CAJAIBA: REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ROLDÕES

O Instituto Bioeducar sempre se interessaram pelos moradores de Cajaíba (Maricoabo) e também pela qualidade de vida da comunidade e consequentemente modelos de produção sustentáveis. Foram procurados por produtores de azeite de dendê e perceberam a oportunidade de seguir contribuindo com o desenvolvimento local.

Ação Ambiental construíu um projeto reiterando o carácter cultural e de baixo impacto da atividade na região e, seguindo os trâmites legais junto ao órgão estadual de meio ambiente, definiu-se um parâmetro para a regularização ambiental dos roldões.

Vale destacar que este processo começou em agosto deste ano (2018) e somente agora houve uma definição por parte do órgão competente, uma vez que este tipo de atividade não estava previsto na legislação e foi necessário um estudo, tanto pela Bioeducar como pelos técnicos do INEMA.

Concluído esta etapa nos informaram que terão acesso à regularização ambiental com maior facilidade para pequenos produtores. Uma conquista que deve ser estendida a outros interessados e associações de produtores.

“Porém, é preciso não descuidar do processo produtivo e principalmente dos resíduos gerados uma vez que para obter o benefício é preciso pensar em produção em ciclo fechado e não depositar resíduos em áreas de preservação permanente”, falou Tarcísio, membro da Bioeducar.

Esse trabalho é de iniciativa da Ação Ambiental Socioambientalismo do Instituto Bioeducar.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *