Contrato social X violência

Por Adilson S Souza Neris

O que está acontecendo em Valença é uma demonstração da total falência das políticas de segurança pública do estado (quando digo estado, entenda-se nação politicamente organizada: união, estados e municípios).

A configuração do estado liberal, tal como o nosso, nasceu há séculos, na ideia de um contrato social (“contrato” marca a influência burguesa na sua formulação). Ele surge de um acordo entre partes com clausulas de interesses coletivos. Como função primordial dessa instituição com poderes extroversos, está a de garantir a vida e a propriedade privada. Chegaram a simples conclusão de que nem uma sociedade prosperaria se não tivesse algo ou alguém que garantisse a paz social, e que ninguém produziria riquezas sem garantias de posse.

Se não há hoje, em Valença, garantias de VIDA para o cidadão que quer viver honestamente então a conclusão é de estarmos retornando ao estado de barbárie! Ora, eu poderia citar dezenas de homicídios ocorridos aqui nos últimos dois anos, mas quero chamar atenção para um em especial, o assassinato de Valdir Moura (policial militar), as circunstancias de sua morte provaram que aqueles que têm por função defender nossas vidas estão desprotegidos. Isso é um claro sinal de que: “tem alguma coisa errada que não estar certa”.

Contudo, quero chamar a atenção de todos para a ideia de contrato social, ou seja, nós cidadão cumprimos nossa parte: pagamos impostos, obedecemos a leis, contribuímos para a paz social, por isso exigimos a contrapartida dos nossos governantes. Não é um pedido, e sim exigência. Sabemos que a violência não é um fenômeno recente na historia da humanidade e que deve ser combatida suas causas. Não é puro e simplesmente reprimir seus efeitos, verdade. Mas sabemos que incompetência na gestão de políticas públicas também não é um fenômeno recente, embora isso agora nos pareça mais evidente. Ora, governo é uma definição política de comando, ordem jurídica e etc. Logo, se a desordem impera não há GOVERNO.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Carine. disse:

    Realmente tem algo de errado com o mundo, os governos não tomam providência para acabar com essa criminalidade, por isso, que as pessoas se adaptaram a viver com tantos crimes bárbaros.Estou entristecida por tudo isso e só posso recorrer a uma pessoa, DEUS nos socoooooorre.

  2. Olho Vivo disse:

    Valença falta emprego. Sem emprego vamos ser o que!!! São mais de 30 mil desempregados em Valença. No mais que Jesus nos abençõe para buscarmos uma saida compativel com nossas necessidades bascas, Alimentação e Saúde, Educação e Acesso aos meios produtivos, Segurança e Justiça. Viva nossa Valença, viva a experança.

    Olho Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *