Estão sendo adotadas políticas de enfrentamento da criminalidade
O leitor Sandro Monteiro enviou uma manifestação à Ouvidoria da SSP/BA, falando sobre os últimos acontecimentos em Valença e eles responderam assim:
Senhor Sandro Monteiro,
A Ouvidoria Geral de Policia/SSP recebeu a sua manifestação e informa que a SSP/BA tem trabalhado com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, reprimindo os crimes contra a vida, intensificando o combate ao uso e tráfico de drogas, em Salvador, Região Metropolitana e todas as cidades do interior do Estado.
Estão sendo adotadas políticas de enfrentamento da criminalidade; organização da administração; qualificação profissional e busca de tecnologias que possam auxiliar o trabalho de investigação e do policiamento preventivo.
Em janeiro (2011) foram formados mais policiais militares e civis. Agora são mais de 9.000 policiais nomeados que já estão trabalhando.
Programas como o Pacto Pela Vida, já experimentado em outros Estados, com êxito na redução da criminalidade, já está sendo implementado na Bahia e tem como objetivo fomentar as Bases Comunitárias de Segurança (modelo aperfeiçoado das Unidades de Polícia Pacificadora); a modernização dos procedimentos policiais; a implantação do Departamento de Homicídio, além da ampliação do efetivo e dos equipamentos utilizados pelas polícias Civil, Militar e Técnica.
Ressaltamos que todas as ações implementadas pelos órgãos constantes da estrutura da Segurança Pública estão sendo desenvolvidas com base em uma gestão participativa e multidisciplinar, onde estão envolvidos, além dos órgãos policiais, os órgãos da sociedade civil organizada e a população, tudo com base em planejamento estratégico e pesquisa de análise criminal.
Informamos que encontra-se em andamento concurso para soldado e bombeiro da Policia Militar da Bahia e que no dia 05/05/2013 foi realizado concurso público para ampliação do quadro da Policia Civil, para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador salientando-se que já está sendo elaborado edital para preenchimento das vagas de Perito Criminal.
Agradecemos a sua participação na administração da Secretaria da Segurança Pública e disponibilizamos, também, o telefone (71)3450-1212 e o e-mail ouvidoria@ssp.ba.gov.br.
Atenciosamente,
OUVIDORIA GERAL DE POLÍCIA/SSP
Breve comentário nosso:
Para eles, a questão da violência está relacionada à falta de policiais, eu também acredito que seja isso, mas não adianta formar policiais que são de outras regiões da Bahia e jogar aqui na cidade, tem que trazer de volta os que são filhos da terra, que já conhecem os problemas geográficos e sabem que para procurar bandidos no mangue não é para uma pessoa que é acustumado a andar na caatiga ou no cerrado. Tem que existir um conjunto de coisas.
Sim… a maioria da políticas públicas do estado são (acho que ‘propositalmente’) descontextualizadas!! Um abraço
Pele, mesmo que os policiais sejam da terra, conheçam o mangue e coisa e tal, o trabalho não vai ser melhor do que o pessoal da caatinga, pois estes tem autonomia de atuação. Policial da caatinga paga cesta básica se atirar em bandido?
Só uma instalação de uma UPP na área conflagrada resolveria. Presença do Estado.
Resposta padrão. Se qualquer pessoa mandar uma reclamação receberá a mesma resposta. Não há nenhum dado do município ou região.