Cairu: Secretaria de Turismo capacita trabalhadores informais de Boipeba, Gamboa e Garapuá.
A Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, através da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizou Cursos de Qualidade no Atendimento e Manipulação de Alimentos para trabalhadores informais –ambulantes- de Boipeba, Gamboa e Garapuá, no período de 25 de abril a 06 de maio. A capacitação teve como objetivo a qualificação profissional para um amplo conjunto de agentes econômicos envolvidos direta e indiretamente com a atividade turística no município. Além dos trabalhadores informais também participaram barraqueiros, funcionários e proprietários de restaurantes, bares e lanchonetes. Um total de 88 alunos foram capacitados nas três comunidades. Com carga horária de 40 horas, os cursos foram divididos em 04 módulos: CompetênciaInterpessoal; Qualidade no Atendimento; Conscientização Turística; Higiene e manipulação de alimentos.
“Qualificar e envolver cada vez mais o cidadão cairuense na atividade turística, proporcionando emprego, renda e qualidade de vida nas comunidades. Essa é a missão da Secretaria de Turismo” lembra Júlio Oliveira – Secretário de Turismo de Cairu.
Os alunos tiveram aulas teóricas e praticas de Higiene pessoal (condições de saúde, doenças e lesões, comportamento pessoal, visitante), Condições das instalações de produção, Controle integrado de pragas (insetos, roedores e pássaros); Programa de qualidade da água; Tratamento do lixo; Transporte/acondicionamento de alimentos;Garantia e controle da qualidade; Limpeza e sanificação de equipamentos e utensílios;Qualidade da matéria prima e ingredientes; Recebimento de matérias primas e estocagem.
Segundo Michele Oliveira – Coordenadora de Turismo da SETUR “a parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e UNEB proporcionou em dezembro do ano passado essa mesma capacitação para mais de 150 Ambulantes no Morro de São Paulo e agora as comunidades de Gamboa, Boipeba e Garapuá. Contamos com o apoio da Superintendência Administrativa da Gamboa, em Garapuá com o apoio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e em Boipeba com o apoio da equipe do Serviço de atendimento ao turista – SAT” disse Michele.A Secretaria de Turismo em parceria com o SENAC, SEBRAE e UNEB pretende realizar ainda esse ano qualificações profissionais e empresariais na área de turismo para a sede (Cairu), Galeão, São Sebastião (Cova de Onça), Moreré e continuar as ações em Gamboa, Garapuá, Boipeba, e Morro de São Paulo.
Jamille Soares
Assessora de comunicação/PMC
Nos bastidores da política tudo pode mudar no próximo segundo.
Conterrâneos, Matéria elucidativa que demonstra muito bem uma área bem superficial do meandros da política. Ocorre que os atores são…
Marcel, eu acredito que sim, afinal de contas é um serviço que o posto oferece como cortesia para atrair seus…
Pelé, Apesar deste serviço não ser cobrado será que pode ser reclamado como um direito do consumidor? Algum leitor advogado…
Boa tarde mim chamo Maria carmelita e vigem muita vez e para mim foi a melhor gestão de carro na…