CAIRU: HILDÉCIO, EMANUEL E TERCEIRO GRUPO DISPUTARÃO AS ELEIÇÕES DE 2020
Na expectativa de acontecer ainda este ano, as eleições municipais não estão esquecidas, apesar da pandemia ser um impasse, mas o povo não esquece e torce para que aconteça ainda este ano, nem que seja em dezembro.
Em Cairu, apesar do susto que o povo da Gamboa teve com alguns contaminados por coroanvírus no mês passado, não foi o suficiente para tirar o povo do foco da política.
O quadro político de lá continua inalterado, parece que serão os mesmos pré-candidatos citados há alguns meses.
De um lado está o ex-prefeito e ex-deputado Hildécio Miereles, que já governou Cairu por três mandatos, deixando um grande legado. Em uma reunião política uma certa vez, um morador da Gamboa dizia: “onde você anda em Cairu, você lembra Hildécio, todos os lugares onde você passa tem obra dele.”
Hildécio é um forte pré-candidato a prefeito, pois tem essa força da marca do passado e os empresários reconhecem que ele foi o mentor da alavancada que o setor turístico deu em todas as ilhas. Hoje acreditam que ele pode recuperar o turismo com mais facilidade pós-pandemia pela grande experiência que adquiriu no setor.
“Hildécio tem um histórico de grandes conquistas em Cairu, foi o prefeito que mesmo sendo oposição ao governo, na época, conseguia trazer muitos recursos para o município.”, afirma Leandro, empresário do setor hoteleiro.
EMANUEL RIBEIRO SERÁ O PRÉ-CANDIDATO DE FERNANDO
Já no grupo do prefeito tudo indica que o pré-candidato será mesmo o professor Emanuel Ribeiro, só faltando Fernando Brito bater o martelo (não confundam com marreta…rsrsrs).
Os comentários em Cairu são de que Emanuel Ribeiro foi o político que mais esteve aliado ao prefeito e por isso se destacou dentre os demais na cidade, apesar de o tempo todo falarem muito os nomes de Maneca Ché, Benedito Passos e Graça Peleteiro, mas foi Emanuel que se manteve fiel ao lado de Fernando.
Lembro de uma conversa que tive com Emanuel na Ilha de Cova da Onça em janeiro desse ano, ele me dizia: “Pelegrini, eu tenho a confiança de Fernando e da esposa dele, estou sempre ao lado dos dois, será que eles vão acreditar em quem anda distante e ocupando cargos? Precisa dizer mais alguma coisa? É preciso ser próximo, ganhar confiança. E foi o que eu sempre fiz. Política é isso, você precisa estar alinhado com o gestor, o sucessor é praticamente a continuação da administração. Sem contar que, o melhor nome no momento para ser indicado por ele é o meu, eu sou o mais preparado.”, afirmava.
TERCEIRO GRUPO PODE SER UMA MULHER
O conhecido terceiro grupo, denominado “Inova Cairu”, formado por Benedito Passos, Graça Peleteiro e Ingridy, ainda está indeciso de quem será o candidato, mas tudo leva a crer que a empresária do ramo hoteleiro em Morro de São Paulo, Ingridy, pode ser a escolhida do grupo.
Ela é filha de também empresário no ramo hoteleiro, bem sucedida, no passado já fez parte dos grupos de Fernando e Hildécio, conhece o andar da carruagem. O grupo começou por ela, ela tem independência, está nessa luta há mais tempo, conhece as necessidades de Morro de São Paulo e deve ter apoio de muitos empresários de lá.
Benedito se desgastou na política por rumores e fofocas com seu nome e o do prefeito, perdeu o apoio de Fernando Brito porque tinha excesso de confiança, mas pode surgir como uma opção para o caso de Ingridy desistir.
Dona Graça, assim como Benedito Passos, negou fidelidade ao grupo de Fernando, seria uma boa opção também, mas é provável que ela não dispute e entre só para apoiar o terceiro grupo.
Hildercio fez algumas coisas no centro mais,na prereferia de Cairu como na “Tiririca”não fez nada,nem rede de esgoto, rede de luz nem rede de água lá na Tiririca, acorda hildèrcio para vc não perder de novo.estamos de olho.