EDUARDO ESCLARECE

ALGUNS ESCLARECIMENTOS

Caros amigos, em primeiro lugar vamos dar alguns esclarecimentos sobre EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

1º – Um diploma de Educação a Distância tem o mesmo valor de um presencial para o MEC, desde que a instituição seja autorizada. Inclusive nele nem ao menos consta que o curso foi feito em regime de Educação a Distância.

2º – EAD não é sinônimo de educação ruim. Já foi comprovado que ALUNOS DE EAD LÊEM MUITO MAIS que alunos de curso presenciais e o próprio MEC tem observado em várias avaliações que esses alunos muitas vezes têm melhores resultados em suas avaliações.

3º – Ao contrário do que se pensa na maioria, o aluno de EAD não é o pobre coitado enganado. Em sua maioria são pessoas já inseridas no mercado de trabalho, em alguns casos portadores de diploma adquiridos em cursos presenciais convencionais, que não têm tempo e que buscam um primeiro ou segundo diploma em outra área. Muitas empresas a utilizam hoje como forma de aperfeiçoamento profissional.

3º – EAD é uma modalidade de ensino muito antiga e muito praticada fora do Brasil, inclusive em países de primeiro mundo com a Educação muito mais avançada que a nossa.

4º – EAD é uma tendência irreversível apesar do GRANDE PRECONCEITO ainda existente. É a educação do futuro. Para se concretizar exige muito mais do que aulas assistidas em TV. Ela envolve muitas outras mídias e profissionais especialmente preparados e se faz com alunos motivados e cientes de seus objetivos profissionais e educacionais.

5º – A Educação Presencial que conhecemos NÃO É SINÔNIMO DE QUALIDADE. Não vamos confundir uma Educação onde alunos sentam-se durante quarenta minutos, cochilam, falam de assuntos banais, pensam em tudo mas não na aula, como educação de qualidade. Educação é muito mais que isso.

Quanto a situação da FACE, é uma situação muito comum, embora bombástica. O MEC vem descredenciando muitas faculdade pelo país afora. Essa prática de oferecer cursos irregulares é muito mais comum do que se pensa. Aqui na região muitas outras fazem o mesmo só não foram ainda denunciadas. Cabe a FACE agora provar que está de acordo com a Lei.

Eduardo

21 Respostas para EDUARDO ESCLARECE

  1. José Libanio julho 11, 2010 às 12:40 am #

    Concordo com tudo isso. Sempre tive admiração pela Face. Estou decepcionado com essa política e as coisas que esses politicos tentam atrapalhar o outro. Sempre tive acompanhado o trabalho da Face e sabemos que é uma faculdade séria.

  2. Nana julho 11, 2010 às 7:48 am #

    Quem é EDUARDO? Um professor? Alguém que é representante da FACE? Pq não assinou com o sobrenome… Eduardo, isso legitimaria e muito seus esclarecimentos!

  3. Lina julho 11, 2010 às 1:09 pm #

    PELAMORDEDEUS, quem é Eduardo que sequer tem sobrenome e faz um post principal com esses esclarecimentos?

  4. pelegrini julho 11, 2010 às 2:05 pm #

    Lina, coloquei o Eduardo e o Thiago como posts de defesa, eles fizeram o que a faculdade deveria fazer.

  5. Lina julho 11, 2010 às 3:10 pm #

    PELEGRINI – Concordo plenamente que a FACE precisaria se manifestar, dar uma satisfação a seus alunos e colocá-los a par dos posicionamentos adotados frente ao MEC. Isso seria o mínimo… E eu pensei que Eduardo seria essa pessoa, mas quando vi que ele não se apresentou (a qualificação nesses casos é muito importante, pois legitima) e não assinou, achei muito estranho… Quanto a Thiago, não entendi o que ele quis dizer… O fato do governo tratar com descaso a educação brasileira não tira o direito de fiscalizar… O que o governo deveria fazer e não faz é dar uma educação de qualidade ao brasileiro e fiscalizar sempre, tanto as instituições públicas, como as privadas.

    Cordiais saudações,

    Lina Lins

  6. Marcos Martins julho 12, 2010 às 9:50 am #

    O EAD é uma realidade na educação do nosso país.Grandes instituições já aderiram a esse modelo de ensino.Um modelo de ensino que está dando certo e as instituições de ensino Publico também já adotaram.

  7. Eduardo julho 12, 2010 às 9:56 am #

    Caros amigos,

    Meu nome é EDUARDO REALE (o Eduardo do post acima), sou Pedagogo diplomado pela UNEB e não só defendo a Educação a Distância como atualmente trabalho com ela como consultor e faço uso regular dela para meu aperfeiçoamento profissional. Meu comentário teve o objetivo ÚNICO e IMPARCIAL de esclarece alguns preconceitos sobre a EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, visto que alguns dos comentários sobre o CASO FACE estavam partindo para a desqualificação da EAD que é um tipo de educação legítima. SE OS LEITORES DESTE EXCELENTE BLOG DEREM UMA LIDA CUIDADOSA NELE, NOTARÃO QUE NÃO SAI EM DEFESA DA FACE, MAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Minha preocupação é a de que não confundamos OFERTA IRREGULAR DE CURSOS com EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. As duas coisas são diferentes. Quanto a FACE, lamento pelo ocorrido, mas acho que devemos aguardar o resultado de sua defesa, não só perante Justiça com pública. E quanto a este processo garanto a vocês que pelo país afora isso tem sido rotina… O que não torna a FACE mais ou menos culpada nesse caso. Isso comprova o que eu estou afirmando: http://www.apropucsp.org.br/apropuc/index.php/movimentos-sociais/905-universidade-estadual-de-tocantins-e-descredenciada-pelo-mec . Se pesquisarem mais um pouco verão que são dezenas em todo o país. E todos nós sabemos que existem outras faculdades na região que oferecem oferta irregular de curso. É só questão de tempo que o MEC receba mais denúncias.

  8. Leo10 julho 12, 2010 às 3:25 pm #

    Olá Eduardo, fiquei muito feliz com sua posição sobre essas denuncias contra a FACE acho que essas pessoas que se dizem amigos ou até mesmo filhos de Valença que pretendem destruir uma instituição séria bem como com seus desejos mercenários tentando enganar as pessoas por alguma coisa em troca. Acho melhor os senhores acusadores colocar as mãos na consciência para refletir que esse tipo de atitude não levará nossa cidade a lugar algum, e para quem acha que é capaz de liderar uma cidade com mentiras vai ai um conselho. “Lute com firmeza, mais lute com as armas da verdade, honestidade e sabedoria mais nunca com as especulações sem fundamentos”

  9. Lina Lins julho 12, 2010 às 5:37 pm #

    Caro Eduardo Reale, nesse país continente a EAD é uma realidade e não existe diferença alguma se o diploma é de educação presencial ou EAD, embora o preoconceito AINDA exista. Mas como na educação presencial, existem instituições sérias e outras nem tanto, assim como o alunado e os profissionais formados por essas instituições, cabendo aos estudantes ACABAR de vez com esse preconceito, qualificando-se cada vez mais e competindo no mercado de trabalho em pé de igualdade.

    Obrigada por você atender aos pedidos e se apresentar! É bom saber que seu parecer tem embasamento e qualificação de um PEDAGOGO!

  10. Eduardo julho 12, 2010 às 7:28 pm #

    Acho que novamente não fui compreendido. Não estou defendendo a FACE. Kkkkkkkkkkkkkk

  11. PABLO ALEX julho 12, 2010 às 7:56 pm #

    GRANDE PELÉ

    VALEU A CORAGEM DE PUBLICAR UMA NOTICIA QUE MAS NIGUEM TEVE CORAGEM , QUERER PROCESSAR VC POR TER DADO A NOTICIA ISSO É BRINCADEIRA , MAS CONCERTEZA A FACE IRÁ SE DEFENDER E TUDO ISSO NÃO VAI PASSAR DE UM GRNABDE MAL ENTENDIDO , E CONCERTEZA CAROS LEITORES DO BLOG QUE NOSSO AMIGO PELÉ FEZ FOI SÓ NOTICIAR O FATO COISA QUE MUITA GENTE SABIA E FICOU CALADO.

    VALEU PELÉ PELA CORAGEM .

    OBS : PELÉ ACABOU A COPA VAMOS TER QUE VOLTAR A SOFRER , MAS CHEGAREMOS LÁ , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  12. Lina Lins julho 12, 2010 às 10:29 pm #

    Eduardo Reale, prá mim vc foi claríssimo, praticamente uma aula de EAD.

    Como pedagogo, vc sabe as deficiências no entendimento da língua e o quão esse episódio tão “emocional” está mexendo com as pessoas, chegando a “disvirtuar” palavras e ser tendencioso na leitura. Por isso insisto, a FACE deve se posicionar oficialmente… Esse silêncio é uma tortura para os que estão envolvidos… Que pena que eles pensam diferente!

  13. Aloiso julho 12, 2010 às 11:02 pm #

    Pelegrini quem é esta Lina lana que se mete em tudo fica dando opinião sem saber de nada manda esta senhora cuidar do lugar aonde ela mora porque so Lina tem milhares por ai

  14. pelegrini julho 12, 2010 às 11:30 pm #

    Lina é uma respeitavél comentarísta, senhor Aloisio.

  15. Lina Lins julho 13, 2010 às 3:03 am #

    Caro Sr. Aloiso(outro ego auxiliar de Rorô de Canô), pelo seu tom educado, gentil e cordato, percebo o quão vasto é seu universo… Meu nome é Carolina Meira Lins e caso se faça necessário, mandarei um currículo simplificado, que apesar dos meus 20 anos, consta de dois intercâmbios (Inglaterra e Canadá), várias viagens interncionais, estágio em agência de publicidade (quando era aluna de jornalismo) e atualmente em um grande escritório de arquitetura. Faço parte de um grupo de poesias anglo-safônicas, fiz o curso livre de teatro da UFBA, já fiz duas exposições individuais e ensino em uma escola de nível médio de Decoração a disciplina História da Arte… Graças a Deus, nasci em uma família muito bem estruturada, onde o diálogo faz parte da rotina e onde fui constantemente estimulada a me interessar por diversos assuntos e amo ler… Além claro, de ser linda e rica… Sinceramente, o sr. acha que um currículo desses eu vou ficar “caladinha, de boquinha fechada”, só pq um tal de Aloiso sei lá das quantas e de quem quer? Ora meu, me economize! Vá estudar, pois mil livros nos separam e depois venha conversar… E lhe digo mais, só pq vc ficou incomodado com esse episódio da FACE é que eu, que nem conheço o Professor Dário, muito menos sua FACE não vou deixar um único dia de falar desse assunto… Eu só não, eu e mais nove amigos que postam nesse blog. Se você quiser saber quem somos nós pergunte ao RUY, aquele petista que apoiou Ramiro… Já me apresentei a ele, risos… E quebramos aquele blog pseu-democrático-socialista e intergaláctico… Cara, vc chegou agora, não sabe nada da Guerrilha Virtual a qual pertenço, com sede interncional na Espanha e com ligações diretas com o ETA, gargalhadas… Vá dormir, sr. Aloiso, vá dormir… E se o seu Olcadil não estiver fazendo efeito, peça ao médico pra aumentar a dose, viu?

    GALERA, Não esqueçamos da FACE, da Colher de Pau de Cláudio há 18 reais e claro, do BELO ALOISIO!

    ALÔ MEU SANTO AMARO…

  16. Leo p/ Lolói - Aloisio julho 13, 2010 às 7:16 am #

    Aloisio, conhecido como LOLÓI, meu amigo essa tal de LINA LANA na verdade é a Tina Tuner que se disfarça de guerrilheira virtual para se infiltrar nos blogs brasileiros como uma ESPIÃ DUPLA DA CIA E DA OKAIDA, visando descobrir a fórmula secreta que OBAMA e OZAMA também querem: O marcineiro que fez a colher de pau que o contribuinte valenciano pagou 18 reais na gestão de CLÁUDIO QUEIROZ, vulgo Garoto Guloso e os vereadores aprovaram suas contas com folguedos, foguetes e muita festa… Dizem que o marcineiro que fez essa colher colocou nela hipnóticos de alta periculosidade, deixando a todos que CEGOS, SURDOS E MUDOS… E o pior, TODOS, absolutamente todos querem tomar a SOPA DA XEPA com ela… Na Câmara é um Deus nos Acuda… Porém, Jairo escapou desse mal e ai reside a questão: Pq Jairo? Dizem os entendidos, é pq Jairo sabe fazer conta, só por isso… Acho esse povo tão maldoso… Imagine você, só pq Jairo sabe fazer conta é que denunciou essa COLHER DE PAU SUPERFATURADA… Risos… É isso ai Rorô de Canô… Acho até que vou convidar o Jairo a ensinar o departamento contábil da FACE a fazer conta, quem sabe assim eles aprendem, neh?

    Dizem as más línguas que depois da explosão dos blogues, inclusive o de Pelegrini, seu Rolando só noticia o beijo que o Tio deu na Tia, visando encobrir o que de fato está acontecendo, escondendo informações importantes da população valenciana, como o episódio da FACE… Mas cá pra nós, alguém lê o seu Rolando pensando encontrar algo além de fofoca? Me poupe!

    Leo, o belo, direto da Sucursal da Folha de São Paulo!

  17. Vadir julho 13, 2010 às 4:49 pm #

    Estas meninas,é socia deste maluco dono deste blog podre

  18. Valdir julho 13, 2010 às 5:05 pm #

    A FACE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO E ABRE PROCESSO

  19. pelegrini julho 13, 2010 às 5:31 pm #

    Valdir (Mário), essas meninas são maravilhosas! Desculpe se não for o seu caso de achar isso de mulheres, pode ser que você não goste. Não são sócias, são donas, elas que deram o grande numero para este blog.

  20. As meninas do blog julho 13, 2010 às 6:45 pm #

    Valdir, o que eu soube é que você quer tomar a sopa da xepa da feira com a colher de pau que o contribuinte valenciano pagou 18 reais na gestão do GAROTO GULOSO e sendo aprovada pela Câmara de Vereadores, mas foi barrado no BANQUETE… Que vergonha Rorô de Canô, assim Lina Lana, quero dizer, Tina Turner, a agente dupla vai espalhar por Santo Amaro inteira esse vexame e Mabel Veloso, sua ex-professora vai lhe dar umas boas palmadinhas com essa dita colher, que servirá de palmatória!

  21. Lana Turner julho 14, 2010 às 12:05 am #

    Que vexame Rorô de Canô! Imagine, barrado no BANQUETE DO GAROTO GULOSO!

Deixe um comentário