Valença presente no evento que sancionou a lei que garante transporte intermunicipal para pessoas com deficiência

lei Pessoa com deficiência e renda per capita de até um salário mínimo passa a ter o direito à gratuidade no transporte intermunicipal com a sanção da lei do Passe Livre Intermunicipal para Pessoa com Deficiência (PCD), nesta quinta-feira (26), pelo governador Jaques Wagner, na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O projeto de lei nº 19.585 foi elaborado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Executivo, e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia.

“Este é um momento significativo, uma luta antiga das pessoas com deficiência”, afirmou o governador. Segundo ele, o Estado devia este direito a este contingente. “Agora é implementar, fazer tudo o que for preciso para que a medida se concretize e a gente possa oferecer mais esta condição àqueles que têm que superar qualquer limitação física para se incluir na sociedade e na produção”.

A estudante universitária Telma de Jesus Nascimento é paraplégica e precisa de uma cadeira de rodas para se locomover. Natural de Nilo Peçanha, ela estuda em Camaçari e sobrevive com um salário mínimo. “Com esta iniciativa, vai ficar mais fácil para que eu visite minha família, amigos que moram em outras cidades, até porque faço um trabalho voluntário. Não vou mais precisar pagar passagem”.

A medida passa a valer em até 120 dias, prazo que o Estado tem para regulamentar, por decreto, a gratuidade no transporte intermunicipal nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário. Devem ser disponibilizadas em cada ônibus intermunicipal duas vagas para pessoas com deficiência, que a lei define como “aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial”.

Para o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, a nova lei contribui para o direito fundamental de ir e vir da população que tem deficiência e que tem renda per capita de um salário mínimo. “Estas pessoas têm dificuldade para pagar o transporte intermunicipal, que é mais caro, e agora passam a poder se locomover de uma cidade a outra para ver seus familiares, para procurar trabalho, enfim, para exercer a sua cidadania”.

A vereadora Maria Helena Queiroz Cabral participou do evento, e foi convidada pelo governador Jaques Wagner a dividir o momento ímpar com os demais participantes, uma vez que a mesma na cidade de Valença desempenha um papel em prol da defesa da classe. “Uma grande vitória para todos nós militantes na luta pelos Direitos Humanos da pessoa com deficiência. Após um ano de reuniões, manifestações, lutastravadas contra fortes interesses capitalistas, onde, Valença sempre se fez presente, os senhores deputados em consenso aprovam por unanimidade projeto de lei que trata da Gratuidade nos Transportes Intermunicipal. Uma grande vitória dos movimentos sociais que nunca temeram a luta e a consciência moral daqueles que hoje torna esse direito uma realidade, fortalecendo e motivando a exercício de cidadania.”, afirmou emocionada a vereadora.

Os beneficiários serão cadastrados com base em alguns critérios, como renda familiar per capita de um salário mínimo e laudo médico expedido por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Pode se beneficiar da lei parte dos 2,6 milhões de pessoas existentes na Bahia que apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 20% da população baiana, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Livre Notícias

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Pra quem Gosta... disse:

    … de um bom texto analítico/político, não deixe de ler a coluna de Samuel Celestino – Jornal A TARDE (B1 – Política).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *