PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
SEC / DIREC-5 amplia formação nos municípios e efetiva o Pacto pela Educação
Professores das redes estadual e municipais do Baixo Sul integram o movimento em favor da formação continuada nas avaliações externas como a PROVA BRASIL, que este ano será aplicada em novembro, em todo o país, com os alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental, e com a 3ª série do Ensino Médio, através do SAEB.
Tal proposta atende às orientações da Secretaria de Educação, cujo desafio com o Programa Todos pela Escola, conta com o compromisso do Governo da Bahia, a adesão das prefeituras, a colaboração dos gestores, educadores e a parceria das famílias.
Essa linha de integrar as redes de ensino, em regime de colaboração, para atender às crianças desde o processo de alfabetização, vem sendo operacionalizada pela Diretoria Regional de Educação – DIREC-5, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação de Taperoá, Pres. Tancredo Neves, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Gandu, Piraí do Norte, Nova Ibiá e Ibirapitanga, dentro das ações do compromisso PACTO PELA EDUCAÇÃO – Estado e Municípios juntos para garantir o direito de aprender. Contempla a formação de professores da rede pública nos municípios, em competências e habilidades avaliadas na Prova Brasil, ou seja, nas operações mentais que o estudante deve dominar ao final dos ciclos da Educação Básica. Para a professora Flordolina Andrade, diretora da DIREC-5, “a gestão dos processos pedagógicos em sala de aula fica facilitada a partir da compreensão sobre o saber fazer com os conteúdos, ou seja, o saber pensar do aluno através do exercício da leitura e da resolução de problemas”. Segundo o professor Sérgio Dias, da rede estadual e municipal de Nova Ibiá, essa ação, além de oportuna, é valiosa, pois empreender esforços coletivos de formação pedagógica, potencializa as vontades e necessidades do corpo docente em dominar, não apenas a linguagem da Prova Brasil, mas o fazer pedagógico da avaliação por competências e habilidades. Já a professora Dulce Cristina Barbosa, da Secretaria de Educação de Gandu, diz que o curso, ministrado pelos professores da DIREC-5 – Rosângela Góes e Edilton Arandiba – traz uma abordagem prática para a ação do professor. Ela diz: “Isso é ouro pra mim!”, destacando a música de Renata Arruda que virou tema da formação. A música, cuja letra diz “de repente, o que era já não era mais. A cabeça mudou, outra cara, outra forma de ver e sentir. O que antes eu não entendia agora é ouro pra mim!”, foi entoada por todos os professores ao final das oficinas e reflete bem a mensagem que o curso trouxe para eles.
O Secretário de Educação de Nilo Peçanha, Prof. José Augusto Conceição, declara: “… parcerias como essa são uma forma de enfrentamento das questões educacionais da região, as quais só podem ser resolvidas com união de pessoas e instituições, a exemplo da SEC/DIREC-5, e da CIAPRA (Consórcio Intermunicipal da Apa do Pratigi), também promovendo e apoiando ações como a formação continuada de professores.”
Luana Figueiredo
Coordenadora de Gestão, Organização e Atendimento da Rede Escolar
COARE / DIREC-05 / VALENÇA
Deus abençoe todos vocês nessa longa batalha.
Não sei Marcel, eles nos enviaram um release só com essas informações, talvez seja segredo de justiça.
Pelegrine Quais foram os crimes?
Esse é o verdadeiro OURO de TOLO, um prefeito que só fez pintar escola ,kkkk me poupe viu
Tenho muito orgulho desse projeto