LUTO EM VALENÇA! A OBRIGAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA É DO ESTADO, MAS A LUTA PELA SUA EFETIVAÇÃO É DE TODOS!

O assassinato do funcionário do Banco do Brasil Sr. Ricardo Queiroz, ontem 05.06, indica que não há outra solução: a sociedade civil organizada deve unir forças com a Prefeitura Municipal e com o Ministério Público para juntos buscarem do Governo do Estado medidas EFICAZES e URGENTES para minimizar a situação de violência e criminalidade que se instalou nos últimos anos em Valença-BA.

Há um acúmulo histórico de criminalidade em Valença-BA, NÃO É DE AGORA QUE O TRÁFICO DE DROGAS E O CRIME ORGANIZADO VÊM TOMANDO CONTA DA CIDADE, a incerteza, o medo e o risco se instalaram nos últimos anos de forma contundente. Entretanto, é sabido que A PREFEITA DE VALENÇA não estar de braços encruzados, só nestes quase seis meses de gestão a Prefeita – Jucélia Nascimento já se mobilizou diversas vezes para buscar resolver a situação da violência em Valença – reuniões com o Governador Jacques Wagner e com o Secretário de Segurança Pública – Maurício Barbosa, mas percebemos que mesmo com uma AÇÃO ENÉRGICA DA PREFEITA a situação da Segurança Pública ainda é uma questão de luta constante no município.

MESMO SABENDO QUE A SEGURANÇA PÚBLICA É UMA OBRIGAÇÃO DO ESTADO, temos que unir forças para reivindicar deste ente federado a efetivação da Segurança Pública que todos(as) valencianos (as) merecem, assim a cobrança de eficácia do governo ganhará mais força, tendo em vista que o Governador Jacques Wagner já recebeu em mãos há cerca de dois meses uma LISTA PROTOCOLADA DE DEMANDAS URGENTES PARA O MUNICÍPIO DE VALENÇA e a Segurança Pública era a primeira solicitação da lista. Para além, disto é necessário à realização de um Fórum sobre a Segurança Pública do Município, pois acreditamos que a sociedade civil e todas as instâncias da sociedade devem se envolver no combate a violência e na reinvindicação frente ao Estado.

No mais cabe externar os pêsames sobre a morte do tão querido Ricardo Queiroz, homem de bem, trabalhador que foi vitima de um crime cruel e colocou a cidade de Valença em luto.

Antonio Mateus Soares – Sociólogo

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. valenciano disse:

    Prezado. você falou muito mas não disse nada. A população já se mobilizou diversas vezes e, segundo você mesmo mencionou, a prefeita também se mobilizou, mas não foi suficiente para o governo tomar providência. Então acho que as opiniões têm que ser mais contundentes. Você deveria dizer que apesar da mobilização da população e das solicitações da prefeita, vereadores e secretários de Valença o governador do estado Jaques Wagner e o Secretário Estadual de Segurança Pública Dr. Maurício Barbosa estão pouco se lixando para o sofrimento do povo valenciano. Wagner ta preocupado com Copa das Confederaç$$$$$$$$ e Copa do $$$$$$$$$$. Ele ta muito precupado com o povo valenciano…

  2. valenciano disse:

    O governador da Bahia não toma providência, mesmo com diversas mobilizações, tanto da população quanto do poder público de Valença. Já que Wagner não está preocupado com a situação de Valença a prefeita tem que ir para o governo federal, se é que ela tem cacife pra isso. É o único jeito. Wagner nunca vai fazer nada por Valença. VAMOS LÁ MARTINIANO…. CADÊ VOCÊ????… VOCÊ É A VOZ DE VALENÇA AI EM SALVADOR… RESPONDA ESSA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR…. PORQUE WAGNER NÃO DA ASSISTÊNCIA AO POVO DE VALENÇA ????? SEJA HOMEM E DÊ SUA CARA A TAPA…. APAREÇA AGORA… NÃO SE ESCONDA NÃO… O POVO QUER SABER PORQUE WAGNER NÃO LIGA PRA CIDADE DE VALENÇA….. É ASSIM QUE VC QUER SER PREFEITO????

  3. cintia disse:

    Vamos votar na oposição na proxima eleição para governador, cadê os Deputados do PT ? Cadê Bruno Reis, dep. da prefeita? Chega, não aguento mais tanto descaso com a nossa terra!

  4. Valenciano Revoltado disse:

    Lindo texto! Belíssima explicação, aliás, digna de aplausos!!!!!!!!!!!

    Mas e aí? Como fica a cidade, o que a prefeita tem de solução concreta pra mostrar ao povo? Já sei, vai ficar no lero-lero de sempre… Postagens fúteis no facebook, essa chatice de usar o Nome de Deus pra tudo que faz (exageradamente), tentando vender uma Fé que não tem nem pra si…

    A população deveria se organizar e levar uma moção à Câmara para criar uma comissão popular de acompanhamento do executivo e legislativo em nossa cidade, de forma organizada (dentro da lei). Promover audiências públicas de acompanhamento mais de perto. Vamos fazer essa campanha minha gente!

    Tanta eloquência quando fala nas rádios, e na prática uma tragédia, sem experiência, sem atitude… Uma mão desgovernada guiando a nossa cidade. Sem competência!
    Precisamos de um gestor melhor! Favor, tirem essa mulher daí do governo antes que a situação da nossa cidade piore.

    É sério!

  5. CARLOS ALBERTO LOCUTOR disse:

    Pelegrini,

    Gostaria muito de estar hoje em Valença para poder dar meu ultimo adeus ao amigo Ricardo, mas diante da impossibilidade, pois moro fora do estado, solicito que vc postasse algumas fotos do enterro no seu Blog.

    Agradeço-lhe e desejo sorte e saúde.

    CARLOS ALBERTO
    TIANGUÁ-CE

  6. Valenciana disse:

    Antonio Mateus, apesar de não trabalhar mais em Valença como professor da UNEB está bem informado com relação às ações da prefeita hein?

  7. VALENCIANO disse:

    Depois de ler o Texto do Advogado Everardo Júnior, ler esse é uma decepção. É a constatação do despreparo e da incompetência. Não é possível que o sociólogo da prefeitura não saiba qual o “Estado” a que a Constituição Brasileira se refere. Essa postura defensiva do poder público municipal e de ataque ao Estado, agora sim Estado membro, ente federativo, foi completamente equivocada.
    A segurança é um direito, mas também, responsabilidade de todos. O Estado da Bahia está faltando com Valença, a Prefeitura está faltando com Valença, nossas Instituições, Associações, Câmara de Vereadores, Sindicatos e todo o conjunto da sociedade organizada está faltando com a nossa cidade.
    Vivemos um momento delicado que não deixa espaço para o proselitismo político.

  8. Artur MAgno disse:

    Valenciano revoltado você está certíssimo em sua colocação. Essa mulher quer passar o que ela não eh. Falando, em vão, o nome de deus. Ela conseguirá um título: pior prefeita de valença.

  9. Desabafo!!!! disse:

    DESABAFO DE UMA POLICIAL MILITAR DE VALENÇA:Por Idália Castro:

    Começo, pedindo à Deus, que conforte as famílias daqueles que estão indo embora desse mundo terreno, por causa da violência e ampare suas almas!!!
    Há quem pense que a violência que está acontecendo em nossa Valença, é somente culpa da PM e da PC, ledo engano!!! É muito simples reproduzir um discurso fácil, cretino e preguiçoso…precisamos de mentes pensantes!!!
    A falta de TUDO, no que diz respeito a educação, emprego, segurança, saúde, dentre outras bases que ajudam a formar um ser humano digno, como sabemos e como tanto é dito, acaba por aumentar absurdamente a violência, a criminalidade, etc, mas , até quando nos contentaremos com as migalhas que nos é dada??? Até quando nos confortaremos colocando a culpa nas “policias” PM, PC??? ACORDA POVO DORMINHOCO E CEGO!!!
    E me diga, vc que fuma um “bekzinho”, uma “pedrinha ou brita”, que cheira seu “pozinho”, já se perguntou filho da puta, o quanto vc contribui com essa desgraça que é a violência e que um dia há de bater na sua porta sua “mizera” hipócrita???
    E vc, me diga, que deixa seus filhos ouvirem todo o tipo de música, que incentiva a prostituição, o uso de drogas, a violência, a diminuição da mulher, dentre tantas outras coisas negativas, que deixam e acham bonito as meninas pequenas dançarem e ralarem a “checa no chão ou na areia da praia” e os meninos pequenos cantarem “acender um beck pra relaxar”, acreditam mesmo que isso não influencia nem exerce um efeito negativo em seus filhos??? –
    Ah, uma musiquinha não faz mal algum, que caretice, Idália. Além de os deixarem assistir todo o tipo de coisas que passam na tv. – Ah Idália, é por falta de opção!!! Porra nenhuma, arranje um livro pra seu filho ler, ou conte uma história pra ele, produza coisas saudáveis, construtivas, use o dinheiro das tantas bolsas não sei o que, pra fazer o que vc deve, que é investir na criação dos seus filhos.
    Mas, fazer o que né, se os valores estão todos invertidos, na verdade quem é que sabe o que são valores morais e tudo mais né??? Se, em sua maioria, em casa, os pais não educam, deixam que a escola e os professores eduquem, se eximem das suas obrigações de pais, atribuem sempre aos outros o papel de educar seus filhos, seja professor, policial, babá, vizinho, filho mais novo, tv, internet…pobres futuros adultos, se chegarem lá!!!
    Esse é o meu desabafo como mãe, filha, mulher, policial militar (com muito orgulho sim, danem-se os “policiólogos” de plantão). Sei que muitos criticarão, não curtirão, talvez nem consigam ler meu desabafo, mas, acredito que isso há de chegar aos seus destinatários sim, pois sei que a gente pode ajudar a mudar as coisas tb gente, “as autoridades” fazendo a parte delas e nós, a nossa, isso aqui tá pior que SODOMA E GOMORRA!!! Há muito a ser feito, eu sei, mas, coloquemos a mão na consciência e vamos fazer a bendita da nossa parte…
    Perdoem-me as palavras desagradáveis, mas, pra mim, na maioria dos desabafos, são necessárias.
    Que Deus guarde as almas do que se foram por conta da violência em nossa cidade e que, mesmo eu achando que não vai cair do céu (pois todos temos que contribuir para ela), a PAZ reine entre nós!!! Idália Castro

  10. JACÚS FIQUEM CALADINHOS disse:

    PARA VALENCIANO REVOLTADO

    TE PERGUNTO O QUE VC JÁ FEZ PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA DA CIDADE, AH, JÁ SEI, APENAS CHORA A DERROTA POR 66 VOTOS!!

    ME POUPE, VC É UM ABUTRE QUE SÓ PENSA NO PODER, É UM JACUZINHO FILHINHO DE PAPAI, QUE FICA SÓ ESCREVENDO FALSAS PALAVRAS!!!!!

    MOSTROU SEU PERFIL E DA SUA TURMA DO 15, VCS QUEREM O PODER PARA PAGAR AOS CREDORES, E ENTÃO FICAM SÓ DETONANDO A GESTÃO DE JUCÉLIA.

    CLARO QUE TEM ERROS COMO OUTRAS, MAS EM 5 MESES ELA NÃO É A CULPADA POR ESTA VIOLÊNCIA QUE VEM DE ANOS!!!

    TALVEZ VC QUE SEJA, COM SEUS HÁBITOS!!!

  11. VALENTINA disse:

    QUERIDO, DEIXE DE PIADA, PORQUE NEM COM PACIÊNCIA EU TO.
    A PREFEITA PARA QUEM VOCÊ TRABALHA, NÃO ESTÁ FAZENDO ABSOLUTAMENTE NADA PARA RESOLVER A SITUAÇÃO. ESTÁ DE BRAÇOS CRUZADÍSSIMOS.

  12. VALENTINA disse:

    MUITO BEM COLOCADO SEU COMENTÁRIO VALENCIANO

  13. Slot disse:

    O que um cidadão pode fazer para diminuir a violência na cidade? Escolher os representantes locais para intermediar com os que realmente têm poder de ação para reverter esse quadro? Creio que sim. Lembro dos discursos nas campanhas e nos debates, o comprometimento e a palavra dada… A violência foi anunciada como alvo de ação quando da Assunção ao cargo. O que falta então? Prestigio? Influencia? Força de vontade? Defender inércia é fácil, acusar incompetência também, mas ficar discutindo, teoricamente indicar o que aconteceu e como aconteceu não precisamos, precisamos que o gestor eleito parta pra ação e se não puder, ou não quiser, ou não souber, mesmo tendo prometido na campanha, peça pra sair. Foi o pior voto da minha vida, poucos enriquecendo e a coletividade assustada e sofrendo, e com repercussão nacional, pode esquecer turismo e novos empreendimentos. “Ordo Ab Chao”

  14. Valenciano Revoltado disse:

    Enquanto pessoas inocentes e trabalhadoras, pais de familia morrem de forma brutal como nosso conhecido Ricardo Queiroz, a prefeita e sua equipe de assessores estao preocupados com assuntos de baixo nivel de politicagem… chamando de Jacus baleados… realmente… essa sera a terra dos cidadaos baleados, pessoas de bem baleadas. Levando varios tiros sem saber por que.

    Realmente seremos baleados. Que ridiculo prefeita, ou melhor prefeitinha, pois merece ser chamada assim por sua postura no diminutivo, por tamanha grandeza da falta de competencia. E equipe de puxa sacos, vao voces procurar o que fazer pois recebem muito bem pra isso. Deveriam estar ocupados trabalhando pela nossa cidade e mostrando resultados bons e nao esse caos que nossa cidade esta hoje em dia. Vao trabalhar de verdade… perem de encher os bolsos com o dinheiro dos nossos impostos. urubus, sangue-sugas da nossa sofrida cidade.

  15. Carolina disse:

    Para Valenciano

    Se a prefeita não tem competência para governar um município com menos de 90 mil habitantes imagine o país! Aí a coisa ficarei feia! Precisamos deixar de puxar saco dos políticos que defendemos e de ofender o que não gostamos e fazer o que disse o Dr. Everardo: a segurança é dever de todos. Se ao invés de sair a ruas defendendo os sanguessugas dos políticos e fossem em massa para as ruas lutar e exigir os nossos direitos talvez as coisas mudasse. Nenhuma transformação social acontecer com a ação de um único indivíduo, mas sim com a participação da coletividade.

  16. Desabafo!!!! disse:

    ESSE SOCIÓLOGO NÃO É AQUELE QUE RECEBE SEM TRABALHAR????

  17. XPTO disse:

    Arre! Só Valença para, nesta hora de luto, deixar a politicagem correr solta. O texto do sociólogo foi infeliz em querer a defesa da atual (indis)gestão municipal, passando a batata quente para o Governador. Pior do que isso, só alguns comentários, chafurdando ainda mais em trocas de acusações. A questão toda é mais simples:

    01) Não é apenas o “Estado Bahia” o responsável, mas todo o aparato político-federativo: “União”/”Municípios”/”Estados-Membros”. Em algum ação/setor, qualquer um destes entes federativos tem sua parcela de responsabilidade sim. No caso do município, isso ocorre com ações preventivas através de ações de outras áreas, como a de infraestrutura. Cuidar da iluminação pública, por exemplo, a parcela do município na área de segurança. Dizer que “protocolou” uma pauta é muito pouco e nada proativo da parte dela. Era mais fácil admitir a falha seria mais digno da parte dela

    02) Como cobrar de alguém que não foi eleito coisas da prefeitura. Chega uma ‘Valenciano’ e vem cobrar de Martiniano. Acaso ele foi eleito prefeito da cidade? Se for assim, então que se cobre a Zé da Hora, Dr. Renato, Os Irmãos Moura, Valdir do Sindicato, Diana Farias, Claudio Querioz, Sinezinho, Marcelo Borges e outras pessoas para que procurem seus “deputados” e “senadores” despachantes que façam algo pela segurança. É ridículo escolher um para boi de piranha!!!! Melhor, porque não cobrar de Eêi, de Jairo, Benvindo da Saúde – como vereadores, uma postura mais contundente quanto a segurança. Esses sim foram eleitos e podem fazer algum coisa pela segurança.

    03) Política é feita pelo povo. Em lugar de todos trocarem farpinhas sobre ser “Jacu” ou não (melhor era a época dos “Chupaimbigos” e dos “Tupamaros”), era deixa isso de lado e todos se unirem para cobrar providências sim. As palavras do Bel. Everardo poderiam ser melhores (afinal, ele é professor de Direito aqui na UNEB…), mas dizem o que devemos ser feito: unir e lutar, deixar de lado em quem votou na eleição passada (repito PASSADA, porque já passou e a política continua ao final de cada pleito), e lutar mais e mais pela cidade.

    O que me deixa desgostoso nessa cidade é que, se as pessoas lessem mais Maquiavel, Rouseau e Marx, muitas coisas poderiam ter mudado…

  1. junho 26, 2013

    […] Já o ‘doutor sociólogo’, ninguém vê na cidade e leva também essa pequena fortuna de nosso município, R$ 6.000,00, só para, de vez em quando, mandar notinhas para blogs e sites (a última que fez foi esclarecendo que a violência que atormenta nosso povo não é culpa da gestor…). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *