Rui é Correria

Por Emanuel Ribeiro*

Dos 11 bilhões prometidos pelo governo federal, estima-se apenas 6% liberados até agora para o combate à pandemia. Já aqui na Bahia, o governador Rui Costa, continua a manter os novos hospitais estaduais inaugurados nos últimos anos no nosso estado sem repasses do Sus (funcionam exclusivamente com verbas estaduais), já que ainda não houve o credenciamento deles pelo Ministério da Saúde.

Ainda assim, os novos leitos instalados na Bahia continuam em porcentagem distante do colapso tão temido, porém eficientemente evitado até agora, num grande esforço do nosso Governador e com a estratégia definida pela Sesab de suprir cada Território de Identidade, dividindo o atendimento médico de média e alta complexidade, chegando mais perto de quem precisa.

O Governador Rui Costa está realizando ações em todos os municípios da Bahia contra o coronavírus e a nossa região está sendo servida com hospitais regiões próximas, unidades microrregionais, centros de referência pra atendimento de pacientes do Covid, além de hospitais preparados em Salvador.

Valença e Ituberá são pólos no Baixo Sul para abranger os pacientes contaminados com agravamento do quadro, e tem unidades equipadas com respiradores entregues pelo Governo do Estado. Cairu é um dos municípios que fazem parte do consórcio CIAPRA e se uniram pra colocar uma unidade de referência pra funcionar, que deixa um equipamento público e gratuito na retaguarda, pronto para salvar vidas, caso seja necessário.

Os leitos da Santa Casa são também uma vitória da população da região que reforçará a estrutura necessária aos pacientes mais graves. Essa conquista tão esperada mostra a força e o poder da união de esforços em prol do povo.

Políticos, independente de suas posições partidárias, devem, com maturidade, reconhecer o empenho incansável de Rui.

Não se pode negar a atuação do Governador do Estado, que tem feito plantão no combate ao vírus. Não é à toa que a frase escrita no emblema do governo da Bahia é: Aqui é trabalho!

*Emanuel Ribeiro é professor e pré-candidato a prefeito em Cairu

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Jaime Lessa disse:

    Por este comentário Valença e região não tem o que temer. Esta assistência do Governador está além das necessidades regionais. Parabéns Valença e região. Só não entendi porque o Covid19 avança tão rápido na região. Dá pra entender?

  2. E professor se depender de Rui Costa e do atual prefeito der Valenca e melhor ficar dentro de casa , aqui só promessa dos políticos , esqueceram de combinar com o Covid-19 .

  3. Suca Soares disse:

    PelegrinI e cade os respiradores do Consórcio? Vc sabe quem vai arcar com esse prejuízo? O tribunal de contas vai deixar tudo por isso mesmo? Vc sabe se Rui Costa será indiciado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *