Bolsonaro tem inclinações nazistas e fascistas, dizem intelectuais judeus em carta

Um grupo de 230 profissionais e intelectuais judeus assinaram uma carta em que dizem que o governo do presidente Jair Bolsonaro “tem fortes inclinações nazistas e fascistas”. “É preciso chamar as coisas pelo nome”, diz o documento.

ASSINATURA

O uso de termos relacionados ao nazismo e ao holocausto para se referir a atos do governo federal e à gestão da epidemia da Covid-19 tem sido criticado por entidades judaicas. A carta, no entanto, afirma que “é chegada a hora de nós, intelectuais, livres-pensadores, judeus e judias progressistas, descendentes das maiores vitimas do regime nazista, nos posicionarmos, como atores sociais diante do debate público, sobre o atual momento nacional”. E diz, com. todas as letra: “É perceptível que o governo encabeçado por Jair Bolsonaro tem fortes inclinações nazistas e fascistas”.

ASSINATURA 2

Assinam o documento, entre outros, a cientista Natalia Pasternak, os historiadores Lilia Schwarcz, Íris Kantor e Michel Ghermen, a psicóloga Lia Vainer Schucman, os cineastas Pedro Farkas, Esther Hamburguer e Silvio Tendler, os advogados Pedro Abramovay e Fabio Tofic Simantob, a artista e educadora Edith Derdyk, e o sociólogo André Vereta-Nahoum.

“É preciso chamar as coisas pelo nome. É chegada a hora de nós, intelectuais, livres-pensadores, judeus e judias progressistas, descendentes das maiores vitimas do regime nazista, posicionarmos, como atores sociais diante do debate público sobre o atual momento nacional. É perceptível que o governo encabeçado por Jair Bolsonaro tem fortes inclinações nazistas e fascistas

É preciso chamar as coisas pelo nome.

Perspectivas conspiratórias e antidemocráticas produzem, tal qual o fascismo e o nazismo, inimigos e aliados imaginários.

Se não judeus, como o caso do Terceiro Reich, esquerdistas; se não ciganos, cientistas; se não comunistas, como na Itália fascista, feministas. A ideia de uma luta constante contra ameaças fantasmagóricas continua.

Porém há mais. As reiteradas reportações racistas e nazistas do governo Bolsonaro, o uso de símbolos fascistas e referência à extrema-direita não podem deixar dúvidas.

O projeto de poder avança. Genocídio, destruição das estruturas democráticas do Estado e práticas eugênicas estão escancaradas. Cabe a nós brasileiros e brasileiras impedir que cheguemos a uma tragédia maior.

O Fora Bolsonaro deve ser o chamado uníssono da hora. É o chamado contra o genocídio.” (Folha)

12 Respostas para Bolsonaro tem inclinações nazistas e fascistas, dizem intelectuais judeus em carta

  1. Ef maio 31, 2021 às 9:54 am #

    “judeus e judias progressistas,..”

    Judeu de esquerda. Esqueceram o que o regime socialista do Stálin fez com eles…

  2. Brad maio 31, 2021 às 9:57 am #

    O desespero de vocês começaram cedo ,vão infartar ano que vem com a reeleição do melhor Presidente que o Brasil já teve …Rsrsrs

  3. pelegrini maio 31, 2021 às 2:10 pm #

    O desespero é de toda a nação, menos do gado.

  4. pedro santos maio 31, 2021 às 2:36 pm #

    E Todos que apoiam ele e seu projeto de morte, de milicia, de ódio, desprezo ao pobre e todos os idiotas que o apoioaram e apoiam . Muita gente ainda vai morrer vamos chegar a 1 milhão de mortos por culpa de Bolsonarro e todos que o apoiam .

  5. Carioca maio 31, 2021 às 6:03 pm #

    O desespero é dos jumentos petistas pelegrini, menos das pessoas de bem!

  6. Brad maio 31, 2021 às 9:20 pm #

    Você esqueceu de colar os jumentos que comem capim e botam ladrão no colo para dormi..

  7. Brad maio 31, 2021 às 9:23 pm #

    O primeiro peido que Pedro Alves Cabral soltou quando desembarcou no Brasil a culpa foi do Bolsonaro ,deixam de mi mi mi porra ,vão tomar vergonha ,o que vocês querem é a volta do roubo ,estão com abstinência da corrupção ..

  8. Florêncio Martins LealJunior Leal junho 2, 2021 às 11:42 am #

    Dois comentários apontando roubos em admistracoes anteriores creio ser legítima politicamente. Da mesma forma podemos apontar vários desvios de conduta do atual grupo no poder Como a FAMILICIA , MICHEQUE
    QUEROZ , ADRIANO , RACHADINHAS , O CRIME DE Ajiotagem ou usura cometido pelo chefe da
    Ou mesmo o crime de curandeiros que indicam medicação sem eficácia para tratamento da covid e por aí vai a lista é grande .

    Sei que muitos fatos que acontecem são omitidos pelo sistema curral central daí recomendo a leitura de alguns informativos apesar de saber que a imprensa brasileira é comunista e esquerdista .

    Assim antes de acusar é bom olhar pro próprio rabo m

  9. Florêncio Martins LealJunior Leal junho 2, 2021 às 4:13 pm #

    Diferente de alguns comentaristas dessa matéria que parecem só ter o dedo da esquerda para apontar ilícitos . Declaro que não tenho político de estimação .

    Não sei quais os meios utilizados para receber informações. Creio ser necessário estender as fontes de informação apesar do curral central não concordar . Vamos citar algumas ocorrências deste governo de extrema direita .

    As RACHADINHAS criadas pelo TOURO chefe já tem como investigação central dois filhos e os envolvidos do tipo Queiroz a esposa e filha .
    O Sr. Adriano que foi morto pela polícia baiana foi acusado de miliciano e pessoa da casa dos genocidas , inclusive sendo homenageado na câmara municipal .
    O touro chefe tem investigação também por RACHADINHAS e gastos em seu gabinete quando foi deputado .
    A justiça tem dificuldade de trocar como crime de usura ou ajiotagem o empréstimo de 40 mil com pagamento de 80 mil .
    O TOURO pratica crime de charlatanismo e curandeirismo ai indicar para população medicamento que não serve para tratar a covid
    Esse inclusive levando muitas pessoas a morte
    Esse o crime mais grave .

    São inúmeras infrações cometidas, portanto senhores não é bom ter político de estimação ,
    Olhem para seu próprio rabo antes de falar dos outros .

  10. Edivaldo junho 2, 2021 às 9:14 pm #

    Mostrei de novo em BOLSONARO,sem dúvida nenhuma.

  11. Carioca junho 3, 2021 às 6:02 pm #

    Florêncio faça-me um favor dizer que não politico de estimação eu até acredito mas um jumento Luladrão de estimação vc tem, ai enganar quem, do jeito que fala chamando os apoiadores de Bolsonaro de gado e não olha para o rabo de jumento que quem, vai continuar se escondendo que é um esquerdista doente e apaixonado pelo Luladrão.

  12. Florêncio Martins LealJunior Leal junho 7, 2021 às 11:12 am #

    Carioca não tenho político de estimação pelo visto não é seu caso , ladrão é ladrão seja qual for a cor da bandeira deles .

Deixe um comentário