EM VALENÇA, O PRONATEC JÁ COMEÇOU NA REDE ESTADUAL

image NO PRIMEIRO ANO DO PRONATEC, 720 MIL ALUNOS SE MATRICULAM NO ENSINO TÉCNICO.

Ao comentar o primeiro ano do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidenta Dilma disse que cerca de 720 mil alunos já se matricularam no ensino técnico. “Queremos ampliar esse número ainda mais”, completou. O Pronatec amplia o acesso ao ensino técnico oferecido em escolas federais e estaduais e também em escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (Sesai) e do Serviço Nacional do Comércio (Senac). “Com o Pronatec, queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, destacou. Para a presidenta, o programa também auxilia na redução da evasão escolar, uma vez que fortalece o ensino médio integrado, direcionado para a formação profissional, o que torna a escola mais atraente para os alunos.

Em Valença, sob a supervisão do Núcleo Leste de Educação Profissional da SUPROF/SEC, Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul e da DIREC-05, o PRONATEC oferta dois cursos na modalidade FIC (formação inicial e continuada). Cada curso tem carga horária de 360h e tem previsão de término em fevereiro/2013.

O Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, implantou o PRONATEC em outubro, através da SEC / SUPROF / DIREC-05, com turmas no turno vespertino. As aulas acontecem no Colégio Estadual de Valença, onde 02 turmas já iniciaram as aulas e 60 alunos estão fazendo os cursos de Atendente em Nutrição e  Auxiliar de Laboratório de Entomologia Médica.

A aula inaugural dos cursos ocorreu no dia 02.10.12 e além de contar com a presença da equipe de professores que atendem aos cursos também contou com a presença de Flordolina (diretora da Direc 05) e Tiago Rios (CUT), que proferiu uma palestra sobre o mundo do trabalho. Após a aula inaugural todos os alunos participaram de uma aula interativa através de video conferência com a presença do Superintendente de Educação Profissional da Bahia, o professor Almerico Biondi Lima e do Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Todos os alunos receberam fardamento gratuito para uso durante o curso.

Os alunos que concluírem os cursos serão certificados com validade em todo território nacional. A previsão é ampliar o PRONATEC em 2013, com oferta de novos cursos. (Luana Figueiredo)

3 Respostas para EM VALENÇA, O PRONATEC JÁ COMEÇOU NA REDE ESTADUAL

  1. Luana outubro 31, 2012 às 11:41 pm #

    Errata. No primeiro ano do PRONATE, já são 720 ALUNOS MATRICULADOS EM TODO O BRASIL no ensino técnico.

  2. Luana outubro 31, 2012 às 11:41 pm #

    720 mil alunos;;;;

  3. Luana outubro 31, 2012 às 11:43 pm #

    720 mil alunos e não 720 alunos. Obrigada.

Deixe um comentário