Resgate das manifestações culturais marca Festa de São Benedito em Cairu

padroeiro 1 Uma multidão de filhos da terra e de visitantes acompanhou neste domingo (09/10) o encerramento do ciclo das festas em honra de São Benedito. Este ano a missa solene em honra do santo negro voltou a ser celebrada na Nave do Convento de Santo Antônio, monumento da arquitetura franciscana do século XVII que está sendo restaurado.

padroeiro 2Após a missa um belo e colorido cortejo composto por diversos grupos vindos das diversas localidades do município acompanhou o Reinado de São Benedito e marcou o encerramento da celebração dos 400 anos de instalação da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Isto se deu após um ano de intensa programação cultural planejada pela administração municipal que teve sempre como foco a valorização do patrimônio construído e do patrimônio imaterial presente nas manifestações culturais do arquipélago.

padoreiro 3Para incentivar ainda mais os mestres da cultura popular que mantêm vivas as raízes culturais do município a Secretaria Municipal de Cultura certificou os lideres dos grupos de cultura, inclusive dois falecidos recentemente: mestres Antonio Tiago (músico) e Francisco do Rosário (patrão dos Congos).

padroeiro 4A Secretaria de Cultura também organizou no Sobrado Meireles, uma  exposição fotográfica, de artes plásticas e artesanato, descrevendo através das peças, as etapas do Projeto Cairu 400 anos, que aconteceu ao longo de 2010.

padroeiro 5Pela tarde houve a tradicional troca da coroa do velho para o novo Rei de São Benedito e de seu séquito real, cabendo a Miro Cabral e sua família a honra de organizar o novo ciclo de festas a iniciar-se em oito de dezembro de 2011. Na seqüência da programação aconteceu a descida do Mastro de São Benedito com a disputa dos fiéis pelas folhas que estiveram ornando a Bandeira do Santo e que para os devotos têm forças medicinais.

Jamille Soares
Assessora de comunicação/PMC

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. VISÃO POLITICA disse:

    Enquanto isso aqui em valença o tio ramiro destroi a cultura e destroi toda cidade, eu ja fui nesta festa é muito linda, o prefeito junto com seu povo, e o povo vai mesmo as ruas,parabéns prefeito de cairu, sua gente merece muito mais,eles pagam imposto em troca ver sua sua crescer.

  2. Edson F. disse:

    Fala Pelegrine! Já cheguei em paz no RJ, Lula deixou a BR 101 toda no filé, espero que Dilma faça o mesmo sem cobrar pedágio! Foi um prazer conhecer o amigo e continuarei acompanhando as notícias da cidade por este blog. Agora me fala uma coisa: Que propaganda é essa em que o prefeito aparece num outdoor com dois cabras ? o prefeito desejando um 2011 melhor, pode? Quem são os outros 2 cabras? Uma coisa te digo rodei 1500km de Vça ao RJ. Tem mais buracos da rua da Taboca a Vila Operária do que de Vça ao RJ! Um 2011 sem buracos sem ruas escuras e sujas e sem tiroteios por aqui – e aí tb! Felicidades! Ah! Só pra lembrar. 1 litro de gasolina custa 2,86,2,87 em Vça. Sabe quanto é o litro na mesma cidade, porém no posto São Jorge no entrocamento com a BR 101? R$2,57! Isso mesmo 0,30 centavos mais baratos! Que cartel é esse???????? ANP já!

  3. pelegrini disse:

    Que bom meu amigo Edson, saber que você fez uma viagem tranquila e sem buracos nas estradas, porque eu sei que aqui em Valença você passou muita raiva. Mas fico feliz em saber que você já está aí no Rio.

    O problema da gasolina ser cara aqui em Valença é justamente o cartel, a maioria dos postos de gasolina aqui da região pertencem a essa família que manda em tudo. Já na BR 101 a concorrência é maior e cada um oferece serviço melhor que o outro.

    Pois é meu amigo, foi um grande prazer conhecer você aqui em nossa cidade, estaremos esperando novamente você e toda sua família de braços abertos. Espero que continue acessando o nosso blog aí da “Cidade Maravilhosa”, para receber notícias dessa terra querida.

    Abraço,

    Pelegrini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *