A vida e a morte continuarão a ser um mistério
Do perfil de Maurício Sena no Facebook
É difícil até falar sobre o assunto. Perder um amigo querido, pai e companheiro exemplar é um choque para qualquer sociedade. Dos grandes homens dessa terra, Ricardinho, com absoluta certeza, pertence ao rol dos melhores. Um homem que utilizou a sua fé como instrumento de cidadania e ultrapassou o limite da simples satisfação pessoal que geralmente se busca no exercício da religiosidade. Conseguiu dedicar seu tempo ao trabalho, à família, aos amigos e ao próximo com equilíbrio e dedicação.
Não existe resposta fácil para a pergunta que nos fazemos agora. A vida e a morte continuarão a ser um mistério. Por mais que tentemos compreender estaremos sempre um passo atrás.
Vivemos um momento de banalização da violência, que já ultrapassou o limite do suportável. Estamos engasgados e revoltados com a estupidez e a indiferença que toma conta da nossa cidade. Temos a sensação de que a vida aqui é menos importante.
Quero aqui citar meu amigo Everardo Lima Ramos Júnior, que entre tantos depoimentos, se destacou pela lucidez, sensibilidade e objetividade. Dizer também que a raiva e o ódio que tantos outros também externaram é perfeitamente explicável, porém se afasta enormemente do objetivo maior de alcançar uma cidade mais justa e socialmente equilibrada.
Para Ricardinho cito um trecho de Renato Russo, vá em Paz meu amigo, aqui ficaremos bem.
"Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão"
A policia civil de Valença já prendeu um dos autores da morte de Ricardo
Meu amigo pelegrini, É difícil achar palavras neste momento de tristeza e dor, principalmente pela forma em que tudo aconteceu. José Ricardo Queiroz Alves era um cara sensacional, fora de série, e me deu uma sobrinha maravilhosa como esposa,a qual me deu uma família em valença, pois não sou daqui e aqui vim apenas para estudar, como você sabe,aqui não tinha parentes até conhecer Dona Regina Queiroz e família. Na hora que soube da morte,ainda no hospital, primeiro chorei muito e saí daquele hospital tão revoltado , desesperado, levei minha esposa e sobrinha para ficar com os pais e saí com ódio no coração e querendo achar o cara que tinha feito isso com meu padrinho querido, mas depois caí na real,e como cristão que sou, Deus me mostrou que precisava mesmo naquele momento era chorar junto daqueles que choram, consolá-los e viver este momento de luto. Agora, fico aqui pensando,e pedindo a Deus sabedoria para juntar esforços no intuito de atenuar a criminalidade de valença, como transformar”o luto em luta”, e não só por ricardo mas por todas as pessoas que tem morrido todos os dias na cidade de valença, por todas as pessoas que têm medo de sair de suas casas e andar pelas ruas da cidade.Valença está manchada de sangue, e a pergunta é o que vamos fazer? Quantas pessoas mais vão precisar morrer, está na hora de estudar a fundo a criminalidade de valença e propor medidas eficazes para a solução do problema. O primeiro passo é todos buscarmos um sentimento profundo de cidadania e compreender que se ficarmos de braços cruzados apenas esperando pelas autoridades, não chegaremos a lugar algum, mas se mudarmos, saindo da inércia que nos toma neste momento,não esquecendo tão rápido o que passou, apenas esperando pela próximo homicídio; entendendo que cada ação ou omissão nossa contribui direta ou indiretamente para a violência da nossa cidade,e que somente agindo juntos teremos uma valença melhor, mais digna, mais humana, mais responsável, uma valença nunca vencida. Convoco a todos de valença para encarar de frente a luta pela paz em nossa cidade, chega de observar sem fazer nada, a hora agora é de propor políticas públicas eficazes contra a criminalidade , fiscalizar a sua aplicação pelas autoridades,e construir uma valença de paz através de atos de cidadania sabendo que a responsabilidade é de todos.
O Ricardo era uma dessas pessoas especiais que Deus manda para consolar, aproximar e ajuadar o próximo.Uma perda enorme para nós valncianos, que tivemos a sorte de conhecê-lo com seu sorriso doce, palavras gentis, olhar compreensivo.Uma festa no paraiso que o esta recebendo,, pois um espirito de luz a sua casa retorna. Que Deus o abencõe.