DIGA NÃO À CONCESSÃO DO SAAE VALENÇA!

Valença precisa tomar conhecimento de como a atual gestão municipal tem enfraquecido o SAAE, visando torná-lo incapaz de se manter e de oferecer um bom serviço à população

Sem nenhuma discussão com a comunidade, o governo municipal tem tomado decisões no sentido de sucatear o SAAE, para assim poder entregar um patrimônio do povo à iniciativa privada.

Isso vai interferir muito na vida da população. Em todos os lugares onde foi feita, a privatização ou a concessão do saneamento significou aumento de tarifas e perda da qualidade do serviço.

Na Argentina, no México, na França e diversos outros países, a população que antes aplaudia a privatização esperando melhorias, pouco tempo depois protestava radicalmente contra.

No Brasil temos o exemplo de Manaus, onde o povo tenta recuperar o que foi entregue a empresários e o exemplo de Alagoas, cuja população mais pobre sofre com a falta proposital de água.

A privatização/concessão só interessa aos empresários envolvidos.

Entregar o SAAE à iniciativa privada é antes de tudo um crime. Significa dar de presente a empresários um bem que é público, um patrimônio construído durante décadas.

Hoje o SAAE oferece, para quase 100% da população, água tratada e de qualidade, com um dos sistemas de filtragem mais modernos do Brasil.

Toda a rede de água e esgoto, bem como os diversos tipos de equipamentos, custaram muito caro e o dinheiro que pagou essa infraestrutura foi público, arrecadado através das contas de água.

Assim como qualquer empresa, qualquer família ou qualquer pessoa, o SAAE também sofre as consequências da inflação, em especial nos preços dos combustíveis, da energia elétrica, dos materiais de PVC e produtos usados no tratamento da água que captamos.

Quando tudo o que consumimos aumenta, precisamos uma vez ao ano recalcular os valores das tarifas. Quando ficamos sem recalcular esses valores, os custos para manter a empresa funcionando ficam maiores, o que acaba prejudicando a qualidade do serviço que prestamos e consequentemente enfraquecendo a empresa, que é uma instituição municipal, do povo desta cidade.

Por muitos anos o SAAE presta serviços de esgotamento sanitário. Ligações, manutenção e extensão da rede pluvial, que recebe todo o esgoto das residências, empresas, indústrias, clínicas, hospital, etc e não recebe nenhum centavo por esses serviços.

De onde o SAAE tira o dinheiro para executar tudo isso? Da arrecadação que recebemos da água tratada que distribuímos. Ou seja, a população paga pela água tratada que recebe, e o SAAE usa parte significativa desse dinheiro no esgoto.

Some-se a isso o fato de que o SAAE está há mais de dois anos sem reajustar a tarifa, pois a atual gestão não autorizou e não tem interesse em ajustar. Isso não é bom para o SAAE e consequentemente não é bom para a população, pois enfraquece nossa empresa e um dos resultados são claramente vistos nas ruas, cada vez mais danificadas.

O SAAE é uma empresa pública e não visa lucro de donos, empresários ou acionistas. Se esse serviço for passado pra iniciativa privada, TODOS, sem exceção, sofrerão as consequências.

A quem interessa a privatização/concessão do SAAE Valença? Somente a uns poucos políticos locais e empresários que irão lucrar muito às custas da população, e às custas de uma empresa municipal sólida, que cresceu por décadas com recursos próprios, trocou a rede de tubulação de amianto por PVC e ampliou sua estação de tratamento com recursos federais, sem precisar da iniciativa privada.

Fiquem de olho! Estão querendo tirar de vocês a sua maior riqueza!

DIGA NÃO À CONCESSÃO!

Participe, acesse nosso Instagram

5 thoughts on “DIGA NÃO À CONCESSÃO DO SAAE VALENÇA!

  • março 18, 2022 em 12:16 pm
    Permalink

    Interessante ele não estar preocupado com a reforma nas escolas, pra acelerar o retorno às aulas presenciais dos nossos filhos, e muito menos consertar os buracos da cidade, que são uma vergonha. Por que esse desejo todo pelo esgoto? Aí tem!

  • março 18, 2022 em 12:18 pm
    Permalink

    A cidade toda num abandono, tanta coisa pra esse prefeito fazer e a preocupação dele é com o SAAE. Jairo desde quando era vereador já não gostava do SAAE. Ele sempre teve sentimentos ruins contra o SAAE e tá se aproveitando que está prefeito para destruir a empresa que é do povo desta cidade. Por que a câmara de vereadores não abre um processo de impeachment contra Jairo pelo escândalo dos ônibus escolares abandonados na BR?

  • março 18, 2022 em 5:37 pm
    Permalink

    Sem comentário, vergonha

  • março 18, 2022 em 6:16 pm
    Permalink

    Diga não a concessão do saae

  • março 19, 2022 em 9:40 pm
    Permalink

    Passa no imaginário dos funcionários públicos que só precisa do povo quando estão a querer aumento de salário ou vai passar por algum perrengue deste tipo! Depois que estes momentos passam, eles pisam, humilham e faz todo tipo de descaso com o povo.

    Quando a coisa aperta, vem o discurso de O SAE É PATRIMÔNIO DO POVO DE VALENCA, e esquece que atendem mau ao povo, cobra mais caro por agua do em cidades do sertão, não se moderniza, gasta grande parte do faturamento os supersalários e etc.

    Eu mesmo que não considero como meu patrimônio uma empresa como SAAE!

    Tem que privatizar para ver se melhora

    (Fico só imaginando como seria o serviço se a coelba ainda fosse estatal, com vontade dos servidores públicos brasileiros. Nós estávamos era…..)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *