Restauração do Convento de Cairu recebe consultoria de especialista italiano

                                     Paolo Pagnin Consultor da UNESCO

pagnini A Patrimoni Restaurações, responsável pela restauro da Igreja e do Convento de Cairu através de patrocínio da Petrobás, promoveu nesta quarta (19) uma coletiva de imprensa no Hotel Portal Rio Una para apresentar o restaurador italiano Paolo Pagnin que prestará uma consultoria na obra.

Paolo Pagnin é consultor da UNESCO e já trabalhou na restauração de monumentos como a Catedral de Notre Dame, Taj Mahal, Farol de Alexandria, entre outros. O principal objetivo de sua vinda à Cairu é identificar os agentes causadores de desgastes e fissuras nas pedras da fachada do Convento para assim impedir que o processo de deterioração tenha continuidade.

De acordo com Pagnin após uma avaliação mais detalhada amostras dos materiais devem ser enviadas a um laboratório na Europa para que possa ser encontrada a solução especifica do problema.

Como era comum até a década de 80, quando o Brasil ainda não dominava as técnicas de restauração em pedra, a fachada da Igreja do Convento de Santo Antônio em Cairu teve a sua parte em pedra quase que 80% revestida de argamassa de cimento. Hoje novas técnicas possibilitam a impermeabilização da pedra e o preenchimento das fissuras evitando maiores desgastes causados pela ação do tempo.

Segundo Manoel Teles, engenheiro e sócio da Patrimoni, a consultoria de Paolo Pagnin foi sugerida por Orlando Ramos, restaurador responsável pela obra,para que juntos dêem à Igreja e ao Convento de Cairu o mesmo tratamento dado aos monumentos mais importantes do mundo,alguns deles por ele restaurados. Manoel Teles também enfatizou a importância do apoio dado pela Prefeitura Municipal de Cairu ao restauro.

Desde 2007 a Igreja e o Convento de Cairu,monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vem passando por uma restauração completa englobando cobertura,alvenarias, paredes, esquadrias, azulejos, fachadas, forros, pisos, imagens,pinturas,revestimentos em ouro,mobiliário,bem como  serviços de readequação funcional.

Nesta fase, cujo contrato se encerra em maio, deverão ser concluídos todos os trabalhos relativos à restauração da Igreja, Ordem Terceira, cozinha e estacionamento. Uma nova etapa dever concluída em dezembro de 2011, toda a obra está orçada em R$ 9 milhões.

Jamille Soares
Assessora de comunicação/PMC

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. dezembro 10, 2011

    […] onde anda o Paolo Pagnin, mítico restaurador italiano do Taj Mahal, de Notre-Dame de Paris, das Cataratas de Iguaçu e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *