PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

direc5 SEC / DIREC-5 amplia formação nos municípios e efetiva o Pacto pela Educação

Professores das redes estadual e municipais do Baixo Sul integram o movimento em favor da formação continuada nas avaliações externas como a PROVA BRASIL, que este ano será aplicada em novembro, em todo o país, com os alunos da 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental, e com a 3ª série do Ensino Médio, através do SAEB.

Tal proposta atende às orientações da Secretaria de Educação, cujo desafio com o Programa Todos pela Escola, conta com o compromisso do Governo da Bahia, a adesão das prefeituras, a colaboração dos gestores, educadores e a parceria das famílias.

Essa linha de integrar as redes de ensino, em regime de colaboração, para atender às crianças desde o processo de alfabetização, vem sendo operacionalizada pela Diretoria Regional de Educação – DIREC-5, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação de Taperoá, Pres. Tancredo Neves, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Gandu, Piraí do Norte, Nova Ibiá e Ibirapitanga, dentro das ações do compromisso PACTO PELA EDUCAÇÃO – Estado e Municípios juntos para garantir o direito de aprender. Contempla a formação de professores da rede pública nos municípios, em competências e habilidades avaliadas na Prova Brasil, ou seja, nas operações mentais que o estudante deve dominar ao final dos ciclos da Educação Básica. Para a professora Flordolina Andrade, diretora da DIREC-5, “a gestão dos processos pedagógicos em sala de aula fica facilitada a partir da compreensão sobre o saber fazer com os conteúdos, ou seja, o saber pensar do aluno através do exercício da leitura e da resolução de problemas”. Segundo o professor Sérgio Dias, da rede estadual e municipal de Nova Ibiá, essa ação, além de oportuna, é valiosa, pois empreender esforços coletivos de formação pedagógica, potencializa as vontades e necessidades do corpo docente em dominar, não apenas a linguagem da Prova Brasil, mas o fazer pedagógico da avaliação por competências e habilidades. Já a professora Dulce Cristina Barbosa, da Secretaria de Educação de Gandu, diz que o curso, ministrado pelos professores da DIREC-5 – Rosângela Góes e Edilton Arandiba – traz uma abordagem prática para a ação do professor. Ela diz: “Isso é ouro pra mim!”, destacando a música de Renata Arruda que virou tema da formação. A música, cuja letra diz “de repente, o que era já não era mais. A cabeça mudou, outra cara, outra forma de ver e sentir. O que antes eu não entendia agora é ouro pra mim!”, foi entoada por todos os professores ao final das oficinas e reflete bem a mensagem que o curso trouxe para eles.

O Secretário de Educação de Nilo Peçanha, Prof. José Augusto Conceição, declara: “… parcerias como essa são uma forma de enfrentamento das questões educacionais da região, as quais só podem ser resolvidas com união de pessoas e instituições, a exemplo da SEC/DIREC-5, e da CIAPRA (Consórcio Intermunicipal da Apa do Pratigi), também promovendo e apoiando ações como a formação continuada de professores.”

Luana Figueiredo
Coordenadora de Gestão, Organização e Atendimento da Rede Escolar
COARE / DIREC-05 / VALENÇA

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *