Médico demitido pela Casa Branca denuncia omissão de alertas de coronavírus
O ex-diretor de uma agência responsável pelo desenvolvimento de medicamentos para combater a pandemia de coronavírus registrou uma denúncia nesta terça-feira (5) acusando o governo de Donald Trump de retaliação.
Rick Bright liderava o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. No último dia 22, ele afirmou que foi removido de seu cargo após questionar o modo como a Casa Branca queria usar a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate à pandemia.
Bright disse na denúncia que a Casa Branca promoveu os medicamentos como uma panaceia, embora “claramente não tenham mérito científico”.
Trump repetidamente elogiou os remédios contra a malária como um tratamento para o coronavírus, embora poucos estudos sugiram um possível benefício.
A denúncia de Bright foi apresentada a um órgão de fiscalização do governo. No documento, ele relata também que alertou a administração sobre os riscos do vírus em janeiro e foi recebido com hostilidade pelo secretário de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês), Alex Azar, e por outras autoridades de alto escalão da agência.
Os advogados de Bright argumentam que sua remoção como diretor da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado, uma divisão da HHS, violou uma lei federal que protege os denunciantes do governo.
Uma porta-voz do HHS não respondeu a um pedido de comentário.
Bright, especialista em vacinas e terapêutica, foi nomeado para seu cargo em 2016, antes de Trump assumir a Presidência.
O HHS disse no mês passado que Bright havia sido transferido para uma parceria público-privada sob os Institutos Nacionais de Saúde.
A queixa de Bright busca sua reintegração e solicita uma investigação completa.
Em sua reclamação, Bright diz que suas tensões com a liderança do HHS antecederam o coronavírus. Desde 2017, ele protesta contra “o favoritismo e a concessão de contratos a empresas com conexões políticas com o governo”, diz a denúncia.
O Escritório do Procurador Especial, um órgão governamental independente, investiga e pode processar abusos contra funcionários federais. (Reuters)
A Máscara tá caindo ,Boneco de Olinda ,um hora tira foto ao LADO governado geronimo e agora tá com ACm…
Parabéns Marcos medrado Valença já estava precisando de alguém assim a muito tempo
Demorou muito
Precisou um forasteiro pra dá a Valença o seu real valor, Parabéns Prefeito Marcos Medrado,mosta pra esses bandos de incompetentes…
Parabéns Prefeito concordo vossa pessoas ,o comerciante valenciano já passou do limite ,eles acha que dono de propriedade pública.