JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES, UM GRANDE MINISTRO.

image Uma homenagem a um grande ministro do STF: Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, 7 de outubro de 1954) é um jurista brasileiro; ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil desde 25 de junho de 2003, quando nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o único negro entre os atuais ministros do STF.

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Prestou concurso público para Procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu Mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e seu Doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Visiting Scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000), e Visiting Scholar na Universidade da Califórnia, Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês e alemão. (wikipédia).

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Lina disse:

    Doutor pra mim e para a academia é quem defende TESE, o resto é médico, odontólogo, advogado, Bel em Direito, arquiteto, engenheiro… Doutor é o que esse Ministro do Supremo é: Um estudioso que produz conhecimento… O resto, é só portador de diploma e reprodutor do que está nos livros (para aqueles que chegam a ler, claro) ou meramente ventrílogo dos professores.

  2. Fred William disse:

    Ministro Joaquim Barbosa, parabéns pela sua postura, finalmente alguém para enfrentar este arrogante Gilmar Mendes. O Sr. é verdadeiramente o CARA!

  3. Péricles disse:

    Caro Ministro,

    Hoje moro em Vienna-Austria, com minha família. Sinto-me orgulhoso por ainda existir políticos como o Vsa.Exc. Por favor, continue com esta atitude e conte com a população Brasileira para moralizar este nosso País.

    Grande Abraço
    Péricles

  4. anônimo disse:

    Péricles, desde quando Ministro do Supremo é político? Sei que é senso comum que a Justiça é subordinada ao Executivo e até ao Legislativo. Seu raciocínio é basicamente de todo brasileiro. Também com o presidente que temos… Ainda piora o quadro!

  5. Francielle disse:

    Homem de garra, um exemplo para nós Brasileiros.
    Em um País onde, ser pobre e negro é sinônimo de”bandido”, o senhor mostrou que isso é pura conversa de pesoas desocupadas e preconceituosas.
    Parabén pela postura, o senhor é um exemplo a ser seguido.

  6. Francielle disse:

    Homem de garra, um exemplo para nós Brasileiros.
    Em um País onde, ser pobre e negro é sinônimo de”bandido”, o senhor mostrou que isso é pura conversa de pessoas desocupadas e preconceituosas.
    Parabéns pela postura, o senhor é um exemplo a ser seguido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *