E O POVO COM ISSO?

Por O Analista

Foi uma noite barulhenta, não se sabia ainda qual o motivo para tantos fogos de artificio. Inicialmente falara-se em algum santo novo comemorando o seu dia, bateu logo a vontade de comer caruru. Depois lembrou-se também da pratica antiga e odiosa usada por traficantes para avisar aos viciados que chegou drogas na cidade.Bem, não era nada disso. Ontem ocorreu uma audiência na Justiça Eleitoral, onde o juízo ouviu testemunhas do Processo movido pelo PMDB contra a Prefeita de Valença acusando-a de ter cometido crime eleitoral, ou seja, mais um capítulo da judicialização do processo político, uma espécie de “revival” da campanha eleitoral de 2012. A prefeita esta sendo acusada pelo PMDB de ter cometido toda espécie de crime eleitoral também cometida por seus acusadores. É a disputa de quem é mais cara de pau.

Antes de qualquer coisa é preciso se reconhecer que na política não tem santo, o desequilíbrio causado pela interferência do abuso do poder econômico é violenta, ao ponto de se poder afirmar com toda certeza de que quem tiver mais balas na agulha e souber gastá-las estrategicamente possui meio caminho andado para se eleger. Esse não é um mal só de Valença, é um mal das campanhas eleitorais em todo o mundo, só que aqui é mais agravante devido ao baixo nível de politização das campanhas. Esse é o ambiente perfeito para os excessos.

Ao que parece os ricardistas se reuniram com o intuito de comemorar um suposto bom desempenho dos seus advogados na audiência. Logo em seguida os jucelistas entraram no mesmo clima com o argumento de que nada de efetivo acontecera. Esse clima de picuinha e ofensas se estendeu pela internet e redes sociais.

E o povo com isso? E Valença com isso?

Enquanto cabos eleitorais, puxa-sacos, empregados e aqueles que querem se empregar se engalfinham pela manutenção ou troca do Poder, Valença continua sem perspectiva de futuro e o seu povo desamparado. O que está aí não convence e quem quer entrar não apresenta alternativa, pelo contrário, alimenta uma sede que não se justifica pra quem quer ver uma cidade melhor. Já assistimos a esse filme e fomos testemunhas do desastre das administrações daqueles que recorreram à justiça famintos pelo Poder. Infelizmente, continuamos descendo a ladeira sem a esperança de que dias melhores possam vim.

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. XPTO disse:

    Boa pergunta, caro analista: e o povo com isso? Parece-me que o objetivo maior desses foguetes são: 01) animar um exército já descrente, com a ilusão de uma possível vitória via advogados (e cadê a soberania popular? Gostemos ou não, Jucélia foi eleita democraticamente); 02) Manter um clima de guerrilha psicológica, como forma de desestabilizar moralmente forjando um clima de insegurança. O problema é que o objetivo nº 02 também atinge a população, criando uma situação desnecessária de temor e insegurança, com os constantes boatos. Será esta a intenção desse grupo? Como eu costumo dizer várias vezes aqui no blogue de Pelegrini: A ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2012 ACABOU! Vamos deixar de lado essa picuinha e pensarmos politicamente daqui para frente. Ou se constrói uma verdadeira alternativa para Jucélia (e a forma como está conduzindo a gestão, ela não deve esperar uma reeleição) ou se desiste de fazer política, pois o caminho tomado mostra-se verdadeiramente equivocado…
    Enquanto isso, o rio Una segue seu caminho para mar e o povo assiste os fogos, sem entender….

  2. CONCIENTE disse:

    VEJO NESSA POLITICAGEM QUE O POVO DO PMDB ESTA QUERENDO A PREFEITURA DE QUALQUER JEITO, NÃO FORAM COMPETENTES NAS URNAS, AGORA VÃO SER INCOMPETENTES NOS TRIBUNAIS… COM TODOS ESSES ANOS COM TENTATIVAS FRUSTRADAS NÃO VAI SER EM TRIBUNAIS QUE VÃO CONSEGUIR… A PREFEITA PELO QUE ESTAMOS VENDO, ESTA FAZENDO O QUE PODE, ACREDITO QUE VONTADE DE FAZER ELA TEM, MAIS OS PROBLEMAS QUE DEIXARAM PARA ELA RESOLVER COMPLICARAM MUITO A ADMINISTRAÇÃO E A FACILIDADE DE CONSEGUIR ADQUIRENTES COM O GOVERNO DO ESTADO.
    MAIS MUITA AGUA TEM PARA ROLAR, E CONFIO NO PODER DE ADMINISTRAÇÃO E A POPULAÇÃO TAMBÉM DEVERIA CONFIAR… PORQUE INVÉS DE CRITICAR PODEMOS AJUDAR. ISSO QUE VALENÇA PRECISA, POPULAÇÃO AJUDANDO COM CERTEZA FACILITA MUITAS COISAS…

  3. CONSCIENTE disse:

    VEJO NESSA POLITICAGEM QUE O POVO DO PMDB ESTA QUERENDO A PREFEITURA DE QUALQUER JEITO, NÃO FORAM COMPETENTES NAS URNAS, AGORA VÃO SER INCOMPETENTES NOS TRIBUNAIS… COM TODOS ESSES ANOS COM TENTATIVAS FRUSTRADAS NÃO VAI SER EM TRIBUNAIS QUE VÃO CONSEGUIR… A PREFEITA PELO QUE ESTAMOS VENDO, ESTA FAZENDO O QUE PODE, ACREDITO QUE VONTADE DE FAZER ELA TEM, MAIS OS PROBLEMAS QUE DEIXARAM PARA ELA RESOLVER COMPLICARAM MUITO A ADMINISTRAÇÃO E A FACILIDADE DE CONSEGUIR ADQUIRENTES COM O GOVERNO DO ESTADO.
    MAIS MUITA AGUA TEM PARA ROLAR, E CONFIO NO PODER DE ADMINISTRAÇÃO E A POPULAÇÃO TAMBÉM DEVERIA CONFIAR… PORQUE INVÉS DE CRITICAR PODEMOS AJUDAR. ISSO QUE VALENÇA PRECISA, POPULAÇÃO AJUDANDO COM CERTEZA FACILITA MUITAS COISAS…

  4. Por um Analista Consciente !! disse:

    XPTO, como é de conhecimento de todos você é um de muitos que mamam nas tetas do dinheiro publico sem nada produzir para a melhoria da qualidade vida de nossa gente, você é um daqueles que quanto pior melhor, naquela época em que Ricardo foi condenado sem mesmo exercer um dia si quer como Prefeito desta terra, aí podia e pode, quando recorremos a justiça para a correção de erro, aí não pode, a sua Prefeita recebeu .200.000,00 de Hilton Couceiros, tomou 400.000,00 de um agiota do Vale de Jequiriçá, a cidade toda sabe que na sexta feira antes da eleição o filho do ex Prefeito sacou 400.000,00 da Caixa Econômica Federal em notas de 10,00, 20,00 e 50,00 para a famosa “boca de urna” que o posto que fica na saída de Valença doou 10.000 litros de combustível para a campanha de Jucélia, que a mesma tinha 08 carros de som na campanha, que todos os carros que participavam de suas carretas e cameadas eram abastecidos com 30 litros cada, aí pode? Como podemos acreditar que só foi gasto 63.000,00 na campanha??? Será que devemos suportar pessoas ganhando salários altíssimos para não trabalhar, enquanto pais e mães de famílias que foram enganados para votar em troca de emprego foram demitidos com a desculpa de contenção de despesas? como podemos acreditar que o processo da eleição foi democrático? A prova maior da insatisfação do povo é a alegria que estamos vendo nas ruas da possibilidade da saída da atual administração, por não ser esta verdadeiramente a vontade da maioria da população valenciana, ACREDITAMOS QUE A MUDANÇA QUE O POVO TANTO QUER ESTÁ PRÓXIMA DE CHEGAR PARA QUE O POVO VOLTE A SORRIR E ACREDITAR EM UMA CIDADE MELHOR PARA TODOS.

  5. RACIONAL disse:

    CHEGA DE TERRORISMO, A ELEIÇÃO FOI LIMPA E A PREFEITA FOI ESCOLHIDA PELO POVO, SÓ ELE PODERÁ RETIRAR A PREFEITA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO!!!!

  6. pelegrini disse:

    Por um analista Consciente, não msou o XPTO, mas, seu discurso é demagogo e não convence, fale tecnicamente e esquece esse negócio de dizer: ” Será que devemos suportar pessoas ganhando salários altíssimos para não trabalhar, enquanto pais e mães de famílias que foram enganados para votar em troca de emprego?”, isso pra mim é demagogia e ninguém suporta mais esse tipo de discurso.

    Abraço,

    Pelegrini

  7. Por um Analista Consciente disse:

    A minha felicidade é saber que nem o Blogueiro e nem esse XPTO questionam o teor das denuncias, apenas não concordam que poucos ganham muito e muitos não ganham quase nada, na verdade tanto o Blogueiro quanto ao outro comentarista que tiram alguma coisa da fatia do bolo defendem a falta de ética, a farra do dinheiro público e tantas outras coisas que só acontecem aqui!

  8. pelegrini disse:

    Bidu.

  9. XPTO disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Caro “Por um analista consciente”, agradeço o bom momento de gargalhadas que você me proporcionou. Sinceramente, você me fez rir muito com seus dois primeiros textos. Melhor, com o início do primeiro texto. Francamente, você deve ser novo por aqui ou nunca deve ter parado para ler com calma os outros comentários que eu postei aqui. Mais, deve ser daqueles que “discussão política” se resume a um conversinha de bar, com repetição de clichês e lugares e ainda confundem partido político com time de futebol ou escola de samba. Só pode ser isso para explicar as galimatias que saíram de tua boca.

    Mas, voltemos aos fatos:

    01) Quem acompanha o Blog de Pelegrini e já viu mesmo comentários, sabe que eu SOU CRÍTICO da administração de Jucélia. Não votei nela nem votei em Ricardo Moura. Votei no meu ex-colega de faculdade Martiniano Costa, porque ele apresentou, na minha opinião, as melhores propostas para a cidade. Como não sou do tipo que perde tempo lendo a Veja nem E-mails apócrifos, fui direto ao site do TSE e dos candidatos para ler a propostas. Ricardo Moura apresentou um primeiro projeto e depois copiou 22 propostas do programa de Martiniano. Jucélia ficou mais de dois e meio meses sem apresentar um programa e, quando o fez, foi a cópia da cópia de Martiniano e da cópia da cópia da cópia do programa de Ricardo Moura – e ainda assim, mal feita, com apresentações equivocadas. E desde que ela assumiu, eu ainda não vi nada de bom no governo dela que justifica-se uma mudança radical de opinião. Agora, eu sou um “maoísta cristão” com profundo senso republicano democrata: se o povo quis Juju Viajante, não vou perder tempo forçando um terceiro turno eleitoral no judiciário. Prefiro mostrar por A + B os equívocos da atual gestão e assim derrotá-la democraticamente na próxima eleição. Forçar um terceiro turno eleitoral via casuísmos judiciários é perda de tempo. Até porque, já vivemos na história recente de Valença um longo período nefasto de troca-troca de prefeito cujo resultado é essa desgraceira em que se encontra o município. Se, qual é lucro desse terrorismo psicológico, lançando desinformações constantemente perante a sociedade? Desgastar a imagem dos irmãos Moura? Tentar unir uma coligação eleitoral que ja terminou? Essa ação política primária, em que se “fulaniza” a “politicagem local” mostra a infância em que alguns “estrategos políticos” de Valença vivem, sem perceber que a política é um jogo muito maior que isso.

    02) Eu não contesto suas “alegações” por dois motivos: a) apesar de trabalhar no poder judiciário, não sou juiz nem advogado. Antes, minha formação é em História – não julgo, analiso ceticamente. b) Mesmo que eu fosse juiz, cadê as provas materiais? Até agora só tenho alegações. Se forem verdadeiras, seja feita a justiça. Fora isso, eu tomo como meros boatos. Sem veracidade, não há muito o que se discutir. Fica-se no disse-que-me-disse provinciano que não produz nada de concreto.

    03) Não sou partidário do “quanto pior, melhor”. A estreiteza de sua visão dos fatos tende a nivelar os outros pela sua própria condição de anão, que impede que perceba a existências dos gigantes. Se eu fosse realmente partidário dessa tese esdrúxula, iria torcer mais pela briga no judiciário, com Juju Viajante e os Irmãos Moura alternando na dança de cadeira de prefeito, nenhum dos dois consiga administrar bem, instalar o caos nessa operação de terra arrasada para que, daqui a quatro anos, um frente de esquerda assumi-se a prefeitura. Só que isso é postergar por mais quatro anos a crise geral em que se encontra Valença. E não é isso que eu quero. Prefiro respeitar a vontade (ainda que equivocada) das urnas e fazer política, do que embarcar em uma aventura politiqueira. Repito que não votei em Jucélia e não tenho nenhum simpatia pela gestão que ela faça. Mas, prefiro a normalidade legalista e democrática com um governo medíocre, do que o caos provocados por casuísmos e a alternância de DUAS gestões medíocres…

    04) Não vou perder meu tempo respondendo suas acusações de que eu vivo me locupletando das benesses do erário público, como se eu um mero lacaio do atual governo. Além de já está demostrado que, mesmo querendo, jamais poderia estar no rol dos “aspones”, sua forma de tratar política através de agressões pessoais só faz lamentar o estado em que se encontra Valença, em que a política se tornam um mise-en-scène em que os ingênuos soldadinhos das grei se debatem na coliseu, ferindo-se ingênua e mutualmente, quando os líderes descansam…

    Pelegrini, meu velho amigo Pelegrino dos tempos do BANEB, a situação aqui em Valença está soviética! Sirva-me mais um hambúrguer de siri com molho de sururu que, depois dessa, eu quero distância desses putativos (in)conscientes que debatem política…

  10. NÃO CONCORDO COM O PMDB disse:

    PESSOAL, VOTEI NO 15, MAS NÃO CONCORDO COM A TENTATIVA DE GANHAR NA JUSTIÇA!!!

    ESPERO QUE TENHA O BOM SENSO DE ACEITAR A DERROTA E TENTAR FAZER UMA MELHOR CAMPANHA NA PRÓXIMA.

    ABRAÇOS

  11. NÃO AO GRUPO 15 disse:

    Pelegrini, sou eleitor do PT pq o grupo do Ricardo não aceita a derrota como o PT??

    Apenas para lembrar o grupo do 15 foi o grupo que mais derramou dinheiro na campanha, e agora quer alegar compra de voto da outra candidata!!!

    Estranho!!!

  12. O PMDB CADA DIA MAIS FRACO disse:

    Com a atitude dos seus menbros, cada dia mais o PMDB fica mais fraco!!!

    Uma pena, já foi um partido de grandes HOMENS!!!

    SUGESTÃO: PMDB, SAIA DE CENA DE CABEÇA ERGUIDA PARA A OUTRA ELEIÇÃO!!!

  13. Por um Analista Consciente disse:

    Engraçado esse XPTO, na campanha o seu PTzimho fez de tudo para tirar Ricardo Moura do páreo através da Justiça e agora como não tem chance nenhuma de entrar na Prefeitura acha que não devemos entrar na Justiça para indagarmos um direito que qualquer cidadão tem quando os mesmos se sentem prejudicados, não tenho o seu nível de escolaridade, mas sou um cidadão capaz de conhecer o certo e o errado, além de traidores do povo Valenciano, vocês do PT estão destruindo o Brasil, prova disso foi recorrer recentemente a Justiça para anular o julgamento dos seus colegas que roubaram os cofres públicos, pelo visto você é igualzinho a Genoino, Delóbio, Zé Dirceu e tantos outros que envergonham o nosso País.

  14. Mario Vieira disse:

    Corretíssimo “Analista Consciente” engraçado o PT aqui em Valença descorda com Processo movido pelo grupo de Ricardo Moura que por diferença de 66 votos perdeu a eleição, mas em Cairu o PT perdeu por mais de 2.000 votos entra na Justiça para tirar um mandato legitimo, esse PT é a cara de XPTO!!!!!

  15. PARA XPTO disse:

    O PT NEGOCIOU VÁRIOS CARGOS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, POR ISSO NÃO ACEITA QUE A TURMA DO 15 ENTRE NA JUSTIÇA, BABACAS!!!!!

  16. PARA XPTO disse:

    Por causas desses “intelectuais Petistas Valencianos” que eles não conseguem se eleger nem a porteiros do cemitério, KKKKKKKKKK

  17. roque disse:

    O PMDB DEVERIA , TOMAR ESTE CURSO, QUE VEM PARA A BAHIA. QUE É O CURSO PARA APRENDER FAZER (SEXO ORAL ) ATE CHEGAR 2016 SE ATÈ O PMDB NÂO ACABAR

  18. XPTO disse:

    Caro “Analista (in)Consciente” [ou deveria dizer, Inconsistente], é risível o nível em que você coloca os seus “argumentos”. Mas, natural, natural. Você e o seu amigo Mario Vieira ainda estão no nível neanderthal da evolução política: sem ter como citar friamente os fatos, parte para a agressão pessoal, movido pelo mais irracional ódio contra o que se julga ser o inimigo. Quando, na verdade, a hodierna política trabalha com a noção de adversário e entende as nuances mais sutis que forma o cenário político – até ara não regredirmos ao julgamento do tacape (embora alguns elementos encruaram e pararam neste estágio).
    Agora, deixe-me esclarecer alguns pontos: eu NÃO disse que sou do PT. Eu disse que votei em Martiniano porque vi nele a melhor opção do momento. Mas, desculpe, quem está no nível neanderthal só consegue raciocinar “Quem não está a favor de mim, está contra mim” e confundem tudo: eleitor, militante, partido, eleição, candidato, tudo é motivo para descarregar a ira santa.
    Eu NÃO disse que o seu grupo não pode recorrer a justiça. Isso é um direito líquido e certo que lhes assistem e nunca seria contra a sua utilização em si. Só analiso as circunstâncias, as possibilidades de que isso dê certo e quais consequências desse ato. O que me pergunto é: “esse é mesmo o melhor caminho?”. Mas, desculpe-me, quem está no nível neanderthal da política só admite a derrota quando o chefe da grei assim o determinar. O ódio que traz para a política oblitera a razão agride em qualquer adver.. desculpe, vocês entende inimigos, agride em qualquer inimigos, nem que para isso precisa lançar mãos de sofismas. Forçam a colocação de coisas díspares como estivessem no mesmo balaio. Esquecem que os contextos eram diferentes: a ação movida contra a candidatura ricardista foi porque estava claro era irregular. Tanto foi que o próprio Ricardo Moura renunciou a favor do irmão Luciano na reta final, porque sabia que a posição dele estava pior do que a atual prefeita! Agora, o efeito do processo contra uma candidatura irregular, para a cidade, é menor do que o processo que retiraria a atual prefeita. Não sei os neanderthais estão acompanhando o raciocínio, mas o exemplo da gestão tampão de Claúdio Queiroz deveria está bem fresco da memória…
    No mais, é bom quando os neanderthais comecem a menosprezar os demais adversários. É bom. Aliás, continuem com essa forma de fazer política. É ótimo! Só quero ver daqui pra 2016, qual grupo político terá condições reais de capitanear a oposição contra Juju Turista e até vencer e qual grupo político estrá mendigando alianças… Não se esqueçam de 1989, quando Lula foi para o segundo turno e desbandando partidos e nomes sólidos na época. E mais se consolidou como alternativa real de governo. Que fim tomou os outros partidos?

    Mas, sabe de um coisa: para quem faz política agredindo o outro por não ter argumento sólido, jamais entenderá o que estou escrevendo. Fiquem com seus tacapes fálicos (hhmmm), segure-os bem forte e façam essa politicagem, como forma de descarregar a testosterona. é certo que assim vocês pavimento o caminho para verdadeiros estadistas ascenderem a condição de poder em Valença – como o campo democrático-popular capitaneado pelo PT.

    Cordialmente

  19. Valenciana Envergonhada disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    engraçado como vcs todos, tem a politica como se fosse
    o Deus de vcs, e se esquecem de que o importante é o estado da nossa cidade
    e não quem ganhou, quem perdeu etc….
    PT nunca em nossa cidade, NUCA mesmo
    sou Ricardo mesmo e acabou, e outra não perdemos a politica porque de 66 votos não,
    ja foi provado que ficaram urnas sem serem abertas, por tanto não deixamos de ganhar a politica e temos direito de recorrer mesmo que não dê em nada, mais é um direito nosso… mais nem por isso precisamos ofender ninguem, e se tem alguem aqui a ser ofendido que seja a gestora atual que so faz merda, alias, so faz viajar e comprar roupa….aff!

  20. XPTO disse:

    Cara valenciana envergonhada e demais debatedores do blog de Pelegrini

    Eu gosto de discutir política não como fé religiosa ou disputa de futebol. Gosto de discutir com exercício da cidadania. Gosto de discutir o futuro de minha cidade querida. A questão, no então, é quando se coloca a política como a mera disputar de poder entre nomes.

    Até agora eu só vejo bate-boca entre as claques dos irmãos Moura e de Juju Turista para saber quem vai sentar no Palácio dos Mármores. No caso do grupo ricardista, uma certa agressão contra os que defendem o campo democrático-popular como se o PT fosse o culpado da derrota do “Grande Timoneiro” Ricardo/Luciano Moura. E exatamente a preocupação com “o estado da nossa cidade” não é levado em conta!

    O que eu quero o debate de IDEIAS, não a disputa de NOMES. o grupo em torno do PT ainda tem um PROJETO MUNICIPAL para o nosso município. Cadê os projetos de Juju e dos irmãos Moura? Qual é o posicionamento dos grupos de Juju e de Ricardo sobre a vinda da UFRB para Valença? Qual é o programa cultural para Valença? Qual é política pública para agricultura, comércio, indústria e turismo que leve ao crescimento econômico de Valença? Acontece é que, quando eu me encontro com representantes dos grupos ricardista e jucelianista, eu NUNCA os vejo com propostas claras e factíveis sobre esses temas – só ataques pessoais e mexericos da Candinha. Em compensação, quando eu encontro com pessoas ligadas ao PT, é possível ver um debate coerente de ideias. Mesmo que discorde de um ou outo ponto, ao menos eu vejo neles projetos para essa cidade, que vá além da disputa autista pelo poder…

    Aliás, eu até lanço esse desafio: Qual seria o benefício para Valença se os Irmãos Moura viessem a governar Valença? Em que a política educacional deles é melhor do que a de Jucélia (se bem que Jucélia não mostrou nada nessa área…). Como a frente ampla ricardista vai resolver a questão da segurança? Qual a política social será adotada pela dobradinha Moura/Cabral durante o seu mandato? Quais são as propostas de política fiscal? E para o setor de Cultura (principalmente com a querela das imagens desaparecidas da Igreja de N. Sra. do Amparo? Qual é a política de juventude?

    E o mesmo eu pergunto aos defensores de Juju: De concreto, em que Valença melhorou com a administração de Jucélia, a ponto de torcemos para que ela não seja cassada? Em que a Educação, Economia, Juventude, Cultura REALMENTE avançou o toque feminino na administração municipal?

    Idem, para o grupo de Martiniano e os “independentes”.

    Sem entrar na baixaria da acusação pessoal, gostaria de ver aqui um debate de projetos, se é que as pessoas que “discutem” politicagem saibam o que é isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *