QUESTÃO INDIGENA EM PAU BRASIL, CAMACAN E ITAJU DO COLONIA NO SUL NA BAHIA

Correspondente do Blog no Sul da Bahia

Estive hoje em Camacan e Pau Brasil visitando a região em torno do conflito indígena e os posseiros, onde recentemente o STF declarou a nulidade de títulos de propriedade dos chamados posseiros em áreas indígenas, e, só não pude visitar Itajú do Colonia porque todos que passam correm o risco de serem mortos pelos índios, como já foram algumas pessoas que despretensiosamente tentaram passar, já que há uma BA que corta a reserva indígena. Diante disso, tirei algumas óbvias conclusões: Ei-las

Em meio à falta de polícia para nos proteger, obtive informações dos habitantes das referidas cidades que há aqui mais de trinta viaturas da Policia Federal com agentes fortemente armados para garantir os direitos dos índios. Eu pessoalmente vi umas cinco, fora alguns veículos de apoio.

Concordo que a causa indígena tenha toda atenção do governo brasileiro, pois, são os verdadeiros donos da terra, e, os mesmos foram aos poucos sendo lesados pelos homens brancos sem que nada fosse dado aos índios em troca ou benefício do que lhes fora lesado.

Discordo da ação dos índios que fortemente armados e em bandos de jagunços, fato inaceitável, pois a lei do desarmamento está valendo pra todos, inclusive índios.

Discordo da forma como a questão indígena é amplamente vista, pois, (há muitos homens negros e brancos infiltrados nas reservas se passando por índios, mas não são índios, bastando para isto um exame antropológico,  incluindo comprovação de dna, além de outros meios de comprovação genealógica), já que os mesmos se infiltraram nas Aldeias para usufruir e usurpar as terras e benfeitorias que os homens brancos, na qualidade de posseiros fizeram.

Discordo da ação de invalidação do título de propriedade, pelo fato da posse da terra ter titularidade governamental no governo da Bahia, fato não questionado pelo governo brasileiro, além da falta de indenização das benfeitorias ali realizadas ao longo dos anos de posse que conferiu a referida titularidade aos posseiros, desrespeitando assim a lei de usucapião

Há um sentimento de revolta pelo descaso com um dos lados que ficou prejudicado, ainda que a ação do governo seja de reparo para com a causa indígena, não deve haver uma ideia corporativista de um lado, na perspectiva de prejudicar o outro, pois, os posseiros também geraram riqueza e renda nessa região. 

Espera-se do governo brasileiro uma ação que seja pacificador de ambos os lados, sem que ambas partes sejam prejudicadas numa causa que envolve legítimos brasileiros, ainda que índios, brancos, mulatos e negros, todos dignos de respeito.

Caminhada lembra Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil

A Prefeitura de Valença, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizará nesta sexta-feira (18), uma caminhada para lembrar o DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL.

SAÍDA: PRAÇA DA TRIANA

DATA: 18/05/2012 (Sexta-feira)

HORA: 14:30 h

VIOLÊNCIA CONTRA CIRANÇA E ADOLESCENTE É CRIME

DENUNCIE

0800-284-0276

Ascom – Prefeitura de Valença

Câmara de Vereadores realizará Sessão Especial com abordagem sobre o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil

Nesta sexta-feira, 18 de maio, às 9h, a Câmara de Vereadores de Valença realizará Sessão Especial quando será abordado sobre O Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil. O Evento terá a participação da Prefeitura de Valença, através Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público Estadual e Projeto Mutá. A Sessão foi indicação da Vereadora Maria Helena Queiroz Cabral, membro da Comissão de Educação e Direitos Humanos da Câmara.

LOCAL: SALÃO NOBRE DA CÂMARA DE VEREADORES DE VALENÇA

DATA: 18/05/2012

HORA: 9 h

Ascom – Prefeitura de Valença

NOVA ENQUETE PARA VEREADOR

Meus amigos, preparei uma enquete com 30 nomes de candidatos a vereador, esses nomes foram os escolhidos porque são os que mais se comentam no dia a dia da cidade. Estão de fora os atuais vereadores, os nomes mais votados serão colocados juntos com os dos atuais numa próxima enquete.

Sobre as enquetes dos pré-candidatos a prefeito da situação e do governo, ganharam Jucélia e Martiniano. Estamos preparando uma enquete de prefeito com nomes reduzidos, Aguardem!

ASSASSINATOS E INCENDIOS, O QUE É PIOR?

LANÇA Eu quero fazer aqui uma pequena retificação de uma postagem que fiz sobre o incêndio das Lojas Insinuante, onde intitulei: SESSÃO COMÉDIA: LOJA INSINUANTE INCENDEIA E VEREADOR CONTROLA FOGO COM SUPER-MANGUEIRA, na qual fiz uma brincadeira com o vereador Jorge Góes. Quero pedir desculpas ao vereador pela brincadeira, mas também quero que ele saiba que foi uma forma de protesto contra o descaso do estado para com a nossa cidade, que está desprotegida de um eventual incêndio.

O vereador sabe que aquela mangueira jamais poderia controlar qualquer chama, mas o meu arrependimento vem pela boa intenção que o vereador teve de tentar contribuir para amenizar a tragédia. Conheço Jorge Góes de longas datas e sei que ele é um cidadão servidor, gosta de ajudar pessoas, trata todos muito bem, é educado e grande ser humano.

Agora, vereador, me permita fazer uma pequena sugestão: ao invés de discutir sobre implantação de hidrantes em alguns locais da cidade, assim como o senhor e o vereador Raimundo Costa estavam falando na sessão da Câmara de ontem (15), se preocupem um pouco mais com os problemas da violência em nossa cidade, é esse o fogo que precisamos controlar. Pare para raciocinar e veja quantos assassinatos tiveram em nossa cidade nesses últimos quinze dias. E então, não é pior que incêndios bobos que acontecem por aqui?

O NOVO PUPILO DO PMDB

RAIMUNDO COSTA Outro que também anda fazendo média e propaganda do PMDB na Câmara é o vereador Raimundo Costa. O mesmo pediu para enviar ofício ao partido parabenizando pela inauguração da sua nova sede (grande acontecimento histórico!).

Raimundo Costa que é vereador pelo PP de Claudio Queiroz, aparece agora empolgado com o PMDB de Ricardo Moura, claro, eu soube que ele vai colocar sua esposa como candidata desse partido, porque ele é ficha suja e já que não pode se reeleger, pra não largar o osso… Oportunismo misturado com esperteza.

No passado insinuou que Ricardo Moura fez conspiração contra o município naquele quebra-quebra de 24 de fevereiro de 2011. Hoje que, algumas pesquisas mostram o cidadão com o percentual de 30%, faz festa para pongar. E o PMDB que acha ele o cara, já tratou de abraçar a criança. Ainda bem que não disputará mais as eleições.

Vamos esperar pra ver como esse vereador vai votar nas contas do prefeito Ramiro. Quem quiser arriscar aí, pode começar a dizer.