espaço Aberto, Ricardo Lemos disse: “André com uma recepção dessa na nossa chegada, imagina o que não vai ser essa festa até o fim!?”