Opinião: Destinação final do lixo requer identificar os lixões, inclusive os que foram enterrados no passado

Por *Marcel Sant’Ana da Fonseca

Estimados amigos,

Para dar início a qualquer projeto sobre destinação final de lixo o primeiro passo é o estudo do mesmo.

Identificar os lixões, não só os que estão expostos, mais também aqueles que foram enterrados em administrações passadas, como já foi denunciado por moradores e ambientalistas locais, como saber sua composição.

Existe no mercado diversas formas de destinar lixo, algumas muito erradas e outras “menos erradas” denominadas aterros sanitários controlados.

Os chamados aterros sanitários controlados também não são tão controlados assim, vez que acidentes ocorrem no fundo destes aterros contaminando o lençol freático e também a atmosfera, reativando a fermentação do lixo todas as vezes que ele é hidratado.

Algumas empresas defendem a queima do lixo, gerando CO2 quente e outros até autoclavagem, tentando anular vírus e bactérias. É necessário salientar que estes projetos não fazem a recuperação ambiental.

Nos últimos anos, na Alemanha, foi desenvolvido equipamento capaz de fazer a recuperação ambiental, gaseificar o lixo e gerar gás natural, hidrogênio ou energia elétrica.

O município que intenta um projeto deste, resolve definitivamente seu problema com o lixo e pode prestar serviço para municípios vizinhos, ainda gerando renda para o município.

O Projeto Blue Tower, denominado para América como Torre Azul, já foi testado e aprovado com plantas na Alemanha, Índia, China e Japão.

Sua capacidade vai de 100 t ~ 500 t / dia, saibam que neste equipamento não emite gases na atmosfera, o chorume também entra no equipamento, bem como o lixo enterrado.

Antes que perguntem o valor do equipamento, posso dizer que temos que voltar ao início da narrativa, depende do estudo do lixo e no final a destinação do que é resultado da gaseificação.

Quanto maior for o equipamento, maior será sua viabilidade, portanto, o município que desejar implementar o projeto deve conhecer as possibilidades de consórcio ou mesmo da necessidades dos município vizinhos destinarem seus lixos de forma correta.

Para receber mais informações, entrem em contato comigo, (71) 98825-2922.

*Marcel Sant’Ana da Fonseca é valenciano, Técnico Contábil, empresário, Técnico em Qualidade Total da Indústria do Pescado curso ministrado pelo Ministério da Agricultura, 23 Projetos de Inspeção Federal SIF MA aprovados, Consultor de Projeto para Inspeção Federal (BAHIA PESCA), Técnico em Boas Práticas de Fabricação e APPCC na indústria de alimentos. Representou a ENERCO em dois projetos Blue Tower – Recuperação Ambiental e Geração de Energia, e Chaminé Solar – Geração de Energia Termo Eólica.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *