MEXEU COM A POLÍCIA, MEXEU COMIGO!

Quando eu digo que não compreendo sobre certos tipos de violência que acontecem em torno de nós, reforço; fico sem compreender mais ainda porque continuamos sem explicações sobre os crimes que acontecem em nossa cidade. A sociedade até já tem uma resposta na ponta da língua: ‘é porque a polícia não está aparelhada’. Por que sabemos disso? Alguém nos informou.

Pergunto: por que quando matam um policial, logo se descobre quem matou, vão à caça dos bandidos e por lá mesmo dão cabo dos marginais? E por que quando mata qualquer outra pessoa, os crimes ficam sem ser solucionados? E aí, vem a velha história, ‘é por falta de aparelhamento’. Como diz o velho ditado: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Não estou aqui querendo desafiar a policia, tampouco estou querendo condenar o seu corporativismo e culpá-los por não serem aparelhados. Mas, se a gente parar para analisar os fatos vamos ver que se a polícia quiser, os outros crimes que ocorrem aqui em Valença também podem ser descobertos. Bandido não mata polícia como mata outro cidadão qualquer. Eles sabem que se matar um policial eles vão morrer. Então, porque não se faz o mesmo na captura aos que matam os civis? Para nós não precisa matar ninguém, basta descobrir e prender, já seria um grande avanço no combate ao crime.

Não vou citar casos, aqui, mas durante o período em que se matou nessa cidade, somente os crimes em que os assassinos deixaram grandes rastros é que se desvendou o mistério. Geralmente quando os criminosos matam alguém por aqui, eles não procuram lugar, é ali mesmo, perto de quem quer que seja, sem máscara, sem querer saber se vai pegar em um inocente ou não, depois pega seu carro, sua moto, sua bicicleta ou até mesmo vai andando. E pronto.

A verdade é o seguinte: Se a polícia disponibilizasse helicóptero, batalhões, viaturas, policia especial para combater o crime em geral, com certeza já estaríamos bem mais aliviados. Mas, esses aparatos só servem para perseguir quem matou polícia ou escoltar chefe de estado. Alguém poderia dizer: mas a polícia não disponibiliza de tanto material, porque o número de crimes é muito grande, eu respondo: mas se assim viesse sendo feito, já teria diminuído o crime e com certeza não iríamos precisar mais desses aparelhos.

A polícia tem que entender que a sociedade também merece respeito. Veja o último acontecimento de crime com um policial aqui na região: toda a comunidade valenciana se mobilizou, ficou solidaria à polícia, torcendo pela captura dos assassinos. Será que é difícil dar esse retorno? Ou, só nós temos que dizer: ‘Mexeu com a polícia, mexeu comigo!’

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. Airon disse:

    Tudo é questão de cobrança pelé, se o comando geral da PM cobrar com rigor a queda dos homicidios, crimes sem solução na cidade, o delegado se dobra em dois e exige dos soldados maior rendimento, aí da resultado.
    Mas pra vim essa cobrança dos grandes, sempre tem que ter algum interesse, do tipo que vai se candidatar a algum cargo politico, aí tem que mostrar serviço.
    Fora isso o pensamento deve ser, “se estou em segurança e insento de violência, os outros que se “lixem”.

    A realidade é essa!

  2. JAIME disse:

    Pelé.A policia deu resposta quando mataram um policial,pois sabia que o MP e os DHumanos não iriam ter coragem de representar contra nenhum policial,pois o crime foi de grande comoção social

    Mas a policia fica com as mãos atadas em outros casos em que o policial vai prender e recebe um processo no MP e ainda paga cestas básicas.

    A policia hoje, está sem poder trabalhar e é um pena, pois não são aparelhadas mas tem boa vontade e sempre improvisam quando a viatura quebra,ou falta equipamento ou até com uma quantidade pequena de material humano.Foi isto que fez o policial morrer na gamboa,pois foi prender 5 bandidos com apenas 2 policiais e isso não pode acontecer.Não tem combustivel,mas se improvisa,falta muita coisa,inclusive respeito dos governantes e outras autoridades

    A diligencia no Galeão aconteceu,pois policiais foram de folga, pagaram embarcações de seu proprio bolso para fazer parte da diligencia e prender os bandidos que tiraram a vida de seu colega,por isso que foi rapido,foi um caso extraordinario,porque se a bandidagem não respeitar a polcia a sociedade estará perdida, mas no dia a dia a policia que está na ativa de plantão tem que enfrentar todas essas questões que inviabilizam ou dificultam o trabalho policial

    A policia faz muito,mas infelizmente a midia só da ibope as noticias ruins.KD que a midia fala dos furtos recuperados dia a dia.Armas tiradas de circulação,bandidos presos e flagranteados.O trabalho arduo da militar e da civil??

    A midia só fala o que dá ibope, o que dá audiencia.Ninguem quer saber que foi recuperado um bujão,ou um sofá, ou uma bicicleta, o que dá ibope são as coisas ruins que acontecem,infelizmente.Tenho parentes que são policiais e vejo seu trabalho.É muito dificil combater a bandidagem sem o apoio devido.

  3. pelegrini disse:

    Jaime, eu entendo tudo isso, acho até que a polícia faz demais. O que eu estou cobrando não é que façam o mesmo que fizeram com os bandidos que mataram o policial, mas que se mostre ao menos o que provocou o assassinato de algumas pessoas, como esse caso do Guaibim, onde bandidos atiraram em algumas pessoas num ponto de ônibus. Porque, a gente fica apavorados com isso. Precisamos ao menos compreender o que aconteceu para nos prevenir e não ficarmos dando assas as nossas imaginações. Imagina quantas pessoas deixaram de frequentar aquele ponto de ônibus e outros, quantas deixaram de sentar na porta de casa, por achar que esses atiradores são uns loucos que saem por aí atirando em pessoas? Então, precisamos saber para nos tranquilizarmos

    Obrigado por suas informações.

    Abraço,

    Pelegrini

  4. Wolf Moitinho disse:

    Caro Pelegrini,

    Devemos respeitar e ficar contente com as manifestações de inquietude de todos aqueles que expõem publicamente as suas (nossas) amarguras. Assim, Vemos, sem forças ou soluções a apresentar que o crime cresce assustadoramente em todos os rincões do nosso Brasil, e assim, sem atinarmos para os direitos passados e presentes do nosso povo, fazemos propostas descabidas (?) para solucionar os nossos problemas. Prisão Perpétua, Pena de Morte legalizada ou, até mesmo, ilegal – afirmando a possibilidade de criação de “justiceiros” ou milícias armadas, fugimos dos preceitos que nós mesmos, indiretamente, firmamos na nossa Carta Maior. Sabemos que os nossos ascendentes portugueses foram degredados que aqui aportaram, muitos sem escrúpulos, ética, valores familiares ou morais. Dominantes fizeram dos nossos silvícolas escravos e importaram também os africanos para os servirem nas lavouras.
    Somente no século XIX é que tivemos a libertação dos escravos em razão de um apelo de outros países europeus. Entretanto, essa massa de seres humanos não teve a oportunidade merecida pelo fato de servir ao país por longos anos e os governantes não atinaram sobre o problema que estariam criando para as futuras gerações. A história registra a ocupação das periferias das grandes cidades até quando o espaço ocupado fosse reivindicado, visto a sua valorização.
    Sem saúde, sem trabalho, sem moradia, sem educação oque poderíamos esperar do povo miscigenando do Brasil? Mas, nem tudo está perdido. Urge que mudemos! Temos uma arma poderosa que podemos usar: o voto.
    É preciso que conscientizemos a nossa população para os direitos estabelecidos na Constituição Brasileira.
    Recentemente, tomamos conhecimento que uma advogada peticionou à Justiça pedindo que medicamentos caros fossem disponibilizados pelo governo municipal. A Justiça acatou liminarmente o pedido e Prefeitura de Valença foi obrigada a fornecer o medicamento a uma senhora pobre da Bolívia. Isto faz parte da difusão dos nossos direitos de sorte que a população possa buscar aquilo que a lei determina que seja concedido.
    Um forte abraço,
    Wolf Moitinho

  5. POLICIAL MILITAR disse:

    PELÉ, ANTES DE CRITICAR A NOSSA BRIOSA POLÍCIA, FAÇA UM CONTATO COM O COMANDANTE DA 33-CIPM, PROCURE SABER O CONTIGENTE DIÁRIO, E VOCE TEM QUE SABER QUE ESSE PROFISSIONAL COMO OUTRO TEM SEU DIA DE FOLGA, SABEMOS QUE A VIOLENCIA EM NOSSA CIDADE É GRANDE, E SERÁ QUE É CULPA DO POLICIAL DE FOLGA A NÃO CAPTURA DESSES MARGINAIS ? VOCE ACHA JUSTO O POLICIAL DE FOLGA COM SUA FAMÍLIA, LARGAR TUDO E RESOLVER UM PROBLEMA DO ESTADO ? MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO, COM A FALTA DE PROFESSORES NA REDE DE ENSINO, UM PROFESSOR DE FOLGA, VOCE ACHA JUSTO ESSE PROFESSOR ABRIR MÃO DE SEU DIREITO E IR VOLUNTARIAMENTE ENSINAR NA SUA FOLGA FAVORECENDO O ESTADO? POIS É PELÉ, O POLICIAL NÃO É BURRO DE CARGA, E PRECISA DE SUA FOLGA COM OS FAMILIARES, MAIS UMA VEZ EU REPITO, O NUMERO DO EFETIVO DAQUELE DIA AUMENTOU DEVIDO A UNIÃO DA TROPA, ABRINDO MÃO DE HORA EXTRA,ADICIONAL NOTURNO,PERICULOSIDADE, DENTRE OUTROS DIREITOS.

  6. pelegrini disse:

    Policial, eu não estou criticando ao policial A ou B, estou criticando ao sistema, não estou querendo colocar ninguém como culpado. Eu conheço o problema da polícia de perto. Só estou querendo que a polícia ao menos tente descobrir quais os motivos dos crimes, para nos deixar a par do que está acontecendo. Isto é pedir demais?

  7. A POLÍCIA MILITAR disse:

    PELEGRINI,

    Veja no seu e – mail a realidade da polícia Militar, por isso é que não funciona.

  8. FUNCIONARIO PUBLICO disse:

    como ja foi dito por outros nesse mesmo assunto, não se pode comparar o que ocorreu no epsodio que culminou com a morte do policial com o dia a dia de nossa cidade. eu não vejo cobrar do medico pelo atendimento precario da saude, não vejo cobrar do professor pelas deficiencias da educação, não vejo cobrar dos juizes pela demora do judiciario, isso tudo acontece porque se sabe das deficiencias de cada setor, talvez voce deveria cobrar do estado que resolva tais problemas. se houve um empenho que conseguiu pegar os marginais que mataram o policial foi porque 90% do efetivo que estava na perseguição foram policiais que sairam de suas casas, abandonaram temporariamente suas familias e foram para o mangue prender os marginais que matou seu colega. seria muito egoismo de sua parte que isso não ocorresse. é como questionar um medico que na sua folga foi para o hospital para salvar outro medico que teve um AVC, ou impedir que um professor queira ensinar uma turma na sua folga porque o filho desse professor esta na turma beneficiada. uma andorinha não faz verão, se hoje a maioria dos crimes não são solucionados não é por causa da policia, pelo contontrario a policia trabalha e muito, e é por esse trabalho que a situação não esta pior. o combate é diario, mesmo com as dificuldades. portanto sua cobrança é injusta e esta endereçadas as pessoas erradas, pois os policiais civis e militares, mesmo com todas as dificuldades ja fazem mais do que realmente deveria ser feito.

  9. Clériston Soares disse:

    Pelé
    A segurança para melhorar tem que haver uma vontade do governo federal, pois é um problema nacional que envolve inclusive algumas mudaças no codigo penal voce lembra que viviamos uma iflação horrível nos anos oitenta parecia um cânçer a pobreza era muito grande a fome a desigualdade social o salario míni não chegava a 100 dolares ironicamente a violência existia porém em escala menor, muito menor, então o governo atacou o câncer da época que era a inflação e a estaguinação econômica e conseguio a estabilizção de inflação que parecia impossível quem mandava em nós era o FMI passamos a crecer coisa também que parecia impossível mas ironicamente o governo não fez quase nada pela segurança dos cidadões e até do pais a sorte é que somos um pais de paz e de maneira inversamente proporcional enquato o desemprego cai a renda cresce as vagas nas unuversidades crescem o crime que deveria diminuir cresce. portanto na minha humilde opinião enquato o governo federal não encabeçar uma cruzada nacional contra a violencia assim como fez e faz contra a inflação o cambio etc nós não vamos ver melhora só casos isolados de sucesso mas só isso.
    Clériston Soares

  10. Denilson (Nino do União) disse:

    Senhores, tenho 33anos e vivo com dignidade, mas sabem por que, antes os pais caso preciso poderiam bater em seus filhos, hoje não com uma lei inventada pelos parlamentares de Brasília, esses mesmos que ma sua maioria não fazem nada para melhorar a vida do seu humano, não digo esmolas mas sim oportunidades, melhores escolas, melhores salários sem que não haja aumento nas mercadorias, saúde para todos, esporte e lazer, mas fico triste porque como é que um pai de família ganhando 622,00 menos 8% igual a 572,24 pode sustentar uma família e poder dá aos seus filhos tudo aquilo que ele não teve, se alguém poder mim responder fico grato enquanto um deputado ganha 26.000,00 mas algumas ajudas de custo só quero saber onde o pobre vai parar, são tantas coisas que gostaria de dizer mas isso daria um livro então fico até aqui triste com nossa realidade.

  11. Guardião da costa do dendê disse:

    A policia é o ultimo recurso do estado! Qdo falta educação, saúde publica para os dependentes, trabalho, iluminação, esporte e lazer aí entra o trabalho da policia!
    Gostaria de fazer algumas considerações: 99% do efetivo eram de PMs, poucos policias civil teve o interesse no caso.
    A função Constitucional da PM é do policiamento preventivo, qdo falha entra a policia Civil, então pelé direcione seu texto a policia civil que é responsável pelo serviço de investigação, que também passam por grandes problemas estruturais e internos

  12. pelegrini disse:

    Guardião, o meu texto foi extensivo a toda a polícia.

  13. GUILERMINO DO OROBÓ disse:

    Porque nos dias de trabalhos a Policia não vai ao mangues ou nas periferias fiscalizar,fazer rondas e prender os marginais, aqui na bolivia continua os tiroteios,quando se chama a policia as vezes chega, as vezes vem e as vezes fazem vista grossas,o povo da bolivia e outros bairros sabe como é precário o serviço da PM,não sei se o poblema é da policia Militar,mais o povo paga pra ter segurança,agora porque a PM fica quase toda no calçadão e não distribue as rondas nos bairros,no calçadão existe guardas da prefeitura,policia civil e seguranças particulares,enquanto os bairros fica a desejar e quando se faz uma chamada pelo 190 é muito demorado,e as vezes não é atendido pela população.

  14. misterj disse:

    pelegrine vce e um palhaço…..rrrssss

  15. JAIME disse:

    A policia Civil investiga,recupera bens que não é propagando pela Mídia e a militar atua na bolivia,entra no mangue,circula pelos bairros periféricos todos os dias,mas o contingente é pequeno,as corporações tem poucas viaturas em funcionamento e pouca gasolina e a população não colabora com informações.Esses são apenas alguns dos varios problemas que a policia enfrenta.Além da perseguição de aluguns orgãos

  16. AS VIATURAS ESTÃO AOS CACOS! disse:

    A CULPA DE TODAS AS DIFICULDADES QUE A POLÍCIA TEM É CULPA DESSE PTZINHO QUE DEIXOU A SEGURANÇA PÚBLICA A DERIVA, HOJE NÃO TEMOS NEM VIATURAS SUFICIENTES PARA PODERMOS NOS LOCOMOVER, ´´E SÓ DAR UMA OLHADINHA AQUI NO BATALHÃO, TEMOS MAIS DE 10 MOTOS AOS PEDAÇOS PORQUÊ NÃO TEMOS COMO RECUPERÁ-LAS E AS VEZES TEMOS QUE SAIR A PÉ PARA FAZERMOS DILIGÊNCIAS!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *