DIANA FARIAS RESPONDE A COMENTARÍSTA DO BLOG SOBRE VINDA DA CAPITANIA DOS PORTOS

Um comentarista do blog me perguntou:"Pelegrini, gostaria de saber como é que está aquele projeto da vereadora Diana de implantar a Capitania dos Portos em Valença. Qual o resultado de tanto alarde na mídia?", enviei a pergunta ao e-mail da vereadora e ela nos respondeu:

De: Diana Farias

Para: blog do Pelegrini

Assunto: Resposta à solicitação sobre a vinda da Capitania dos Portos em Valença

Caro senhor,

Inicialmente, peço desculpas pela demora em responder-lhe o e-mail enviado.

Acredito ser de grande importância relatar aqui um pouco da história recente dos fatos que vêm ocorrendo com o intuito de implantação em nosso município de uma sede da Capitania dos Portos.

A idéia inicial dessa implantação aconteceu no ano de 2009, quando assumi a Vereança em nossa cidade. Por ser professora, tenho acompanhado com grande tristeza a falta de perspectiva dos nossos jovens quando concluem o Ensino Médio, principalmente na Escola Pública, cujo curso de Formação Geral geralmente não os prepara adequadamente para os vestibulares ou mesmo para o mercado de trabalho.

Por reconhecer a importância de uma instituição tão séria como a Marinha do Brasil, solicitei uma audiência com o então Comandante Muniz de Aragão na sede da Capitania dos Portos em Salvador, sendo acompanhada por Evaldo Farias, ex-Vice Prefeito de Valença, o Vereador Raimundo Magalhães Costa e o Sr. João Carlos Paes Muniz. Fomos atendidos e expus a nossa solicitação, dizendo acreditar nos benefícios da vinda da Capitania para Valença. Isso muito contribuiria para a segurança do tráfego aquaviário, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do Rio Una, além de oportunizar aos jovens valencianos um maior contato com representantes dessa importante instituição militar, vislumbrando talvez o acesso e permanência como futuros marinheiros ou oficiais. Além disso, o grande número de valencianos que hoje precisam deslocar-se para Salvador ou outros municípios para conseguir regularizar sua documentação no transporte marítimo seria facilitado.

Há de se salientar que a Capitania dos Portos já se faz presente em nosso município a vários anos, principalmente com a Campanha "Legal no Mar – Navegue com Segurança". Uma ação que conta com o apoio de diversas instituições. Mas por não terem ainda a sua sede, essas vindas são esporádicas.

Na ocasião, o Comandante Muniz de Aragão nos informou que apenas o Comando Geral no Rio de Janeiro poderia validar essa solictação e que entraria em contato conosco com a maior brevidade possível.

Para nossa alegria, dias depois fomos comunicados da resposta positiva da Marinha Brasileira. Para dar continuidade ao projeto, convidamos o Comandante Muniz de Aragão para uma reunião em nosso gabinete juntamente com o representante do Executivo Municipal. o Comandante salientou que seria necessário a doação de dois terrenos por parte do Município para construção não apenas da Agência da Capitania mas também a construção de uma Vila Militar que deverá abrigar oito famílias de oficiais que aqui trabalharão e residirão. Falou também do desejo do município vizinho de Cairu em sediar a Capitania, tendo inclusive oferecido condições favoráveis para tal.

Lembro que naquela ocasião, fui convidada pelo então Presidente Fernando Brito e participei de uma reunião na Câmara de Vereadores de Cairu, onde se encontravam representantes de vários setores daquele município, visando esclarecer as vantagens da Capitania ali se instalar. Naquele momento, fiz ver àqueles senhores que a nossa luta era para a implantação em Valença, mas que certamente iria beneficiar toda a região. Também deixei claro que a Marinha tinha intenção de num próximo empreendimento instalar em Cairu um Posto Avançado, segundo o próprio Comandante Muniz de Aragão.

Em 2010, assumiu o Comando da Capitania dos Portos da Bahia o Comandante Baltoré que esteve conosco em vários momentos em Valença para acompanhar o andamento da doação dos terrenos. Logo que a Prefeitura enviou o projeto para a Câmara de Vereadores e este foi aprovado, o Comandante Baltoré, acompanhado por uma equipe de engenharia da Diretoria de Obras Civis da Marinha aqui esteve, com o objetivo de visitar os terrenos destinados a instalação da sede valenciana, além de ter acesso a dados necessários para dar continuidade ao referido Projeto. O Comandante Baltoré, a arquiteta Vitória Manzani e as engenheiras Sandra Passos e Sonia Cunha visitaram a área no bairro Novo Horizonte e também o terreno localizado no bairro do Tento, próximo ao IFBA, antigo CEFET que está sendo desapropriado com a finalidade de doação à Marinha do Brasil. Segundo informações, a intenção da Capitania é construir uma agência do mesmo porte da situada em Porto Seguro. No mês de dezembro, recebi da Capitania dos Portos, através do Comandante Baltoré, um belíssimo quadro em reconhecimento ao trabalho e dedicação dessa Vereadora ao projeto de instalação da sede em Valença. Destinei o mesmo ao Memorial da Câmara e lá deverá ficar por algum tempo para exposição.

É importante salientar também que independente da conclusão dessa instalação, Valença já vem recebendo os frutos dessa parceria. A Escola Municipal Monsenhor André Costa, no Bairro do Tento, foi reformada recentemente pela Capitania dos Portos. Já acontecem nas escolas municipais e estaduais o Projeto Cisne Branco, que é um concurso de redação com premiação aos estudantes como incentivo à leitura e escrita, entre outros.

Concluindo, o primeiro terreno para a instalação já está legalmente doado – onde deverá ser construída a Vila Militar – e o segundo terreno aguarda tão somente o despacho da Excelentíssima Sra. Dra. Alzeni, juíza de Direito dessa comarca, para desapropriação. Informamos ainda que a Prefeitura Municipal de Valença já depositou o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) solicitado pela juíza em seu despacho para os proprietários do citado terreno, visando dar continuidade ao processo.

Espero ter respondido à sua solicitação a contento. Muito me agrada saber que essas ações deverão muito em breve trazer grandes benefícios à nossa cidade. Muito mais poderemos realizar, com a colaboração daqueles que realmente amam e respeitam o nosso município. Na oportunidade, coloco mais uma vez meu gabinete à disposição dos irmãos valencianos para sugestões de como podemos continuar colaborando com nosso município.

Obrigada.

Diana Farias – Vereadora

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. sandra disse:

    Gostaria que ela também me respondesse: Por que é permitido em Valença,ter um bordel no centro da ciddae, onde os marginais aterrorizam no Amparo?
    Por que os vereadores não denunciam as corrupções na Prefeitura?
    Por que não vão a salvador cobrar do governo do Estado já que o prefeito foge quando o bicho pega, mais segurança para nós/
    Aguardo resposta.

  2. Leo disse:

    Com esse posicionamento, Lady Dy desmascara o Tio, pois ele não disse que fez a reforma da Escola Monsenhor André? Lembro que um comentarista disse que a reforma foi só e exclusivamente feita pela Marinha. E agora Diretor de Comunicação?

  3. Marcinha disse:

    Foi o primeiro post de Jouber como Diretor de Comunicação e eu me lembro Leo – ele disse que a prefeitura fez a reforma da escola Monsenhor André.

    – E agora Jouber? Onde fica sua credibilidade?

    – Abafa o caso Pelegrini?

  4. Elena disse:

    Com esse depoimento de Lady Dy a Prefeitura de Valença está desmoralizada, assim como o Prefeito e seu Diretor de Comunicação.

  5. Mina disse:

    Com esse depoimento de Diana o prefeito ganho o trofeu do PINÓQUIO DO AMNO!

  6. Bira do sindmoto disse:

    Quando eu comento eu tenho base para o que estou comentando olhe aí…A mascara caiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *