Mãe de menino de 2 anos que fuma 40 cigarros por dia procura ajuda
Diana, mãe de Aldi Suganda, o menino indonésio de 2 anos de idade que fuma 40 cigarros por dia, viajou com ele para a capital Jacarta em busca de tratamento para o filho. A informação é da rede de TV americana CNN. “Fumar tem sido parte de nossa cultura há tanto tempo que não é algo percebido como danoso, que causa doenças, que é tóxico”, afirmou Seto Mulyadi, presidente da Comissão Nacional para a Proteção da Infância da Indonésia. “Muitos adultos carregam um bebê em uma mão e o cigarro em outra. Até mães não compreendem que estão envenenando seus filhos.”
Mulyadi encontrou-se com Aldi em Jacarta, mostrou a CNN. Ele disse à TV que ficou impressionado com a razão pela qual Diana levou o filho para a capital: não por preocupações com a saúde do menino, mas por causa do custo do vício, equivalente a R$ 7 por dia.
Diana disse à CNN que Aldi chega a vomitar quando não fuma, e já bateu a cabeça contra a parede durante crises de abstinência. “Mesmo quando ele era um bebê, quando sentia cheiro de cigarro ele ficava feliz.”
“Para nós, não é nada chocante, mas algo muito, muito triste”, declarou Mulyadi. “O que sabemos sobre esse fenômeno é apenas a ponta do iceberg.” Estudo da comissão que ele dirige indica que o número de crianças entre 5 e 9 anos de idade que fumam na Indonésia saltou 400% entre 2001 e 2007.
A Indonésia é o único país da região Ásia-Pacífico que não ratificou o tratado da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o controle do tabaco. Projeto de lei a respeito está parado no Legislativo há anos, informa a CNN.
Fonte: G1
É realmente um crime este comportamento ao meu ver pautado na inguinorantes deste povo. O volume em PPM de monoxido de carbono emitido por um cigarro é maior que qualquer critério de controle de emissões tóxicas de qualquer outro produto normalizado pelas NR`s brasileiras.
Este assunto é grave e deveríamos no preocupar, pois envolve vidas de crianças inocentes e pais inguinorantes em termos de saude.
A ONU deveria buscar orientacao para eliminar este desvio de conduta urgente.
Chicão
A sociedade Brasileira de Cancerologia exigiu do Presidente da República uma retratação pela sua apologia ao cigarro: “Sou a favor do fumo em qualquer lugar”!
Esse “é o cara”, não é Luquinhas? Será que ele sabe das alarmantes estatísticas de morte cuja causa é o cigarro? Será que ele sabe de quanto o país gasta para pagar a alta conta do atendimento dessas pessoas pelo sistema de saúde nacional?
Essa conta alta é paga pelo contribuinte, por você, por mim e estimular o uso do cigarro em qualquer lugar é fazer apologia ao mesmo… Isso é no mínimo, um desrespeito!
Mas essa marollinha pouco está ligando, ele tem aposentadoria vip para ir se tratar no exterior!
Deixemos o PT seguir e vejamos onde essa barbarie chega ou mudemos! Eu votarei na Marina e nos candidatos do PSOL na Bahia!
Há um projeto do Ministério da Saúde tramitando na Casa Civil, que propõe a extinção dos fumódromos em recintos fechados, liberando o cigarro, com algumas exceções, apenas em casa ou na rua. O presidente Lula, em entrevista a jornalistas, afirmou:
“Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado.”
Sobre a proibição do fumo no Palácio do Planalto, Lula disse: “na minha sala sou eu que(m) mando”
Engana-se, presidente. Quem está próximo a um fumante, no mesmo recinto, é fumante passivo, sofrendo dos mesmos males, correndo os mesmos riscos, morrendo das mesmas doenças.
Já fumei por muitos anos, tendo parado em 1987. Hoje, não tolero o cheiro do cigarro. Fico imaginando ter que dividir o mesmo recinto com alguém que fume como eu fumava, ou até bem menos.
Felizmente a juventude atual é bem diferente da anterior que, estimulada pela propaganda, começava a fumar bem cedo, em busca de sucesso, status e poder.
Muitas vezes é melhor ficar calado do que dizer bobagem.
Lulla Marollinha não dizer bobagens, fala sério! Você está querendo demais!
O que será que o Chicão acha desse comportamento do Presidente da República, que aliás, é do seu partido?