MERCADO DO PEIXE DE VALENÇA TEVE LICITAÇÃO ANUNCIADA, REFORMA DEVE INICIAR EM BREVE

O tão sonhado Mercado do Peixe que já teve sua reforma anunciada e emenda destinada para esse fim volta a pauta do governo através da Bahia Pesca, com licitação anunciada e reforma em breve, para alegria dos pescadores e consumidores que querem um espaço decente.

A verba para reforma do Mercado do Peixe é do deputado federal Raimundo Costa que teve a obra frustrada à época do Governador Rui Costa.

“A Bahia Pesca, empresa pública do governo baiano, anunciou uma licitação para contratar uma empresa com fins de implantar o Centro Regional de Comercialização Pescado do Baixo Sul em Valença. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29).

Pelo edital, os trabalhos são referentes à requalificação do Mercado do Peixe, o que inclui a demolição do antigo imóvel. O Mercado do Peixe de Valença foi construído em 1999. Em março do ano passado, o governo tinha assinado uma obra de serviço para iniciar as obras de reforma.

À época, o imóvel apresentava sinais de degradação física e estrutural, com a parte interna do local servindo apenas para estocar mercadorias. A venda ficava na área externa do mercado.

No projeto de reforma, o novo Mercado do Peixe de Valença teria área de 486 metros quadrados, com espaços para carga e descarga, limpeza do pescado e da caixa de resíduos, depósito de resíduos, sala de administração, vestiários masculino e feminino, sanitários, câmara fria para armazenamento de gelo, depósito e 34 boxes independentes de 1,8 m² cada”. (BN)

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Caros Conterrâneos,

    É muito importante a reforma do mercado do peixe, também é importante a MANUTENÇÃO do local evitando assim a depreciação.

    O que será investido é dinheiro público e não se pode ofertar um espaço decente sem custo para quem explora o local comercialmente, um aluguel e uma taxa de manutenção ou seja condomínio, deve garantir banheiros limpos, agua hiperclorada para higienizado do pescado e instalações e reparo da infraestrutura.
    Com uma administração bem feita do local, evita-se mais solicitações de verbas para este fim.

    Atenção- A empresa vencedora da licitação deverá apresentar desenho prevendo fluxo de produtos, boas práticas de operação do que será ofertado, água hiperclorada, APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, Tratamento de esgoto, coleta de resíduos e fábrica de gelo. Individualização do consumo de água e energia de cada box, carteira de saúde de quem vai trabalhar no local. A Bahia Pesca, a Secretaria de Saúde do Município ou Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Agricultura e Pesca, podem ofertar material abundante no tocante a tecnologias de alimentos, com a finalidade de garantir aos comerciantes e consumidores, um local adequado e com as práticas adequadas ao tipo de comércio proposto.

    Assim penso e compartilho com vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *