Sistema Agroflorestal apresenta novas perspectivas no Baixo Sul

ceplac IICom objetivo de apresentar resultados e apontar novos caminhos para o aumento da produção rural, através do Sistema Agroflorestal (SAF,) a CEPLAC, com apoio do Governo de Valença através da Secretaria de Agricultura, realizou nesta segunda-feira (19), no auditório da CEPLAC, uma reunião com agricultores das regiões Sul e  Baixo Sul da Bahia.

A reunião vislumbrou um novo momento para a consolidação definitiva do SAF no Baixo Sul, sobretudo por ter apresentado novas alternativas do financiamento das safras. Os desafios da agricultura familiar foram apresentados, com foco nas dificuldades deste segmento rural por conta  da negativa dos crédito dos agentes financeiros, o que vem dificultando a comercialização da seringa,  cacau e cravo da índia. De acordo com o presidente da Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (Coofava), José Alves, a Instituição assumiu a responsabilidade do financiamento da safra do cravo deste ano, considerada a segunda maior na história, com 6.400 toneladas colhidas. Segundo ele, foi financiado através da Cooperativa de crédito Bancoob, o total de R$ 2,5 milhões, permitindo com que a Coofava segurasse o preço, impedindo a especulação e oferecendo ganhos aos agricultores, mas reconhece que ainda falta um aporte maior de recursos.

Para o superintendente do Banco do Brasil, na Bahia, Romeu Teles, a instituição tem interesse em financiar produtos da agricultura local, desde que sejam apresentadas as garantias para o pagamento das faturas e viabilidade de mercado. De acordo com o quadro traçado pelos presentes, estas condições são perfeitamente plausíveis, para tanto, foi sugerido que a Coofava se associe à CONAB, para assegurar as condições de financiamento.

Para exemplificar a situação socioeconômica do Baixo Sul, o extensionista Jonildo Moraes, apresentou um slide sobre o sistemas Agroflorestais, suas características e as ações desenvolvidas pela CEPLAC, para orientar o agricultor sobre a forma correta do plantio. Também foi apresentado um resumo das condições de sobrevivência dos agricultores e as mudanças ocorridas após a implantação do SAF nas propriedades, dinamizando os recursos e proporcionando ganhos aos agricultores.

O vice-prefeito e secretário da Agricultura de Valença, Joailton de Jesus, fez uma breve  retrospectiva do início do projeto SAF  no município e região e a organização das associações.

SAF

O Sistema Agroflorestal (SAF) constitui forma de uso e manejo e recursos naturais, utiliza espécies perenes em associação com cultivos agrícolas de  plantações consorciadas com seringueira, cacaueiro e cultivos alimentares. Apropriado para a agricultura familiar e pequenos produtores, permite adequado uso do solo, maior produção por unidade de área, ampliação da receita, redução do risco d ree pragas/doenças e ameniza problemas de caixa decorrentes da variação de preços Conhecem-se as virtudes e técnicas de plantio atinentes à exploração da seringueira como árvore de sombra permanente do cacaueiro.

Participaram ainda da reunião, o chefe de extensão da Ceplac, Sérgio Murilo; agentes financeiros do Banco do Brasil e Bancoob, representantes de cooperativas e associações; representantes de agroindústrias; repersentantes das prefeituras de Ituberá e Itabuna; e agricultores familiares.

Ascom – Governo de Valença

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *