O PRESENTE DE RICARDO MOURA ESTÁ QUASE NO CHÃO

Uma das mais belas arquiteturas do século XIX, construído no ano de 1849 pelo Comendador Madureira e já abrigou até D. Pedro II, “está interdidato por risco de desabamento”

Ouvindo os burburinhos sobre o prédio da Câmara de Vereadores de Valença, que segundo dizem: “foi interditado por risco de desabamento” (não chega a tanto, mas o prédio está com aspecto de abandono), deparei-me com um comentário um tanto quanto, correto e justo: “todo vereador que foi presidente dessa Câmara sempre fez uma pequena reforma, só esse último, o senhor Luiz do Boi, que estava vendo uma catástrofe acontecer e sequer deu uma pintura”. É verdade, o prédio tem plantas nascendo até no seu teto.

A melhor reforma que esse prédio recebeu desde a sua existência, foi quando Ricardo Moura se tornou vereador e presidente de lá, isso aconteceu nos anos 90. De lá pra cá os seus gestores só fizeram umas retocadas e leve manutenção. Mas faziam qualquer coisa.

Hoje, é preciso que se interdite via denúnica de um vereador para que se tomem as devidas providências. Nada contra o presidente da Câmara, mas é preciso que se questione: onde se colocou tanto dinheiro que essa Casa recebeu no decorrer de quase dois anos? Será que não deu pra tirar uma pontinha pra se fazer a manutenção do prédio? Será que foi preciso fazer uma denúncia para chamar a atenção? Não poderiam evitar gastos com algum contrato (desses que se faz para ajudar os apadrinhados), para sobrar algum dinheiro para fazer essa manutenção?

Triste Valença!

Tudo começa quando o prefeito diz que teria que fazer o senhor Luiz do Boi presidente da Câmara, alegando que aquilo era um presente prometido ao mesmo. Aí eu pergunto: qual a responsabilidade que alguém tem sobre um bem, ganho de presente? Nenhum. Já não temos cuidados com os bens adquiridos com esforço próprio, piorou com esses que vem de graça, sem responsabilidade.

Escreveremos mais uma página dessa triste história de nossa cidade, desta vez, alertando aos nossos conterrâneos (os que mais reclamam de erros dos nossos políticos), para que observem o quanto nós erramos quando elegemos gente que não tem compromisso com nossas políticas.

Enquanto isso: a Câmara de Cairu, um município que tem o duodécimo que é menos da metade que o de Valença, constrói réplicas de seus antigos casarões e um desses que hoje funciona a Câmara de lá é uma das mais belas câmaras da Bahia. Conforto, tecnologia e acima de tudo: competência, responsabilidade com o erário!

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. plinio.cardoso filho disse:

    Pele; Boa nota; Esses jogos,políticos vencidos,só dar no que estar dando; Veja bem quem mandava, nas bandas ou territórios,de Serra Grande,quando logo cheguei,aqui,em Valença-Bahia,em 1980,era o senhor,tal de Lelo,ou lero lero,um vereador que nada fazia,por seus eleitores á não ser,por sua família,que lá residem,então,o povão que já estava cansado,das enrolações,desse tal de vereador.Lelo,deu um voto de credibilidade,ao então Luis da Vaca,ou Luis com os Bois,e haja churrasco,para meu mui amigo Ricardo Moura,e seus secretários,os de sempre,João Carlos Muniz,Franque Roseira,o mais recente,Paulo Martins,e etc etal,veja onde é que,esse jogo,antigo,estar,se finalizando; Dinheiro,para consertar,os alambrados,da ponte,antiga não tem,o dinheiro,que foi desviado,das obras,da boa praça,que envolve,colocações,de equipamentos,esportivos,até agora,o setor jurídico,dessa gestão,não correu atrás,o dinheiro,dos calçamentos,das ruas,que ficam atrás,do antigo Hipper Monteiro,também; mas temos que dormir,com esse barulho,mal feito,e engolir,seu Valter Baratão,levando a bateca,de vinte mil reais,para nada fazer;é por isso que seu Luis da Vaca,conjuntamente com os outros edis,fazem,com o dinheiro,das transpirações,de nossos impostos,e brinca de fazerem,reformas; Que beleza em Pelegrini! ???????????????????????????????????.

  2. SE LIGA GORDO! disse:

    QUANDO A GENTE QUER ALGUMA COISA JUNTO AOS ÓRGÃOS DA PREFEITURA E PROCURA MANOEL DE FAUSTO PARA QUE ELE FAÇA O PEDIDO DIRETO COM O PREFEITO O MESMO DIZ PARA TODO MUNDO OUVIR QUE NA PREFEITURA TEM TRÊS´PESSOAS QUE MANDAM, ELE, RICARDO E BETO E MAIS NINGUÉM. LEMBRO QUE A CHAPA ERA COMPOSTA POR RICARDO E BETO. SERÁ QUE MANOEL DE FAUSTO PENSA QUE PRESIDENTE DE PARTIDO TAMBÉM É ELEITO QUANDO O CANDIDATO DO PARTIDO CONSEGUE GANHAR UMA ELEIÇÃO?
    TENHO CERTEZA QUE A HISTÓRIA DA ATUAL GESTÃO SERIA OUTRA SE NÃO FOSSE A GANGUE INSTALADA EM VÁRIOS SETORES DESTA ADMINISTRAÇÃO.
    SE LIGA GORDO!

  3. salomao disse:

    Tenho curiosidade em ver como esse Plinio seria como locutor de radio.Acho que teriamos um Varela em Valença.Grande talento.Parabens pelos comentarios!!!

  4. Status Político disse:

    O problema é o STATUS POLÍTICO de Ricardão. Quem outrora restaurou o Palacete Neoclássico junto com a UFBA, agora, sem STATUS POLÍTICO, vai deixar a cancela aberta pra boi entrar. Acredito que é hora de chamar a Mulher Maravilha para resolver essa pendenga, afinal o STATUS POLÍTICO dela resolve tudo enquanto Jairo não chega. Depois que Jairo for prefeito, de uma coisa não podemos nos queixar: Lisura, respeito e transparência no trato do bem público.

    E se Jairo receber apoio do DEM e PT juntos em uma eleição, bicho, eu vou ser o primeiro a denunciar esse caldeirão ideológico e essa farsa aos partidos de diferentes correntes políticas.

  5. pelegrini disse:

    Status, o PT de Valença virou pó, não adianta querer restaurar nada. Só existem duas forças políticas em Valença agora, Jucélia e Jairo. Se o PT quiser, pode se juntar aos nanicos pra ver se consegue se reerguer.

  1. novembro 20, 2020

    […] da Casa como um “presente” do prefeito Ricardo Moura e depois retribuiu deixando o prédio sem manutenção e abandonado quase no chão. Se for verdade, eles agora querem derrubar o prédio de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *