QUAL a DIFERENÇA entre BLOG e JORNAL?

image

Railton Ramos*

Se partirmos das bases conceituais do blog e do jornal, os dois são ferramentas que guardam grandes diferenças.

Jornal é notícia, meio de comunicação “impresso”, gerado por atividades jornalísticas, com bases em técnicas de seleção e organização das informações, que acabam indo para as mãos dos leitores em papeis e formados variados. Fazer jornal é, antes de tudo, ver, ouvir, escutar, analisar e dar acabamento gráfico às informações. É ter o jornalismo como “cachaça” e “endoidecer” com a linha de produção enquanto a nova edição não sai do prelo e vai para as ruas.

Mas, deixando de lado o meio em que são veiculados e o grau de “formalidade” inerente à maioria dos jornais, aqui tratamos do jornal impresso em papel, BLOG e JORNAL prestam, no fundo, a uma mesma função, que é a da COMUNICAÇÃO. A diferença aqui é contida no fato de que o Blog é um site (sítio) flexível, de rápida atualização, filho da colonização estabelecida pela internet, que lida com o denominado hipertexto, uma espécie de elemento pertencente ao mundo do “formato digital”, composto de informações emitidas por textos, palavras, imagens, sons e o que vier.

Entretanto, quase todos os jornais atualmente também são publicados na internet, utilizando amplamente – e em melhor escala – todos os recursos oferecidos pelo universo virtual. Neste ínterim, Blog e Jornal são quase sinônimos! Não chegando a ser porque, grosso modo, um blog típico é construído num sistema de informática mais fácil, utiliza uma linguagem fora dos padrões dos meios de comunicação e, o mais importante: interage mais instantaneamente com os seus leitores – que também viram escritores – ao deixarem comentários num espaço específico.

Enfim, num blog o ambiente é muito mais pessoal, informal. Nele as pessoas falam de forma espontânea. É uma ferramenta de comunicação que pode servir para mover o mundo, já que a “rede” sabe como ninguém aproximar as pessoas na difusão de infinitas idéias.

* Railton Ramos é Editor do Jornal Costa do Dendê; Editor do Jornal do Vale; Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de Cairu

Você pode gostar...

50 Resultados

  1. HUMBERTO PALMA disse:

    CONCEITUALIDADES…

    O cara que escreveu isso tudo aí em cima foi de uma precisão cirúrgica, como diria o meu amigo distante Daniel Soares Figueirêdo…

    Parabéns!

  2. Elena disse:

    Obrigada jornalista Railton Ramos (não sabíamos seu nome, pois você assinava aqui como Rai Ramos) por atender nossa solicitação e por contribuir para melhor entendimento dos leigos sobre o assunto. Na verdade, esse pedido nasceu em função de algumas pessoas confundirem jornal com blog… E compreendemos que jornal é um meio de comunicação elaborado por um profissional, com uma linha editorial e com caráter investigativo e informativo, já o blog, é uma página pessoal de comunicação feito normalmente por uma pessoa que gosta de escrever (não sendo necessariamente jornalista, embora muitos jornalistas hoje tenham blogs hospedados em jornais e revistas). Certamente a interação entre blogueiro/autor do texto e leitor/comentarista, é sem dúvida um dos grandes atrativos do blog, já em um jornal, mesmo online, isso se processa de uma forma muito mais formal, abrindo-se exclusivamente um espaço para comentários, sem retorno do jornalista. Em alguns bloges, como é o caso do de Pelegrini, a interação é tão grande que os comentaristas trocam comentários entre si… Isso em um jornal pode até acontecer, mas a dinâmica é completamente distinta… Em um blog, existem arquivos e se pode voltar ao post sempre que desejar, em um jornal isso não acontece… Não é por acaso que se diz muito no meio jornalístico: “Essa notícia é velha, li no jornal de ontem”… Jornal é amplo, cobre todos os assuntos e tem compromisso com isso e normalmente um blog, tem várias categorias, pois o autor tem suas preferências… O de Pelegrini, por exemplo, trata de “política e cotidiano”… Mas existem mídias específicas de música, poesia, fotografia, artes plásticas, pais, brinquedos infantis, maquiagem, moda, decoração, economia, humor, etc. Claro que tanto um quanto outro, são ferramentas indispensáveis para a comunicação e entretenimento, mas um jornal tem uma postura profissional, uma conduta, tem repórteres, revisores, editores e um blog, a linguagem utilizada foge um pouco dessa rigidez, deixando o leitor/comentarista muito mais próximo do assunto, além da possibilidade do diálogo entre comunicador e outros comentaristas, como já falei anteriormente.

    Mais uma vez, obrigada jornalista Railton Ramos, tenho certeza que agora a diferenciação ficou muito clara e caso os seus jornais – Costa do Dendê e Jornal do Vale tiverem versão online, peço que deixe os sites.

  3. Shamina disse:

    Parabéns jornalista… Eu como quero trabalhar em uma redação, vejo pelo seu relato o que me espera, neh? Mas é como você diz, é uma “cachaça”, embora eu não beba, rs… Amei seu texto… Uma vez eu fiz um blog, mas não tinha tempo de atualizá-lo, então tornou-se impossível sobreviver… Para se ter um blog, é preciso dedicar-se a ele… Fico imaginando o tempo que Pelegrini gasta com o dele, pois o gerenciamento de tantos comentários é complexo, além de tantas postagens atualizadas… Mas é isso ai… Pra quem gosta, é prazeroso, inclusive porque vejo que o único “patrocinador” do Blog de Pelegrini é a sua sorveteria, não é mesmo?

    Assim que for possível, buscarei ler seus jornais… Gente, com esse post, me despeço por hoje… Rs, acho que comentei em todos, viu Pelegrini… Haja trabalho pra você!

  4. OS TRAIRAS DE VALENÇA disse:

    Dentro de valença eu sou mais o blog, unico e de verdade é o de pelegrine,traz boas informações,faz um bate papo, dar explicações diária como um administrador publico deve trabalhar,faz alguns vereadores trabalhar melhor,quer dizer isso tudo diariamente, o jornal não, as vezes só de 45 a 60 dias, o povo não quer mais saber de noticias velhas,quer dizer aqui em valença que é uma cidade com mais de 100mil habitantes e tem uma região formada com mais de 20 municipio deveria ter um jornal de ponta, de atitude,o baixo sul esta morrendo por falta de melhores informações,principalmente com os administradores de prefeituras que deixa a desejar,o papel do jornal é informar os desmantelo das prefeituras e de seus prefeitos,o maior poblema é que ainda existe alguns jornais´que é chapa BRANCA só faz o que o prefeito manda, só tira foto de ruas pintadas e algumas obras de fachada, as periferias nenhum jornal daqui ja tirou fotos e colocou em sua primeira pagina,POR ISSO QUE ACREDITO SÓ NO BLOG DO PELEGRINE,FAZ UM PAPEL BRILHANTE EM AJUDAR O POVO VER OS DESMANTELO DE alguns PREFEITOS armengueiros e ENGANADOR.

  5. visão politica 2012 disse:

    Se os jornais de valença não fosse chapa BRANCA, a coisa seria melhor, o povo dava apoio em suas colunas,o poblema é que alguns jornais só trabalha em busca de ajudar só o prefeito, aí fica um jornal de 40 dias,quer dizer quando a noticia chega o povo nem olha mais,o blog não, é todo dia,tem imagem diário,mostra os armengues de cada prefeito,fala com seriedade dos fantasma, dos laranjas,e mostra com seriedade as denuncias que alguns vereadores ainda tem coragem de fazer a cada ministério publico,mostra como um vereador se comporta a cada sessão,as atitude do prefeito em suas manifestações populares e tudo que a politica baiana traz de melhor e ruim,tudo no ato, sem o dedo do prefeito, FORTE ABÇO PELÉ.

  6. FOFOQUEIRO DE JESUS disse:

    Pra se ter um bom jornal e um bom blog não é preciso esta colodo nas asas do prefeito,o povo quer informações de verdade,aqui no baixo sul quase todos os jornais são verdadeiros chapa branca, só faz o que o prefeito manda,alguns donos de jornais vive ainda do salário do prefeito,A REGIÃO DO BAIXO SUL PRECISA DE UM JORNAL QUE FALE A VERDADE,QUE MOSTRE OS DESCASOS DE ALGUMAS PREFEITURAS,A SOCIEDADE NÃO AGUENTA MAIS VER TANTOS DESCASOS COM AS VERBAS PUBLICAS, PARECE QUE VALENÇA TEM EM MÉDIA 8 JORNAIS, mais nenhum faz seu papel. Parabéns pela postagem Railton.

  7. pelegrini disse:

    Marcelo, você viu como o Santos ainda deixou o Vicetória ganhar? Aquilo foi para não deixar muito humilhado… rsarsrs

  8. pelegrini disse:

    Pois é Mina, leio média de 10 blogs por dia, cada dia que passa vejo o mundo diferente, pessoas bacanas assim com você nos dá prazer e aumenta nossa vontade de ler. Obrigado.

  9. Pelegrini disse:

    Amigo Railton Ramos, quero aqui agradecer por você ter atendido a um membro do nosso blog, Elena, ela quando pediu o texto frisou que queria ver escrito por você. Elena é inteligente, já leu alguns dos seus comentários aqui no blog e sentiu que você teria todos os predicados para fazer o texto.

    Parabéns pelo texto, gostei da sua imparcialidade em comentar sobre os dois veículos de comunicação, mesmo sabendo que você é um apaixonado pelo jornal escrito.

    Elena já fez seu comentário de agradecimento, sei que ela gostou, porque o seu comentário, apesar de estar um pouco sentido (por problemas do blog), mas sei que ela gostou, assim como os seus colegas também devem fazer seus comentários para o texto, também agradecendo.

    Railton, sinta-se em sua casa, quando precisar de nós pode falar, e mais uma vez, muito obrigado por ter atendido nosso pedido.

    Grande abraço,

    Pelegrini

  10. Observadora disse:

    Você lê em média 10 bloges por dia, mas lê também os jornais, se atualiza, produz uma média de dois textos diariamente, ainda pesquisa ilustrações… Lê os comentários… O que Mina diz é que tudo isso gasta tempo e o único patrocinador do seu blog é a sua sorveteria. Certamente esse é um dos motivos que Visão Política 2012 não o classifica como CHAPA BRANCA… Existe independência nas postagens, pois vc é seu próprio patrocinador, seu anunciante!

  11. Cidadão de Valença disse:

    Pelegrini o meio do seu blog está muito bom, creio que quando chegar mais pra frente a tendência será de melhorar mais ainda. Tenho acompanhado sobre alguns episódios que aconteceram por aqui, como sou meio destemperado preferi não entrar nos debates. Você é uma pessoa muito democrática, vi a ofensa que um certo cidadão que se diz jornalisata fez a sua família e você ainda publicou. Evite constranger sua família camarada, não dê espaços para essas pessoas, o nível do debate com a maioria é muito bom, evite certos elementos por aqui e verá como vai melhorar a coisa. Quero parabenizar ao Rai pela excelente matéria sobre as diferenças entre blog e jornal, e dizer que esse cidadão já merece ser membro da Academia de Letras do Recôncavo, pelo grande serviço prestado à cultura da Costa do Dende. Sds.

  12. Carolina disse:

    Parabéns Railton e obrigada… Na verdade, a solicitação para sua postagem foi de todo grupo da FACOM… Já tínhamos feito dois comentários direcionados a você, mas como você não respondeu, Elena pediu diretamente a Pelegrini… Uma vez nós postamos sobre essa diferenciação e Pelegrini transformou-o em post principal e lembro-me, você comentou, mas o fato de ainda sermos estudantes, jovens e comentaristas fixos do blog, sentimos que seria interessante um jornalista competente e experiente como você elaborar o texto… Inclusive porque “algumas” pessoas não sabiam diferenciar um blog de um jornal… De um jornalista profissional de uma pessoa que gosta de escrever, tem um bom texto, mas o faz por mero prazer… Entendo que até seja compreensivo em Valença essa “confusão”, pois já conhecemos (pelo menos um jornalista) que não tem o compromisso com um texto elaborado, revisado e apresentado de forma profissional.

    Também gostaria de ler seus jornais, sendo possível, deixe os links, ok?

  13. pelegrini disse:

    Na verdade Observadora, não são minhas postagens que engrandece o blog, mas os comnetários de vocês. Outro dia um amigo me disse que mesmo eu não atualizando o blog, mas se tivesse comentários já era o suficiente, imagina o bom nível que esse blog tem!

    Abraço,

    Pelegrini

  14. Rai Ramos disse:

    MUCHAS GRACIAS…!

    A Elena, Mina – Passarei para Pelegrini versões digitais do Costa do Dendê e do Jornal do Vale (do Jiquiriçá), para que cheguem até vocês. Adoro a lucidez criativa dessa sua turma.

    A Humberto, De Jesus, Visão, Os Traíras… Está valendo suas reflexões, tá valendo!

    ____________________________________________________________________________

    A contemporaneidade parece que, finalmente, chegou ao Planeta Terra, com esse sentimento recém-adquirido, que insiste dizer que algo para ser completo não precisa estar terminado, pois a Transdisciplinaridade reinventa o que foi “concluído” há menos de um segundo, levando-nos a crer na hiperoperação desse fenômeno interativo na relação umbilical entre o Blog e o Jornal…

    Railton Ramos

  15. pelegrini disse:

    Obrigado pelas palavras Cidadão, vou seguir seu conselho, sei que você está certo. Obrigado.

    Abraço,

    Pelegrini

  16. Rai Ramos disse:

    PELEGRINI E CIDADÃO DE VALENÇA…

    PELÉ, fico supercontente com sua sincera consideração. Não tem preço, mas faz aumentar nossas responsabilidades textuais… rssss Obrigado, amigo pelas oportunidades.

    CIDADÃO, VOCÊ QUER ME MATAR DO CORAÇÃO… Dividir minhas tardes tomando chá e petiscando letras com alguns dos meus escritores preferidos ainda não está em meus planos. Rosângela Góes, Otávio Mota, Moacir Saraiva, Dr. Alfredo Gonçalves de Lima Neto, Araken Passos Vaz Galvão Sampaio, professora Macária Andrade, Dr. Mustafá Rosemberg e tantos outros enriquecem qualquer um, com seus preciosos enxertos literários. Pois é, Cidadão de Valença, tomei um susto com sua precoce indicação. Sinto-me lisongeado por suas elogiosas palavras. Obrigado, mesmo!

  17. Rai Ramos disse:

    VALEU CAROL…

    Esse grupo da Facom é de arrepiar! Pela lucidez criativa já anunciada…

  18. Camille disse:

    Railton, que bom que você escreveu… E como você escreve bem… Parabéns! O texto está claríssimo, amei… Na verdade, estávamos inquietos, pois um certo ex-comentarista que possui um jornal em Valença, escrevia agredindo Pelegrini não postou isto , não postou aquilo e por fim o chamou de “estreito” que ficava no mundinho e não noticiava o GRANDE EVENTO QUE FOI O FESTIVAL DE SANTO AMARO… Ora pois, como dizem os portugueses… Um blog “NÃO TEM QUE” nada… Essa cobertura profissional ampla é um compromisso do JORNAL, que é sem dúvida a nossa fonte de informação, seja ele impresso, online, televisivo… Blog é uma página pessoal, cuja dinâmica acontece mediante blogueiro e comentaristas… E ele tem categorias… O de Pelegrini é “Política e Cotidiano”… Acredito que pelo fato de Pelegrini ter um bom texto, ser antenado com as notícias, postar continuamente e ter comentaristas que vão de cristãos a ateus, de sisudos a bem humorados, de concisos a prolixos e normalmente todos dando a sua brilhante contribuição, o torna muito acessado e lido, cada vez mais interativo e deixando esse ex-comentarista/proprietário de um jornal esse estado de confusão mental.

    Eu sempre defendi que para ser jornalista não era preciso de um canudo de jornalista, mas era preciso saber escrever (isso é básico), também saber ler, ter compromisso com o que publica e buscar se atualizar continuamente, pois ninguém está pronto… Hoje vivemos na sociedade da informação e é muita informação… Tudo é muito rápido… Precisamos selecionar, pois não há tempo hábil …

    Essa talvez seja a dificuldade de jornais pequenos sobreviverem… Acredito que você deve fazer “Uma enorme ginástica” para colocar a Costa do Dendê na rua… Um jornal impresso não dá pra competir com a atualização contínua da internet… Um fato acontece no Japão, dois minutos depois, está na internet… Como falaram alguns comentaristas ai em cima, ele vai demorar mesmo, pois tem custo e não é barato… Precisa de anunciantes… Mas me permita, cá pra nós, ler jornal impresso no domingo, que temos tempo, é ou não é um “programão? Risos… Eu amo!

    Sucesso no seu jornal e parabéns a Valença por ter um jornalista do seu quilate!

  19. FACOM * disse:

    Cidadão Valenciano, como fazemos para manifestar a nossa adesão a sua sugestão para o ingresso do jornalista Railton Ramos na Academia de Letras do Recôncavo?

    Aguardamos retorno e agradecemos a atenção!

    * Como dito anteriormente, não respondemos oficialmente pela FACOM… Esse nick surgiu pq quando “invadimos o blog de Pelegrini” todos estudávamos lá… Atualmente só as novas comentaristas ainda estão lá – Nina e agora a Mina… Esse nick compreende originalmente – Nana(Comunicação na UNB), Lina e Mille(Arquitetura e Urbanismo na UFBA), Elena( Jornalismo na UAB – Barcelona), Márcinha (Jornalismo na Universidade de Colônia – Alemanhã), Leo, Luís Carlos e Mário (Comunicação na PUC) e Oliveira (Engenharia n UFBA).

  20. Ana Maria disse:

    Raíton, obrigada por atender a nossa solicitação… Mas creia, ela é antiga… Queríamos que com a sua competência e credibilidade, experiência e excelente texto, fosse possível explicar a quem ainda confunde BLOG com JORNAL… Vc brilhou… Parabéns!

    Li os comentários anteriores e creio que justamente pela dificuldade que a mídia impressa tem de ser mais ágil ai na região, já que os jornais demoram para circularem, cada vez mais a mídia online assumi esse papel… E o página pessoal ou diário virtual de antes, torna-se a referência das notícias locais…

    Claro que dizer que os jornais impressos acabarão, eu acho absurdo… Mas a sua citação desse “caminho transdisciplinar” que pulsa entre o blog e o jornal já é uma realidade…

    Creio que o blog de Pelegrini é esse sucesso pq vários fatores comungam para isso… O primeiro deles é que Pelegrini escreve bem, é informado e busca atualização constante… Se eu levo um dia sem abrir, no segundo dia, encontro pelo menos dois ou três posts novos… Ele atualiza os comentários inúmeras vezes ao dia e é muito dedicado… É o que já falaram anteriormente… Isso demanda um tempo enorme e ele o faz pq gosta, pois é a sua sorveteria seu único anunciante e patrocinador… Ele não tem compromisso com A ou B… Sem falar que há uma intercomunicação entre os comentaristas fantástica… E isso estimula o blog… Vc faz um comentário, o outro comenta seu comentário, vc pergunta, um terceiro responde e por ai vai… Uma vez ele nos disse, logo no começo (quando ele postava pouco) que os leitores iam direto ler nossos comentários (no início só nós comentávamos) e isso é gostoso… Nesse mesmo post, ai em cima, li que um leitor disse que mesmo sem postagens novas, mas tendo comentários, ele entre e lê… FANTÁSTICO, não? Essa dinâmica rica é desencadeada pelo bom texto e retroalimentada pelos comentários… E sendo sincera, acho que os comentaristas de Pelegrini contribuem e muito… Mille já falou da diversidade e isso é bárbaro, pois todos se sentem pertencentes… TODOS… Todos que querem debater em um bom nível, claro! Evidentemente como nada é perfeito, tem a nossa turma pra criar uma “ARÊRÊ” de vez em quando… Mas também temos uma lado criativo, engraçado, reconhecemos… Sem falar na novidade do momento que é grande “must” do mundo virtual… Seu nome, LANA TURNER… A MEGA/HIPER/SUPER POP STAR… Exclusiva do Blog de Pelegrini!

    Mas um jornal tem outros compromissos… Muitos, diria eu… Têm custo, profissionais especializados que vivem do seu trabalho, SÃO PROFISSIONAIS, jornalistas com responsabilidade de reportagem e até “furo de reportagem”, fotógrafo, revisor, editor, setor de marketing, contabilidade e por ai vai… Acho gostoso navegar na internet, sou bem dessa geração, mas não há dúvida que na mídia eletrônica só mesmo as manchetes para se atualizar… Reportagens longas e frutos de uma investigação minuciosa, só no jornal impresso!

    Parabéns grande jornalista… O Brasil precisa de jornalistas do “seu quilate” como disse a Mille, pois sem a imprensa séria e comprometida, não tenho dúvidas, estaríamos literalmente no fundo do poço!

  21. Ana Maria disse:

    Errata:

    Linha 3 – …”cada vez mais a mídia online assume esse papel… E a página pessoal…”

  22. Nina disse:

    Muito legal, Railton, muito legal… Já disseram praticamente tudo… Essas meninas escrevem, viu? Não deixaram nada pra mim… Eu não conhecia seu texto, sou mais nova como comentarista, mas está bem fácil… Acredito que dessa vez até o ADIDO CULTURAL DE SANTO AMARO entenderá a diferença… Na verdade, é bem isso, depois “do carão” em Pelegrini pq não tinha noticiado esse MEGA/HIPER/SUPER EVENTO – O Festival de Santo Amaro, foi o golpe mortal da ignorância… Lelena pediu diretamente a Pelegrini a sua brilhante contribuição e creio, acertaram em cheio, pois desde o início (tem quase um mês que lhe pedimos essa diferenciação) a turma que lhe conhecia queria que fosse você a escrever… Parabéns e obrigada!

  23. Lana Turner disse:

    Minha nossa, o que é isso? Além de gato (vi primeiro a foto, não há como negar) e ainda inteligente, culto, atencioso e JORNALISTA? É o que eu chamo de TB – Tudo de bom, uauuuu!

    Na verdade eu quero dizer MIAU… Railton, você é muito gato… Um deus grego (a mistura de Apolo e Dionísio) e eu aqui na Grécia, perdendo meu tempo com um Príncipe Asiático… Fazendo um cruzeiro nas Ilhas gregas… Imagine, acabei de vir de Creta… Procurei horrores o Minotauro e no entanto, meu labirinto esta ai em Valença… Você é meu labirinto… Já perdi a cabeça e quando chegar ai, vou me perder inteira nesses seus braços fortes e nesse sorriso lindo!

    Olha, eu preciso que lhe confessar, eu tenho uma “queda” por JORNALISTAS… Já namorei a ABI praticamente inteira… O Bonner queria casa comigo, mas sabe como é, eu não sou mulher de casar… Ele louco pra casar… Ai eu o apresentei Fatinha Bernades que tava encalhadinha, tadinha, terminou dando certo… Mas por pouco não casei com o Ivan Martins da Revista Época…

    Olha Baby, tenha certeza, vou dispensar esse Príncipe Asiático e vou agora mesmo pra Valença e você vai entrar no meu currículo, me aguarde!

  24. Márcia disse:

    Parabéns Railton, valeu a pena esperar… Muito obrigada por atender o nosso pedido. Acredito que de agora em diante, não existirão mais confusões sobre Blog e Jornal. Deixe com Elena Pelegrini os links dos jornais dele, pois ela é a mais organizada da turma e passa realmente pra todo mundo.

    Abraços,

    Márcia

  25. Rai Ramos disse:

    PODEM PARAR COM ISSO!!!

    Alô, pessoal(Nana, Mille, Elena, Marcinha, Leo, Luís Carlos, Mário, Oliveira e, principalmente, Cidadão Valenciano): eu não gosto de chá das cinco, tenho alergia a livros empoeirados (porque nunca foram lidos), sou distante dos valores ostentados por uma “academia de letras” e, apesar de cultivar o gosto por muitos escritores com assentos na academia… considero o BLOG DO PELEGRINI a verdadeira e original ACADEMIA da gente. Parem com isso…! Ou então levem bem na brincadeira… rssssssss

    Mille, cada comentário da sua turma é um buquê de flores pra mim. Não tenho mais onde instalar tantos buquês! Grato estou com o seu singelo comentário. Com todos os comentários provocados por esta minha intervenção.

    Mas bastante feliz estou por caminhar ao lado de vocês, da sua turma, que colocam as palavras onde bem entendem, e tão bem agrupadas, que acabam pronunciando a satisfação daqueles que projetam as dores e os prazeres da vida através do livre pensar…

  26. pelegrini disse:

    Olha só o Railton inspirado: “Cada comentário um buquê de flores”, foi fundo agora.

  27. Nina disse:

    XIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII… Olha Railton, a Lana Turner colocou meu nome só prá me ABUSAR e me deixar envergonhada perante todo o blog… Ela que já namorou a ABI inteira… Esse segundo post é dela… E desculpe pela brincadeira, ela é assim, sabe como é, neh?

  28. Lana Turner * disse:

    Nina, minha flor, onde está seu espírito espostivo, darling? Não viu o DEUS DO ÉBANO dizer que preferia a descontração do blog à formalidade da Academia? Hum… Machucou? Não, bobagem… Olha, agora vou me dirigir ao Railton, viu lindinha… Pelegrini, exclua meu post com o nome da Nina, por favor, tá?É o segundo…

    Minha nossa, o que é isso? Além de gato (vi primeiro a foto, não há como negar) e ainda inteligente, culto, atencioso e JORNALISTA? É o que eu chamo de TB – Tudo de bom, uauuuu!

    Na verdade eu quero dizer MIAU… Railton, você é muito gato… Um deus grego (a mistura de Apolo e Dionísio) e eu aqui na Grécia, perdendo meu tempo com um Príncipe Asiático… Fazendo um cruzeiro nas Ilhas gregas… Imagine, acabei de vir de Creta… Procurei horrores o Minotauro e no entanto, meu labirinto esta ai em Valença… Você é meu labirinto… Já perdi a cabeça e quando chegar ai, vou me perder inteira nesses seus braços fortes e nesse sorriso lindo!

    Olha, eu preciso que lhe confessar, eu tenho uma “queda” por JORNALISTAS… Já namorei a ABI praticamente inteira… O Bonner queria casa comigo, mas sabe como é, eu não sou mulher de casar… Ele louco pra casar… Ai eu o apresentei Fatinha Bernades que tava encalhadinha, tadinha, terminou dando certo… Mas por pouco não casei com o Ivan Martins da Revista Época…

    Olha Baby, tenha certeza, vou dispensar esse Príncipe Asiático e vou agora mesmo pra Valença e você vai entrar no meu currículo, me aguarde!

    *Lana Turner é modelo/manequim/atriz/apresentadora de tv/dançarina/cantora/namorada de pagodeiro com o nome dele tatuado/rainha de bateria/ex – BBB e acabou de receber um convite para ser colunista sexual da revista popular ANA MARIA. Ainda cursa Direito na Jorge Amado e nas horas vagas é uma agente dupla de OZAMA E OBAMA. Lana Turner é comentarista fixa do Blog de Pelegrini, sem dia certo de sair seus comentários. Ah! NOVIDADE: Lana Turner foi convidada para abrir a turnê internacional de Ivete Sangalo e não aceitou, pois preferiu a de Madona. Lana Turner foi convidada também a ter uma coluna no embolando na orla, mas não aceitou, ela declarou: “Minha cota de baixaria está no limite, sem falar que eu odeio MARRON, embora ame de paixão a Alcione, principalmente quando ela canta aquela música que fez pra mim: VOCÊ É UM NEGÃO DE TIRAR O CHAPÉU… Ai, me arrepio toda… Lembro do meu affair com o Lázaro Ramos!”

  29. Rai Ramos disse:

    ANA & NINA

    Legal e Brilhante são as provocações temáticas promovidas por vocês! Sua turma provoca o texto, ele nasce e os comentários instigantes lançados por vocês elevam-o “a mais infinito”, como se em espectros parabólicos geradores de ecos afins.

    A “ACADEMIA DE LETRAS e das BOAS IDEIAS BLOG DO PELEGRINI” é formada com textos como esse, assim. Novas provocações temáticas surgem diariamente. Estamos todos de plantão a acrescentar este rico acervo!

  30. Caraca Mané disse:

    Como o pessoal aqui escreve difícil. Coisa de maluco!
    Devem teclar com o dicionário em mãos.
    Será que eles estão competindo, entre si, para ver quem é o mais mané posudo?
    Tem até, acreditem, artista famosa como a Lana Turner.
    Peraí, pensando bem, essa tal de Lana deve ser maior tribufú.
    Tô fora!

  31. Leo e Luís Carlos disse:

    Olha Railton, escrever depois de Mille, Nana e Elena, é praticamente “parir” palavras/pensamentos/idéias… Além de Mina, Nina, Lina e Marcinha(essa dupla de Pats fala pra caramba e quando escrevem, são laudas de papel, mas hoje, chegaram depois das herdeiras de PERO VAZ DE CAMINHAS, AS ESCRIVÃS MOR cidadas ai em cima)… E depois desse furação que é a Lana Turner, chegamos a ficar tontos… As meninas já disseram tudo… Mas gostaríamos de reforçar o agradecimento e parabenizá-lo pelo texto muitíssimo bem elaborado, cuidadoso e muito claro… Realmente, a difernça entre UM JORNALISTA qualificado se conhece de longe e nós comungamos textualmente com o que já disseram anteriormente (não sei quem foi, pois é tanta mulher falando) que Valença deve se orgulhar muito de ter um jornalista do seu porte coordenando dois jornais! Sucesso e sorte!

  32. Mário disse:

    Só quero dizer uma coisa e por isso fiz questão de dizê-lo sozinho: QUANDO EU CRESCER, QUERO ESCREVER ASSIM!

  33. Oliveira disse:

    Railton, obrigada e parabéns pelo texto. É um prazer lê-lo e certamente muito ajudará na diferenciação que trouxe tantas celeumas.

  34. pelegrini disse:

    Caraca mané, você está por fora, entende nada disso, ou sai ou fica, mas com bom nível.

  35. Caraca mané disse:

    Pô, Peleh, assim você magoa eu.

  36. Lana Turner disse:

    Mon cher Railton, espero que não tenha se ofendido com a minha IMPETUOSIDADE… HUM… Se ofendi, peço desculpas!

    Beijinho!

  37. Rai Ramos disse:

    LEO E LUÍS CARLOS – A análise de vocês é supimpa. Entretanto, sobrecarrega de “responsa” os futuros textos. Grato!

    MÁRIO – kkkkkkkkkkkkkkkk. Você foi muito engraçado… Ainda bem que o verbo crescer não rima com o verbo parar. Cresçamos juntos, então!

    OLIVEIRA – Valeu… valeu… “Valeu esquecer das coisas que eu sei de cor”

    LANA TURNER – Essa menina tem passado presente futuro (“participo sendo o mistério do planeta”). Lana, ADmirar é um ato paleontológico; ligado às suas convicções mitológicas, então, torna-se uma predestinação…

  38. D'ZOIÃO disse:

    Este povo da faculdade deveria visitar o colégio conselheiros zacarias e ver com seus olhos o maior ARMENGUE ja feito por uma empresa que fez aquela pintura daquele colégio,olha o pintou contratado deveria esta numa festa com O GOVERNADOR VAGAREZZA E DONA FLOR E SEU MARTINIANO, COMO A DIREC CONSEGUE PAGAR A UM PINTOU DAQUELE, AQUILO É EXPLORAÇÃO DO DINHEIRO PUBLICO, OU AQUELA OBRA FOI DE GRAÇA,SERÁ QUE FOI A TURMA DA MEOTA QUE PINTOU AQUELE COLÉGIO,é ridiculo como se usa o dinheiro publico errado,a vcs turma da FALCOM,chame seus colégas professores e veja o armengue no zacarias, de lá vcs podem ir no COLÉGIO JOÃO LEONARDO, OUTRO ARMENGUE,será que vagarezza vem cheio da branquinha que não vai enchegar aquela grande pintura daquele colégio,se vagarezza fcar mais 4 anos é melhor pintar na cor preta.

  39. FOFOQUEIRO DE JESUS disse:

    Parei meu carro hje perto daquele colégio, olha quem pintou aquele colégio conselheiro zacarias,o povo passa e fala,quem fez a pintura nunca pegou num pincel, é horrivel, será que foi dona flor que pagou com seu dinheiro, será que a DIREC esta sem crédito na pça de valença, ou guardaram as tintas para pintar os muros com o nome de VAGAREZZA E SEUS DEPUTADOS COPA DO MUNDO.

  40. OS TRAIRAS DE VALENÇA disse:

    Também o governo vagner gastou 126.000.000milhões com propaganda mentirosas,e só gastou 26.000.000milhões na educação, quer dizer tem que fazer uma pintura daquela,4 anos e o colégio conselheiros zacarias ainda resiste aos maus tratos de seus administradores,será que o governo vem inaugurar aquela pintura 12 horas da noite,alguns do PT valenciano ja classificou,pouca luz na chegada do governo lerdo VAGNER para inaugurar os colégios,também MARTINIANO É PRESIDENTE DA CUT-BA, dona flor é direitora da DIREC REGIONAL, o resto do PT de valença não manda em nada, tbém não sobrou,até o prefeito ja dividiu seus votos,30% paulo souto, 30%vagner e 40% geddel,também o prefeito não tem interesse em administrar os colégios do estado, sua idade não permite mais tanto trabalho,basta os laranjas que dar uma dor de cabeça tremenda, haja fantasma,o TIO RAMIRO agora quer saber quem é o novo governador e bajular.

  41. COISA DE VALENÇA disse:

    Povo valenciano!!!! visite o COLÉGIO CONSELHEIROS ZACARIAS, aquilo não é coisa da BAHIA,um monumento sendo danificado por seus administradores publicos.

  42. Candinha da Caras disse:

    Depois de fazer as fotos no Castelo de Caras da Espanha, Lana Turner disse que esse pagodeiro é “jornal de ontem”, agora ela está namorando um jogador de futebol do Milan que se separou recentemente de uma atriz, mas ela garante, não foi o pivô de tal separação: “De forma alguma, eu o conheci depois, inclusive no casamento deles, nem quis ir, pois tinha terminado “um rolo” com o irmão da noiva, Kaike e ele estava péssimo! Não quis constranger a família”… Lana Turner declarou que tudo começou com uma consultoria: “Quá Quá me procurou para dar uma festa (eu também sou promoter, dentre as minhas múltiplas atividades) e quando eu cheguei na mansão dele, falei que era preciso trocar aquela pintura convencional, formal, por uma mais de vanguarda… Liguei pra FLOR, uma artista que coordenou a pintura de dois grandes prédios escolares em Valença, uma cidade do interior baiano e mandei virem esses pintores… Minha nossa, ficou um horror… Não sei onde estava com a cabeça, pois eles nunca foram pintores… Depois eu soube que nem pintar os prédios escolares na cidade de Valença eles souberão, imagine a mansão de Quá Quá… Mas como a Bahia é um estado sem lei e o governador é um tal de Wagareza, tudo se pode por lá… Eu tive vontade de me aforar em Veneza, ai Quá Quá mandou fazer uma réplica da Vênus de Renoir que é a minha preferida e me convidou pra sair… Eu falei na tampa: Só se vc cortar suas noitadas com Ronaldinho Gaúcho, amigo de Wagareza, ele concordou e por fim eu disse: Eu não sou como a Gretcheen, que não namora, casa… Comigo não tem namoro, vou direto pra o noivado! E ele aceitou e me pediu para escolher o anel e eu disse: Não, como presente de noivado, eu quero uma única colher de pau do montante superfaturado pelo garoto guloso há 18 reais… Ele sem entender, pediu mais explicação, então eu disse: Houve um prefeito em uma cidade do interior baiano que superfaturou várias colheres de pau há 18 reais… Conta a lenda e a Cigana de Hildécio, que quem conseguir descobrir o artesão e de que madeira nobre foi feita essa FAMOSA COLHER DE PAU DE TUTA superfaturada pelo garoto guloso conseguirá o elixir da eterna juventude! Diante disso, Quá Quá contratou uns amigos seus investigadores particulares para ver se conseguem descobrir o segredo da COLHER DE PAU DE TUTA, afinal 18 reais em uma simples colher de pau, até pra ele, é muito caro! Diante dessa declaração, eu noivei!”

    Contam alguns amigos do casal que ela vive dizendo pra ele: “Quá Quá, abra essa mão de vaca e dê a mesada a sua ex-mulher e que vergonha essa separação litigiosa, seja homem e não meramente uma vaquinha de presépio, vulgo PETRALHOTÁRIO.”

    Hoje Lan Lan Turner, a maravilhosa, segue para Ilha de Tonhu no litoral catarinense onde encontrará uns amigos, mas Quá Quá fica na Itália, pois está contundido.

    Há quem diga que ela vai mesmo para Valença, essa famosa cidade do interior baiano, onde se esconde A MISTERIOSA COLHER DE PAU DE TUTA SUPERFATURADA PELO GAROTO GULOSO… Outros dizem que a colher de pau de tuta é uma desculpa, pois Lan Lan, a perigosa, está de olho em um certo jornalista dessa cidade, cujo caboclo do 2 de Julho, simbolo máximo da Independência da Bahia tem no seu poder fálico, o que falta no seu gestor, ou seja POTÊNCIA E COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR A CIDADE.

    Como Lana Turner a maior MEGA/HIPER/SUPER POP STAR do momento, certamente não passará despercebida, esperemos e não deixem de ver a nova edição da CARAS – LANA TURNER NO CASTELO DE CARAS NA ESPANHA!

    Por favor, se alguém de Valença tiver notícias dessa DEUSA por ai, nos mande um msm e não esqueçam: PAGAMOS MUITO BEM PELAS INFORMAÇÕES!

  43. corte e copiei disse:

    Valença, cidade cujo caboclo do 2 de Julho, simbolo máximo da Independência da Bahia tem no seu poder fálico, o que falta no seu gestor, ou seja POTÊNCIA E COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR A CIDADE.

    ESSA FOI ÓTIMA! Vai tio, tomar aula com Hildécio que sabe administrar, vai, mas vai logo pq sua moral tá lá embaixo e com essa moral baixa assim, nem com uma tonelada de azuzinho ela sobe!

  44. Leo disse:

    Será que alguém pode enviar prá o blog de Pelegrini fotos desses colégios após a reforma? Toda hora citam isso aqui… Se não for possível tirar foto, filmem e coloquem no you tube, depois nos avisem!

    E o MP não pode receber uma denúncia? Afinal é o dinheiro público…

    Consultores da área jurídica, ajudem a esse povo que se sente lesado com o resultado dessa reforma!

  45. Rapunzel disse:

    Eu também gostaria de ver as fotos dessas reformas ou um vídeo no You Tube… Gente, tem que se organizar e denunciar!

  46. Nana & Luís Carlos disse:

    Vimos esse post na internet… Não sabemos quem é o autor… Ele foi postado em 23/12/2009… Olha a importância que esse comentarisa credita a seu blog… Praticamente um serviço de utilidade pública e nós fazemos nossas as palavras dele:

    “Tenho visitado alguns blogs “famosos” e outros nem tanto. Blogs de artistas, atores, humoristas, jogadores de futebol, novelistas, jornalistas, atletas, nadadores, …, enfim muitos blogs.

    Essa mania nacional tem alcançado milhões de leitores, em todo o Brasil. E quanto mais importante (não sei se usei o termo certo) é o blog, mais seguidores e leitores ele pode captar.

    Quero retratar um blog em especial, até porque trata de assuntos do cotidiano de uma cidadezinha, onde vivi quase 10 anos e aprendi a amar aquele povo hospitaleiro, lá no interior do estado da Bahia.

    A cidade em questão é Valença, ao sul do estado baiano, próxima a Ilhéus.

    O blog do Pelegrini, pessoa que conheci no meado da década de 80, vem analisando esse cotidiano e tratando de modo irreverente, com um toque de bom humor, não deixando de lado, porém, a seriedade de cada item ali abordado.

    O blog analisa de tudo um pouco, incluindo as belezas naturais da cidade. Trata de todos os tipos de assuntos, principalmente da parte política da cidade, que já está fervendo ante a entrada do ano de 2010, ano de eleições.

    Na realidade o blog é um grande aliado do povo valenciano ( aliás, não só do valenciano, mas de todo aquele que ama Valença ), no sentido de combater os maus políticos e suas politicagens absurdas. Cobrar do prefeito e vereadores as promessas de campanhas, informar à população dos projetos que tramitam na Câmara de Vereadores, etc. E nesse ponto, os comentários das postagens se multiplicam à grande velocidade e vários temas são debatidos, livremente, por toda população e quem mais quiser.

    Esse é o blog do Pelegrini! http://www.pelegrini.org

  47. Mille disse:

    Olha ai Railton, a função do blog de Pelegrini para a cidade…

  48. Rai Ramos disse:

    NOOOOOOSSA!

    Eu li esse texto na época… muito bem escrito e diz quase tudo quando define nossa “Academia Blog do Pelegrini”.

    Ah, por falar nisso, “dissertarei” sobre a “Poesia e o Poema” no próximo texto a ser publicado aqui na “nossa academia”. Rsssss

    BREVE EM CARTAZ.

  49. Nina disse:

    Estaremos todos esperando pelo seu texto Railton! É tão gratificante ler quem sabe escrever…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *