Valença marca presença no I Fórum de Comunicação do Recôncavo

sinterp4 Profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região participaram no dia 28, do I Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano e do Workshop "SUS para Comunicadores", na sede da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus. Os eventos foram uma realização conjunta das secretarias de Saúde (Sesab) e de Comunicação do Estado (Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia (Sinterp-Ba), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) e Associação Baiana de Imprensa (ABI). O encontro teve por finalidade debater os principais aspectos que dizem respeito à comunicação na sociedade da era da informação, mídia, eleições e saúde pública.

sinterp5 Promovido pelo Sinterp-Ba, o I Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano abordou os temas "Comunicação na era digital", "O rádio na era digital e "Mídia e eleições". As discussões foram conduzidas pelo coordenador de Rádio da Secom, Edmundo Filho, com palestras do radialista Dilton Coutinho, da jornalista Cesaltina Lélis (ex-assessora do TRE) e do diretor da Associação Baiana de Imprensa e presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD), Ricardo Luzbel.

O Fórum teve como objetivo capacitar os profissionais da região para os novos desafios da era contemporânea na área da comunicação, bem como aperfeiçoar a abordagem de temas de interesse público e apresentar as experiências vencedoras no ambiente da internet e do rádio na Bahia. Também foi uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre a legislação eleitoral e as orientações de como os veículos podem ampliar a sua cobertura na disputa de 2012.

sinterp2 Dilton Coutinho, que coordena o site Acorda Cidade de Feira de Santana, abordou o tema "O Rádio na Era Digital" ressaltando que a internet ajudará o rádio, proporcionando mais interatividade com o público. Mas, chamou a atenção para a necessidade de conteúdo, constante atualização e cuidado com as notícias publicadas. Ricardo Luzbel abordou o tema "Comunicação na Era Digital", relatando um pouco da história do site Bahia Notícias, que hoje é referência na Bahia. Fundado em 2007, o site contava com 200 acessos, e hoje, já alcançou a marca de 100 mil acessos por dia e mais de 1 milhão por mês. “Contamos com uma equipe de 20 jornalistas e um total de 35 profissionais. Inclusive, com pessoas trabalhando especificamente com as redes sociais. É uma área que só tende a crescer, pois o avanço tecnológico está acelerado e os preços dos produtos deverão diminuir cada vez mais”, explicou Luzbel. Fernando Almeida, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB e responsável pelo portal INFOSAJ/TV Recôncavo também deu a sua contribuição na apresentação: “Este debate é de fundamental importância para avançarmos no setor”.

sinterp3 Cesaltina Lélis trabalhou o tema "Mídia e Eleições", causando grande alvoroço no público. Foram muitos questionamentos sobre as coberturas em torno das eleições 2012. “Os comunicadores tem um papel fundamental na conscientização do eleitor contra a venda de votos. A Justiça Eleitoral quer igualdade entre os candidatos, por isso tem apurado com vigor. O Ministério Público também tem pegado pesado. Portanto, os veículos de comunicação precisam estar atentos às regras a fim de evitar transtornos com multas (inicial no valor de 24 mil reais) e até mesmo desativação dos veículos. Recentemente, três sites foram tirados do ar devido a procedimentos que desobedecem a Lei Eleitoral”, ressaltou Lélis.

sinterp Representando a cidade de Valença estavam o radialista da Valença FM e diretor regional do Sinterp-Ba, Ivan Costa, a assessora de imprensa da Câmara de Vereadores de Valença, Vanessa Andrade, o radialista Cláudio Carlos da rádio web EdmaisFm e o comunicador Rodrigo Mário dos sites Rolando na Orla e TV Guaibim. “Momento muito enriquecedor para todos nós, com troca de experiências e informações relevantes. Pudemos esclarecer diversas dúvidas sobre as coberturas midiáticas durante o período eleitoral. Com certeza saímos do evento com novas ideias, conhecimento e segurança para desenvolver nosso trabalho com mais qualidade”, afirmaram.

Workshop

O workshop "SUS para Comunicadores" teve o objetivo de qualificar ainda mais a produção da notícia com maior precisão para a população, orientando melhor a mídia sobre a participação na construção do SUS, acesso e oferta de serviços existentes. Foram abordados temas como o financiamento do SUS, responsabilidades dos governos, organização e estruturação dos sistemas de saúde, atuação do controle social, sistemática da assistência, legislação que regulamenta o SUS e pactuação entre os municípios para oferta de serviços.

A expectativa é que dentro de um ano grande parte dos profissionais que atuam na imprensa possam passar pelo workshop. Os participantes do evento foram certificados pela Universidade Aberta do SUS e Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia.

Fontes: Sinterp-Ba e Vanessa Andrade / fotos: Vanessa Andrade.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Ricardo Hage disse:

    Excelente evento. Abraçamos todos os amigos presentes no Forum.

    Abraço a todos e parabéns ao amigo Edmundo Filho.

    Ricardo Hage

  2. Pr. Josafá Souza Costa disse:

    Parabéns aos participantes pela reciclagem.
    Deixo um abraço a Ivan Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *