EM VALENÇA, O PRONATEC JÁ COMEÇOU NA REDE ESTADUAL
NO PRIMEIRO ANO DO PRONATEC, 720 MIL ALUNOS SE MATRICULAM NO ENSINO TÉCNICO.
Ao comentar o primeiro ano do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidenta Dilma disse que cerca de 720 mil alunos já se matricularam no ensino técnico. “Queremos ampliar esse número ainda mais”, completou. O Pronatec amplia o acesso ao ensino técnico oferecido em escolas federais e estaduais e também em escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (Sesai) e do Serviço Nacional do Comércio (Senac). “Com o Pronatec, queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, destacou. Para a presidenta, o programa também auxilia na redução da evasão escolar, uma vez que fortalece o ensino médio integrado, direcionado para a formação profissional, o que torna a escola mais atraente para os alunos.
Em Valença, sob a supervisão do Núcleo Leste de Educação Profissional da SUPROF/SEC, Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul e da DIREC-05, o PRONATEC oferta dois cursos na modalidade FIC (formação inicial e continuada). Cada curso tem carga horária de 360h e tem previsão de término em fevereiro/2013.
O Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, implantou o PRONATEC em outubro, através da SEC / SUPROF / DIREC-05, com turmas no turno vespertino. As aulas acontecem no Colégio Estadual de Valença, onde 02 turmas já iniciaram as aulas e 60 alunos estão fazendo os cursos de Atendente em Nutrição e Auxiliar de Laboratório de Entomologia Médica.
A aula inaugural dos cursos ocorreu no dia 02.10.12 e além de contar com a presença da equipe de professores que atendem aos cursos também contou com a presença de Flordolina (diretora da Direc 05) e Tiago Rios (CUT), que proferiu uma palestra sobre o mundo do trabalho. Após a aula inaugural todos os alunos participaram de uma aula interativa através de video conferência com a presença do Superintendente de Educação Profissional da Bahia, o professor Almerico Biondi Lima e do Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto.
Todos os alunos receberam fardamento gratuito para uso durante o curso.
Os alunos que concluírem os cursos serão certificados com validade em todo território nacional. A previsão é ampliar o PRONATEC em 2013, com oferta de novos cursos. (Luana Figueiredo)






Marcos Medrado o senhor perfeito o senhor deveria ter empatia pelos pais de família no qual eles estão lá no…
Você Prefeito Marcos Medrado você tem que ser profissional coisa que você não tá sendo por conta que você tá…
Talvez, se Hildecio pedir, pode destravar a obra (fiasco) da orla de Valença, prometida mais uma vez em camapanha eleitoral…
Ninguém gosta de um sorriso maroto durante um dia, e porrada o ano inteiro.
O Carlismo é uma herança triste, mais só obras não resolvem, implantar uma administração eficiente e sem apadrinhamentos, é o…