TRINTA E UM DE OUTUBRO: DIA DO SACÍ OU DO HALLOWEEN

image Pelo Historiador Prof. Ms.Francisco Neto

É muito comum quando chega o final de Outubro de cada ano nos países da Irlanda e Estados Unidos se comemorar precisamente em 31 de outubro a festa do HALLOWEEN ou conhecido no Brasil por Dia das Bruxas, sendo uma tradição muito divertida onde crianças se fantasiam de bruxas, monstros, com cetros e foices de brinquedo e saem pedindo caramelos e doces pelas casas das cidades enfeitadas com Abóboras cortadas em forma de caveira e com teias de aranha negras, que já estão preparadas com as guloseimas para ser oferecida aos pequenos bruxinhos(as) de plantao.

Contudo, temos percebido que ano após ano essa tradição está sendo transladada para o Brasil, onde colégios, parte do comercio e principalmente as escolas de Inglês festejam esta data em nosso país. Essa semana meu filho Edinho de apenas 6 anos de idade me perguntou se nós iríamos comemorar o Dia das Bruxas e fiquei pensando que no meu tempo nem se falava nesta data e sim no dia do Folclore e outras regionais.

É realmente uma pena que a nossa cultura folclórica esteja sendo trocada pela cultura Américo – Irlandesa, nada contra a culturas estrangeiras em nosso país, mas nossas crianças não podem desconhecer a nossa crença ,nossa historia e nossa cultura, colocando outra culturas em seu lugar.

Penso ser o nosso “Saci Pererê” , mais interessante do que as Bruxinhas e os monstrinhos do Walt Disney, visto que, o Dia do “Saci” também é comemorado no dia 31 de Outubro e pouca gente sabe disso em nosso país.

A lenda do Saci conta da existência de um rapazinho negro, muito esperto, inteligente de uma perna só. Surgindo no Rio Grande do Sul e se espalhou por todo país. Interessante é que a cultura africana presenteou a esta figura folclórica o Cachimbo que fica sempre a boca do saci, sendo também retirada da mitologia africana de um rapaz chamado Aroní, conhecido na mitologia como Aguê, que em Iorubá significa Perneta, que também tem uma só perna e, fuma um cachimbo de casco de caracol ,sendo um espírito da floresta. A cultura Nordestina, diferente da Africana, emprestou a historia que conta que esse rapaz não tinha uma perna ,pois a perdeu jogando capoeira justificando o porque do menino sair pelas matas pulando em uma só perna. A cultura da Europa lhe cedeu o Gorro Vermelho, que lhe dava poderes mágicos e sem ele o mesmo ficava vulnerável. Esse pequeno rapazinho cuida das florestas e se diverte com travessuras, brincando e abusando as pessoas, como um menino levado e arteiro.

Essa figura que virou símbolo do folclore brasileiro e que ganhou maior proporção no cenário nacional com o Sítio do Pica Pau Amarelo da obra de Monteiro Lobado, tem que ser cultivada entre os nossos pequenos (filhos) para que não se perca com o passar dos tempos.Por isso também no dia 31 de Outubro de cada ano, tanto as escolas, quanto os meios de comunição devem divulgar parte da cultura Brasileira que pouco a pouco estão sendo substituídas por culturas e folclores tradicionais de outros países.

VIVA ENTÃO “O DIA DO SACÍ !!!”

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. jorge disse:

    Realmente nossa crianças não podem desconhecer nossa cultura.Boa postagem Pelegrini

  2. Roberto de jesus disse:

    parabéns pela iniciativa de exaltar nossas crenças e lendas.Os Mitos brasileiros jamais podem ser esquecidos por nossa sociedade. parabéns a professor Neto que esta sempre em todos os temais ligado

  3. Sandra disse:

    Desde de criança ficava “P” da vida com quem fez isso com o pobrezinho do saci ter arracado a sua perna. Agora com a ilustração do mestre pelé eu descobri foi a danada da HALLOWEEN!. Vamos acabar com ela!!! kkkk,rsrsrs!!!.
    Brincadeira a parte, excelente postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *