O FUTURO JÁ COMEÇOU (Caos do trânsito de Valença)
Outro dia eu falei aqui que no futuro seria difícil de conviver com o trânsito de Valença. Esse futuro já começou. Na sexta-feira e no sábado ficou praticamente impossível circular de carro na cidade. Lembro que fui pegar minha mãe num supermercado do centro da cidade para levá-la no Bairro da Graça, simplesmente gastei 1 hora e 16 minutos para ir e voltar. Um absurdo!
Agora contamos com aquela mão dupla na ponte Inocêncio Galvão que além de atrapalhar o trânsito dificultou mais ainda para o pedestre de atravessar.
Bicicletas, carros, motocicletas e ambulantes ao longo das ruas. Fica difícil até sair a pé.
Essa é a Rua Marechal Floriano, o engarrafamento ia além da Praça da República.
Uma cena triste, um cadeirante dividindo espaço com os veículos porque não tem condições de circular na calçada, pois estão esburacadas ou são feitas de pedra.
Ambulantes invadem as ruas, fica impossível trafegar. Ou então, haja paciência!
O estacionamento de Kombis e Topics já não é suficiente para tantos veículos.
A ponte Luís Eduardo, fica parecendo um estacionamento, falo pelo fluxo de veículos sobre ela.
Há um grande número de motocicletas, que já tomam os estacionamentos dos carros e só aumenta o caos.
para os pedestres está muito pior… temos que nos atirar na frente dos carros para conseguir atravessar …
Se soltar umas vacas podemos ficar conhecidos mundialmente como a Índia brasieleira…rsrsr
Pelegrini, você que passou por várias ruas da cidade por favor informe quantos policiais você viu e aonde. Pois tenho andado pela cidade estes dias e só vi na sexta 3 policiais no calçadão e hoje uma viatura passando pela praça. Dizem as más linguas que como todo ano muitos policiais, inclusive civis, foram deslocados a serviço para o carnaval em Salvador, além dos que foram a serviço para o carnagamboa (algo necessário). Será que os marginais de Valença foram também para Salvador?
Gustavo, já estamos acostumados a viver na insegurança. O negócio é não negar o realzinho dos que pedem, fechar mais cedo, não deixar o portão aberto. O resto Deus faz por nós.
Abraço,
Pelegrini
O QUE ME DEIXA MAIS INDIGNADO É O DESCASO. NINGUÉM SE MANIFESTA DETRAN, POLICIA MILITAR, PREFEITURA, GUARDA CIVIL MUNICIPAL, NINGUÉM!!! E O CIDADÃO SEGUE SOFRENDO, E O PODER PÚBLICO SE FINGINDO DE MORTO… DESDE QUE VIM MORAR EM VALENÇA, VEJO FALAR DA BENDITA “MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO”, E DESDE ENTÃO JÁ ASSISTI A QUATRO PREFEITOS, E NENHUM DELES FOI CAPAZ DE FAZÊ-LO. E PENSE QUERIDOS AMIGOS E LEITORES DO PELEGRINI, QUE O TRÂNSITO MUNICIPALIZADO É COMO UMA “GALINHA DOS OVOS DE OURO”…
APRENDI A AMAR VALENÇA, MAS AINDA NÃO VI UM HOMEM DECENTE, ASSUMIR A PREFEITURA DE VALENÇA…
Explique ai como é essa municipalização do trânsito Rodrigo.
BOA PERGUNTA ZECA. É REALMENTE MUITO SIMPLES BASTA O PREFEITO MONTAR UMA SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DE TRAFEGO, LIGADA A SECRETARIA DE TRANSPORTE, ASSIM COMO A ANTIGA (SET) EM SALVADOR-BA QUE AGORA É (TRANSSALVADOR) E FAZER CUMPRIR O QUE DIZ O ART. 24 DO CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO.
Mais informações acesse: http://www.denatran.gov.br/municipios/orgaosmunicipais.asp
LEIA COM ATENÇÃO.
Código de Trânsito Brasileiro, no melhor e mais equilibrado espírito federativo, prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Aliás, nada mais justo se considerarmos que é nele que o cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão política.
Por isso, compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que vinte e uma atribuições. Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.
E porque nenhum prefeito fez isso? Não parece complicado e hoje existem tantos urbanistas e até pós-graduação em engenharia de trânsito.
Caro Rodrigo, e Pelegrine, se municipalizar, vai virar uma indústria da multa! Guarda municipal multando todos indiscriminadamente, guardadores cobrando freneticamente por estacionamento nas ruas (esburacadas) e ameaçando ” se o guarda passar e não tiver o ticket no vidro, ele multa e chama o reboque”. Os reboques sempre são terceirizados. Quem vai ganhar dinheiro agregando reboque na prefeitura? Quem vcs acham que vão ser os guardadores de rua ávidos por arrecadação? Rapidinho vão consertar e espalhar mais sinaleiras por toda a cidade, com qual objetivo? Educar e regular o trânsito? Não! Colocar radar de avanço de sinal. Tá certo que precisa de ordem nesse trânsito, mas indústria da multa, NÃO!!! Pelegrine, e aquela trave na ponte?
Gostei da comparação. Vamos fazer um protesto indiano no transito de Valença? levar algumas vacas e locar aquele triciclo da casa lacerda, para disfilar no transito valenciano?
A trave continua lá, Edson.
Edson F, realmente, se municipalizar essa indústria da multa vira um problemão.
Caro Pelegrini, talvez o que precisa ser feito na Ponte onde foi colocado a Trave, é tirá-la e colocar Um Entrave. Rsrsrsrs!
É simplesmente risível aquela trave alí! Até concordo que a Ponte seja de mão dupla, mas, colocar trave em ponte que já é estreita e apertada, é ato pra análise paranóico!
Nota-se que na ponte da CVI também tem uma trave tão estreita e apertada que se um jegue deitar, o rabo fica de fora. A tal trave dessa ponte é pra evitar que passe caminhões pesados, já que a ponte não suporta, mas, deveria colocar uma trave larga, porem, baixa que desse pra passar somente carros.
É mesmo coisa de aloprado! Alias, a cidade tem dessas coisa, pois, toda vez que o SAAE está fazendo reparo nas ruas, colocando cimento em cima de asfalto (só mesmo aqui em Valença), eles colocam a placa de aviso em cima do buraco, quando deveriam interditar e sinalizar a rua no início dela e não no fim, ou em cima da obra.
É coisa de Valenciano mesmo!
PELEGRIN;
O TRÃNSITO EM VALENÇA ESTÁ TERRÍVEL, MUITAS VEZES É MELHOR SAIR ANDANDO DO QUE SAIR DE CARRO NÃO EXISTE ESTACINAMENTO É UMA VERDADEIRA BAGUNÇA ESSA CIDADE.ABRÇOS.
A IDEIA DE QUE A MUNICIPALIZAÇÃO, IRA TORNAR O TRÂNSITO UMA INDÚSTRIA DE MULTA É COMUM. FOI ASSIM EM TODOS OS LUGARES ONDE ESSA MEDIDA FOI ADOTADA, MAS DEPOIS COM O PASSAR DO TEMPO ESSE “MITO” CAIU E O CIDADÃO COMEÇA A VER QUE A ENGENHARIA DO TRAFEGO É UM PLANEJAMENTO DO ESPAÇO URBANO QUE VISA ORGANIZÁ-LO, E NÃO SAIR MULTANDO INDISCRIMINADAMENTE.
CLARO QUE AS MULTAS SERÃO APLICADAS E IRREGULARIDADES PUNIDAS, MAS DO JEITO QUE ESTÁ NÃO DÁ PRA FICAR.
E ACREDITO QUE RECEBER MULTAS, OU NÃO, DEPENDE DO CONDUTOR DO VEÍCULO E NÃO DOS AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DO TRANSITO…
Já imaginaram a máquina de dinheiro? Cada carro parado nas ruas (esburacadas) pagando R$ 2,00 por 2 horas de estacionamento e tendo de renovar por mais 2 horas? Municipaliza o trânsito não…
Vai ser a maior fonte de arrecadação da prefeitura, aliás como já é de muitas prefeituras nesse país.
Nem é bom ficarmos falando isso aqui, vai que o prefeito lê e implanta isso pra já. $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
DESCULPE EDSON F. NÃO QUERO SER DESAGRADÁVEL, OU CONTRADIZER SUA OPINIÃO, PELO CONTRÁRIO, ACREDITO QUE AS DISCUSSÕES AMADURECEM AS IDEIAS… MAS SINTO-ME RESPONSÁVEL PELOS MEUS COMENTÁRIOS, E QUANDO FALO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO, NÃO FALO DE CRIAÇÃO DE UMA “ZONA AZUL”, OU ESTACIONAMENTO ROTATIVO, CLARO QUE ISSO É UMA DAS PROVÁVEIS MUDANÇAS A SEREM IMPLANTADAS. E ASSIM COMO ACHO QUE A ORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO SE FAZ NECESSÁRIA, TAMBÉM ACREDITO QUE É UMA MEDIDA NECESSÁRIA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO, AFIM DE QUE TODOS TENHAM DIREITOS E ACESSIBILIDADE AO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE. AMIGO EDSON F. NÓS TEMOS QUE PENSAR NO CUSTO BENEFICIO E NA COLETIVIDADE; E APESAR DE PARECER QUE VAI SER UMA ROUBALHEIRA, BASTA QUE A LEI DE CRIAÇÃO DA “ZONA AZUL” DEIXE BEM CLARO ONDE SERÁ INVESTIDO O DINHEIRO… EXEMPLO CONSERVAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS. NEM GOSTO DESSA FRASE, MAS VOU USÁ-LA, “PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA”. HOJE FLANELINHAS, VERDADEIROS MARGINAIS, ABORDAM NOSSOS TURISTAS PARA COBRAR O ESTACIONAMENTO, ISSO É QUE RUIM…