Audiência Pública aponta caminhos para novos cursos de ensino superior em Valença

image A construção do início das discursões para implantação de novos cursos nas instituições públicas de ensino superior no Território do Baixo Sul foi apresentada nesta terça-feira (16), através da 1ª Audiência Pública realizada no auditório no Departamento de Educação (DEDC) do Campus XV da UNEB, em Valença, envolvendo a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifbaiano).

Representando a Prefeita Jucélia Nascimento, o Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura de Valença, Joailton de Jesus afirmou ser esse um momento que se alinha com as diretrizes da atual gestão municipal, que visa promover mudanças e quebrar paradigmas. Para Joailton, a iniciativa da Uneb, e os dois institutos federeis traduzem exatamente a vontade das comunidades em opinar e construir processos que reflitam as necessidades educacionais do Baixo Sul. “Podem contar com a estrutura da Prefeitura que tem na Prefeita Jucélia Nascimento e sua equipe a vontade de construir, junto com a sociedade, uma mudança de paradigmas na nossa cidade”. Joailton também lembrou as vocações regionais, como a pesca e construção naval e sugeriu resgatar essas atividades através de ofertas de novos cursos.

A vice-reitora e pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Adriana Marmori abriu a Audiência Pública fazendo uma reflexão: “pensar cursos novos no Baixo Sul, é pensar no desenvolvimento da região”. Adriana Disse ser esse “um momento impar”. A Pró-reitora da UNEB também reconheceu que “ainda existe um distanciamento das universidades e as comunidades menos favorecidas”.

A UNEB é a maior Universidade do Norte e Nordeste do País, com 40 mil alunos matriculados em cursos de graduação e conta com 19 cursos de mestrados distribuídos nos campus espalhados pelo estado.

No final, um questionário foi entregue aos presentes e uma nova audiência pública será marcada para apresentação dos resultados das ações que serão feitas após a primeira audiência.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. LUCIANO DE ARAUJO PEREIRA disse:

    Caro Pelegrini. Sou docente do IF Baiano e gostaria de contar com a popularidade do seu blog no sentido de promover divulgação de Processo Seletivo Simplificado para vagas remanescentes para alunos dos cursos integrados e subsequentes do IF Baiano. Segue abaixo link para acesso à informação. Peço por gentileza que divulgue em seu blog para o conhecimento dos interessados.

    http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=20479

    Desde já agradeço sua colaboração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *