SEIVA – Semana Intercultural de Valença 2016
A semana Intercultural de Valença teve seu inicio no ano de 2013, quando artistas e grupos culturais construíram um evento autonomamente com apoio ali e acolá do poder público municipal. Essa ideia ganhou força em 2015, quando alguns interventores resolverão concorrer ao Edital Dinamização de Espaços Culturais da Bahia (02/2015) SECULT-BA, sendo aprovados e nós Valencianos fomos contemplados.
Valença em seus primórdios teve como palco para os eventos culturais a Recreativa inaugurada em 1929, onde aconteciam os bailes de máscaras, os micaretas, as machinhas de carnaval, campeonatos de dominó e baralhos. Nesses dias havia uma grande movimentação na cidade, e o famoso lança talco, onde os foliões jogavam talco uns nos outros. Outro evento que movimentava a cidade era as zambiapungas, manifestação encontrada em várias localidades do baixo sul, havia também os desfiles e disputas de Fanfarras Escolares que contavam com grande participação da juventude Valenciana.
Entretanto esses e outros eventos culturais foram perdendo forças e quase desaparecendo. Alguns artistas, professores, pessoas das comunidades locais tem dado a sua seiva com o objetivo de reavivar esses movimentos culturais e tradicionais de nossa cidade. O nome SEIVA veio sem dúvida cair como luva ao projeto, segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio SEIVA é “líquido nutritivo dos vegetais”, “sangue, substância elementar vital”, “vigor, força e energia”. A Seiva é o líquido que circula por toda a planta para alimentar e nutrir as suas células, assim seja nossa SEIVA 2016.
A SEIVA 2016 busca dialogar e fomentar a participação de grupos culturais, artistas, interventores, mestres, jovens e trabalhadores da cultura de modo geral, na busca do fortalecimento das ações culturais no território e o fomento de ideias e diálogos entre os campos das artes e manifestações tradicionais locais. Sob a batuta do Professor do IFBA Erashto Felício (proponente do projeto) a SEIVA 2016 promete transformar a Praça da República e outros espaços culturais de nossa cidade, palco de shows, saraus, peças e tantas outras manifestações culturais que se tornarão inesquecíveis e com certeza tornar-se-á calendário Cultural de nossa cidade. Para que isso aconteça contamos com a participação de todos, venham participem, traga seus filhos, filhas, avós, amigos, tragam todos e vamos fazer de nossa SEIVA 2016, um movimento cultural de alegria, paz, família, e saberes populares.
SEIVA O QUE?
A semana Intercultural do Baixo Sul é um esforço de reunião de manifestações da cultura deste território de identidade.
Trata-se três ações: 1) oficinas em três municípios; 2) Praça das Artes (atividades mensais na Praça da República em Valença); 3) SEIVA, um grande encontro de cultura a ser realizado em Valença entre os dias 07 e 12 de junho de 2016 na mesma praça.
Será a primeira exposição de grande encontro de grande envergadura das artes e culturas da região e, certamente, uma possibilidade para troca de experiências, aprendizados e resgate das tradições Culturais das regiões.
OBJETIVO
Objetiva adesão da juventude e artistas da região e de toda sua população e transformar a Praça da República desta cidade em um centro das artes eu culturas regionais, abrigando espetáculos de teatro, exposições de artes visuais, shows musicais e um encontro de grupos de cultura popular da região, oficinas e tantas outras manifestações culturais.
PROJETO SEIVA 2016
Semana Intercultural do Baixo Sul da Bahia.
A cada mês, durante todo primeiro semestre de 2016, teremos oficinas de artes visuais, capoeira angola, sarau, música, shows e muito mais. As ações acontecerão nas cidades de Valença, Ituberá e em Morro de São Paulo. Com sua culminância em junho, uma semana de cultura e artes em plena Praça da República em Valença.
Primeiro evento: Dia 30 sábado a partir das 18:00 – Sarau de verão na Praça da República
Programação do Sarau de Verão (SEIVA 2016) que homenageia Luis Zenko:
18h – 18h20 – Adriano Pereira
18h20 – 18h40 – Jamile Menezes
18h40 – 18h45 – Lara Vitória
18h45 – 18h55 – Matheus Cardoso
19h00 – 19h10 – Gisele Teixeira (música)
19h10 -19h20 – Rafael Souza e Rosivan Santos
19h20 – 19h25 – Charles Myller
19h25 – 19h30 – Ingrid Freitas
19h30 – 20h – Rafique Nascimento e Emely Ribeiro (música)
20h – 21h – Juli Jupter (música)
21h – 22h – Anarcomangue (música)
22h – 23h – Poesia e música livre
Divulgação via Facebook na fanpage: SEIVA 2016 https://www.facebook.com/seiva2016/
E-mail: seivacultura@gmail.com
Apoio: Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado, IFBA, Proex.
Venha participe traga sua família e convide a todos!
Equipe SEIVA 2016
Andréa Luz
Coordenação Cultural
Nos bastidores da política tudo pode mudar no próximo segundo.
Conterrâneos, Matéria elucidativa que demonstra muito bem uma área bem superficial do meandros da política. Ocorre que os atores são…
Marcel, eu acredito que sim, afinal de contas é um serviço que o posto oferece como cortesia para atrair seus…
Pelé, Apesar deste serviço não ser cobrado será que pode ser reclamado como um direito do consumidor? Algum leitor advogado…
Boa tarde mim chamo Maria carmelita e vigem muita vez e para mim foi a melhor gestão de carro na…