Prefeito Marcos Medrado Apresenta Balanço dos Primeiros 100 Dias de Governo em Evento no Theatro Municipal

Nesta quarta-feira (10), o prefeito Marcos Medrado reuniu a imprensa e autoridades locais no Theatro Municipal para apresentar um balanço dos seus primeiros 100 dias de gestão à frente da Prefeitura de Valença. O evento, promovido pela Secretaria de Comunicação, contou com a presença de cerca de 300 pessoas, que acompanharam em um telão vídeos das principais realizações da atual administração.
Durante seu discurso, o prefeito afirmou que seu compromisso é com um trabalho sério e incansável. Ele declarou que “não dará espaço para a oposição”, pois está focado em trabalhar com honestidade, “sem roubar e sem deixar roubar”.
Entre as principais promessas e projetos destacados, Medrado citou obras que, segundo ele, “nunca foram feitas antes” na cidade. Entre elas, estão:
- A construção do novo Mercado do Peixe, que está prestes a ser iniciada;
- A modernização da Feiraguay, já com projeto em andamento;
- A ampliação da Feira Livre;
- A construção da ciclovia, promessa de campanha;
- A requalificação da Avenida ACM e da Orla Marítima, que “ninguém acreditava que aconteceriam”.
Outro ponto de destaque foi o anúncio da licitação, ainda neste mês, para a construção do novo Hospital de Referência do Baixo Sul — fruto da parceria com o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues. A expectativa é de que o processo licitatório esteja concluído até o início de maio, com o objetivo de reduzir significativamente a fila da regulação na região.
O prefeito também abordou a questão do anel viário de Valença, informando que o projeto já está sendo elaborado por uma empresa contratada, com custo estimado em R$ 6 milhões. Ele espera que a ordem de serviço seja emitida em breve, para melhorar a fluidez do trânsito na cidade.
Durante o evento, Medrado fez questão de elogiar sua equipe de secretários, destacando o trabalho do secretário Rael Costa, que tem atuado de forma estratégica em várias frentes da administração municipal. Também citou o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Martins, a quem chamou de “enviado especial” para resolver as questões envolvendo o Atracadouro de Bom Jardim. Segundo o prefeito, atualmente apenas o município de Cairu lucra com o empreendimento, mas Valença também passará a se beneficiar financeiramente da estrutura.
Entre as principais promessas e projetos destacados, Medrado citou obras que, segundo ele, “nunca foram feitas antes” na cidade. Entre elas, estão:
A construção do novo Mercado do Peixe, que está prestes a ser iniciada;
– Não é verdade, o mercado do peixe ao lado da feira-livre, foi construído para este fim em outra administração, ocorre que os permissionários não mantiveram o local que se degradou com o tempo.
A modernização da Feiraguay, já com projeto em andamento;
– A implantação de camelodromo, implica em análise de dois pontos de vista, um é a concorrência desleal provocada por empresários que concorrem sem ter que arcar com os custos de um comerciante devidamente estabelecido, ofertas de produtos de qualidade suspeita… por outro lado, o município não oferece projetos para geração de empregos e rendas, não conta com um captador de oportunidades para industrialização de produtos da região, exploração agrícola, pesca e pecuária capacitada, etc.
A ampliação da Feira Livre;
– Se for para ter um projeto como o Mercado do Rio Vermelho de Salvador, ou CEAJESP de São paulo, onde se fornece alimentos com custo e qualidade compatíveis para região, eu concordo, se for como a Feira de São Joaquim aqui na Capital, é melhor nem investir nada. Vamos lembrar de oferecer aos produtores oportunidade de vender seus produtos diretamente ao público, evitando atravessadores.
A construção da ciclovia, promessa de campanha;
– Surfando na moda, espero que não acabe prejudicando ainda mais o trânsito.
A requalificação da Avenida ACM e da Orla Marítima, que “ninguém acreditava que aconteceriam”.
– Quem não conhece o que é bom ceita o que é ofertado.
O prefeito também abordou a questão do anel viário de Valença, informando que o projeto já está sendo elaborado por uma empresa contratada, com custo estimado em R$ 6 milhões.
– Fez licitação para contratar a empresa? Atenção vereadores.
Risos, O Prefeito chamou Paulo Martins, a quem chamou de “enviado especial” para resolver as questões envolvendo o Atracadouro de Bom Jardim. Segundo o prefeito, atualmente apenas o município de Cairu lucra com o empreendimento, mas Valença também passará a se beneficiar financeiramente da estrutura.
– Cairu cobra para o turista entrar e Valença vai cobrar para o turista sair? Vamos recordar o acidente recente, o que falta mesmo é a fiscalização na oferta de produtos e serviços, com qualidade e preços competitivos, salários justos e etc.
Quero deixar aqui algumas questões:
– O município ainda está alugando veículos e equipamentos?
– Já foi instalado o seu próprio posto de combustíveis, lavagem de viaturas, oficina?
– A Secretaria de Educação já tem a sua propria equipe de nutricionistas para destinar merenda escolar de qualidade aos estudantes?
– Foi implantado um serviço de avaliação da qualidade dos servidores municipais, voltado para melhoria de atendimento ao cidadão?
– Como estão as fiscalizações para impedir obras irregulares e avanço da cidade sobre o bioma MANGUESAL?
– PORQUE É NECESSÁRIO PAGAR 6 MILHÕES POR UM PROJETO, QUANDO A PREFEITURA DEVERIA TER O SEU PRÓPRIO SETOR DE PROJETOS PARA OBRAS PÚBLICAS?
– A PREFEITURA já tem câmeras nos uniformes da guarda municipal?
Eu sei, só tem 100 dias né? Mais os salários estão pagos.