Arquivo Anual: 2015

REGINALDO PARA BERTOLINO: “Se o nobre colega fosse candidato a reeleição de presidente da Câmara, garanto que estaria aqui me cumprimentado, puxando meu saco, como não é, não cumprimenta ninguém”

regi

O vereador Reginaldo Araújo quando esperava a posse da Secretária de Educação e do Diretor de Juventude, na ante-sala do gabinete da prefeita, repreendeu o vereador Bertolino de Jesus (ex-coroné), alegando que o mesmo havia chegado ao recinto e não o havia cumprimentado, “Se o nobre colega fosse candidato a reeleição de presidente da Câmara, garanto que estaria aqui me cumprimentado, puxando meu saco, como não é, não cumprimenta ninguém”, disse o vereador. Quem não conhece o vereador Reginaldo pode achar que pelo tom de sua voz ele possa estar falando sério, mas quem conhece sabe que, não passava de uma brincadeira com o colega Bertolino.

PREFEITA EMPOSSA NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E NOVO DIRETOR DE JUVENTUDE

nomeação

O presidente do PDT Ivan, prefeita Jucélia, a nova Secretária de Educação Vanúzia, a Diretora de Educação Socorro, o Diretor de Juventude Daniel e o Assessor de Juventude Wellington, em momento de nomeação

Ontem a prefeita Jucélia Nascimento deu posse a nova Secretária de Educação Vanúzia Oliveira, juntamente com os novos Diretores de Educação Socorro Alves Pinto e o de Juventude Antonio Daniel. A prefeita também nomeou para o cargo de Assessor Especial da Secretaria de Juventude Wellington Anunpciação.

Vanúzia que é membro do PDT, foi uma indicação do vereador Fabrício Lemos, também do partido, ela que vem participando de um projeto social denominado Mutá, é pedagoga. Vanúzia foi candidata a vice prefeita na chapa de Martiniano Costa (PT), nas eleições de 2012.

Antonio Daniel tem um grande curriculum de luta pela juventude, participou de vários movimentos estudantis tornou-se presidente dos grêmios por várias vezes, já representou Valença no Congresso Nacional no “Projeto Deputado Jovem”. Militante desde a época de infãncia no PT, já foi Secretário Especial do Detran, assessor do Deputado Rosemberg e na eleição passada não apoiava Martiniano.

Alguns dizem que a Secretaria de Educação é uma espécie de bomba chiando, nesse órgão fala-se que não sobra dinheiro pra nada e ainda falta. Os aborrecimentos são muitos, é preciso uma secretária que tenha pulso e suporte as pressões (creio que deve ser o perfil dela), porque, não é mole administrar com um pessoal e orçamento que estoura. Professores ganham salários bons e ainda por cima, vivem ameaçando entrarem em greve. Como a nova Secretária disse que, “esse cargo é um propósito de Deus”, vamos esperar que ele lhe auxilie nessa causa.

Daniel assume o cargo de Diretor da Juventude. Segundo a prefeita Jucélia, é um Diretor com status de Secretário, com certeza, o que não deve ter status de Secretário é o salário. Foi frisado pelos gestores Jucélia e Joailton que essa é uma Secretaria que não tem dinheiro e assim como Vanúzia que invocou a ajuda de Deus, Daniel em seu discurso eloquente, disse: “Precisamos desmistificar que existe dinheiro para tudo, mas sabemos dos desafios e vamos procurar trabalhar com as outras secretarias para estabelecer políticas públicas para a nossa juventude”, como ele é jovem e tem sangue quente, creio que não terá os mesmos problemas que Vanúzia.

Aqui ficamos na torcida desses dois, que encontraram um grande desafio pela frente, de educar, politizar e disciplinar jovens. Mais uma vez: parabéns a prefeita Jucélia pela forma brilhante que tem em conduzir a política de agregar.

COLÉGIO ESTADUAL BERNADO BISPO DOS SANTOS FORMA SUA PRIMEIRA TURMA DE ESTUDANTES NA COMUNIDADE RURAL DO JEQUIRIÇA

BERNARDOAlegria e emoção marcaram a noite de formatura da primeira turma de estudantes do Colégio Estadual Bernado Bispo dos Santos, realizado na última sexta-feira (23/01), no distrito do Jequiriça, zona rural de Valença. Participaram da cerimônia os formandos, pais, professores, gestores da rede estadual de ensino e autoridades do poder legislativo municipal.

A mais nova unidade de ensino da rede estadual de educação do Baixo Sul foi implantada pelo governo da Bahia através da DIREC 05. Com uma moderna infraestrutura, a unidade atende preferencialmente os estudantes da comunidade do Jequiriça.

Representando a DIREC 05, a coordenadora Luana Figueiredo destacou os avanços e as conquistas realizadas pela instituição na rede estadual de ensino do Baixo Sul, “Transformar a vida das pessoas para melhor, essa é a nossa missão. Junto com a professora Flor estamos trabalhando diariamente para levar a educação aos quatro cantos da nossa região, oferecendo oportunidades concretas de mudança na vida da nossa juventude, é uma felicidade muito grande para mim ver hoje, em tão pouco tempo, os resultados serem alcançados, parabéns aos estudantes, professores, a gestão escolar e a comunidade pela realização deste momento histórico”, enfatizou.

Ampliar e fortalecer a rede estadual de ensino é mais um compromisso assumido pelo Governo da Bahia.

CÂMARA DE CAIRU FICA AS ESCURAS

CMACAIRUA Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) desligou o fornecimento de energia elétrica da Câmara de Vereadores de Cairu, na tarde desta quinta feira. Segundo o atual presidente do legislativo, Cláudio Brito, o corte foi realizado por falta de pagamento da empresa que estava construindo a nova casa.

Em conversa com o ex-presidente da Câmara, Igor Marques, o atual presidente foi informado que quem deveria realizar o pagamento seria a empresa construtora.

“Já entrei em contato com a COELBA, realizaremos o pagamento das faturas atrasadas e  voltaremos a normalidade. A Casa do povo não pode ficar às escuras”, desabafou Cláudio Brito.

29/01/15 – ASCOM/CÂMARA DE CAIRU

Secretaria de Infraestrutura divulga relatório de atividades do 3º quadrimestre de 2014

PREF IIIUm relatório com as principais ações das secretarias  municipais da Infraestrutura e dos Transportes, Estradas e Rodagens durante o 3° quadrimestre do ano passado foi divulgado no início do mês de janeiro de 2015. No leque das realizações estão obras e serviços na cidade e na zona rural.
Ao apresentarem o documento, os secretários Jailton Azevedo e Lau Barreto observaram sobre as dificuldades em conduzirem as obras. Algumas por conta das muitas demandas diante dos recursos financeiros insuficientes e outras, principalmente no interior do município, devido à instabilidade  do tempo própria da região.  Mesmo assim, conforme ressaltaram,  muita coisa foi feita. Consta do relatório apresentado:
PREF II1-    Recomposição asfáltica no bairro do Tamarineiro e Rodoviária;

2-    Recomposição asfáltica no bairro do Novo Horizonte;

3-    Limpeza e desobstrução de canais na Avenida ACM;

4-    Início da reforma no Cras do Jacaré;

5-    Reforma da Escola Amâncio de Souza;

6-    Recomposição asfáltica na Avenida Aurelino Leal (Dendezeiros);

7-    Recomposição e correção de paralelepípedos da Rua amazonas,  no bairro Campinho;

8-    Construção de ponte em concreto armado sobre o rio Una Mirim, no Gereba;

9-    Início das reformas do Paço Municipal;

10-Construção de ponte de madeira sobre o Rio Vermelho, no Paraná;

11-Terraplanagem para edificação da creche modelo de Guaibim;

12- Construção da Academia da Saúde, na Orla do Rio Una;

13-Construção da ponte do Rio do Sul, Capela de São José, no Paraná;

14-Recomposição e correção de pavimentação no bairro da Graça;

15-Recomposição e correção de  pavimentação no bairro do Jambeiro;

16-Recomposição e correção de pavimentação na Feira Livre;

17-Recomposição e correção de pavimentação na Ladeira do Cristo no Alto de São Roque;

18-Construção de Ponte no Km 02 BA 545

19-Construção da Ponte do Funil no rio Piau no Orobó;

20-Aterro do terreno onde será construída a Unidade Básica de Saúde no bairro do Novo Horizonte;

21-Início de Construção da Escola do Guabiraba – Orobó;

22- Recomposição asfáltica da 3ª Travessa Oldack Nascimento;

23- Limpeza de canal e drenagem no bairro do Estância Azul;

24-Início das obras da Policlínica na Rua Virgílio Damásio;

25-Recuperação do muro da Escola Amâncio de Souza;

26-Início da reforma da cobertura da Feira Livre;

27- Manutenção da captação de água do SAAE;

28-Recomposição com solo brita de trecho da BA Valença-Entroncamento;

29-Limpeza e desobstrução do canal do Jacaré (Carolmila);

30-Drenagem da Unidade Básica de Saúde do Novo Horizonte;

31-Construção de muro de contenção em área de manguezal no Guaibim;

 

PREF I

Valença realiza torneio de rugby de praia

RUGUBBYPromovido pela diretoria de Esportes, da secretaria da Cultura, Esportes e Lazer, o governo de Valença realiza neste final de semana o primeiro torneio de rugby de praia da cidade. O evento vai acontecer na praia de Guaibim, onde 08 equipes, nas modalidades masculina e feminina, vindas das cidades de Porto Seguro, Salvador e Senhor do Bonfim, e de Morro de São Paulo, estarão participando da competição. As partidas, que começam às 12 horas de sábado, 31, e prosseguem às 10 horas do domingo, 01, vão acontecer em uma arena especialmente armada para o evento.

O rugby de praia é uma variação do rugby (rúgbi, na pronúncia em português brasileiro) e um esporte coletivo de intenso contato físico, praticado com sucesso em várias ligas da Europa.  Por ter sido uma alternativa esportiva que surgiu do futebol, inicialmente foi chamado de “futebol-rúgbi”. As partidas de rugby de praia são disputadas em arenas (parecidas com as de futebol de areia), com dimensões que variam entre 30 a 50 metros de comprimento por entre 20 a 25 metros de largura.

Por se tratar de um esporte interessante, que normalmente atrai grandes públicos onde o mesmo é praticado, a expectativa é que o torneio de rugby  seja uma atração a mais neste final de semana em Guaibim.

IMBATÍVEIS: MANECA VOLTA A CENA COM FERNANDO

maneca

Maneca Ché e Fernando Brito, uma nova força. De um lado a popularidade de Maneca e do outro a sensatez de Fernando, Essa dupla vai dar muita dor de cabeça a oposição

Um líder político de uma família extremamente tradicional, que depois de algum tempo afastado da vida pública da cidade Cairu, está sem duvida cada vez mais forte dentro da renovada configuração política da cidade, ele parece ser o tipo de figura que pode ate sair da política por alguns momentos, mas a política nunca saírá dele.

Maneca foi o grande entrevistado do BLOG DO PELEGRINI  onde revelou sua nova aliança, com o prefeito Fernando Brito, vale lembrar que eles já foram grandes rivais na última disputa municipal.

Parece que começa a surgir em Cairu e logo terá reflexo no arquipélago como um todo um grande arco de aliança liderado pelo prefeito Fernando Brito e pavimentar a sua candidatura a reeleição contra o PMDB. (Tecnoloj)