SEIVA – Semana Intercultural de Valença 2016

A semana Intercultural de Valença teve seu inicio no ano de 2013, quando artistas e grupos culturais construíram um evento autonomamente com apoio ali e acolá do poder público municipal. Essa ideia ganhou força em 2015, quando alguns interventores resolverão concorrer ao Edital Dinamização de Espaços Culturais da Bahia (02/2015) SECULT-BA, sendo aprovados e nós Valencianos fomos contemplados.

Valença em seus primórdios teve como palco para os eventos culturais a Recreativa inaugurada em 1929, onde aconteciam os bailes de máscaras, os micaretas, as machinhas de carnaval, campeonatos de dominó e baralhos. Nesses dias havia uma grande movimentação na cidade, e o famoso lança talco, onde os foliões jogavam talco uns nos outros. Outro evento que movimentava a cidade era as zambiapungas, manifestação encontrada em várias localidades do baixo sul, havia também os desfiles e disputas de Fanfarras Escolares que contavam com grande participação da juventude Valenciana.

Entretanto esses e outros eventos culturais foram perdendo forças e quase desaparecendo. Alguns artistas, professores, pessoas das comunidades locais tem dado a sua seiva com o objetivo de reavivar esses movimentos culturais e tradicionais de nossa cidade. O nome SEIVA veio sem dúvida cair como luva ao projeto, segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio SEIVA é “líquido nutritivo dos vegetais”, “sangue, substância elementar vital”, “vigor, força e energia”. A Seiva é o líquido que circula por toda a planta para alimentar e nutrir as suas células, assim seja nossa SEIVA 2016.

A SEIVA 2016 busca dialogar e fomentar a participação de grupos culturais, artistas, interventores, mestres, jovens e trabalhadores da cultura de modo geral, na busca do fortalecimento das ações culturais no território e o fomento de ideias e diálogos entre os campos das artes e manifestações tradicionais locais. Sob a batuta do Professor do IFBA Erashto Felício (proponente do projeto) a SEIVA 2016 promete transformar a Praça da República e outros espaços culturais de nossa cidade, palco de shows, saraus, peças e tantas outras manifestações culturais que se tornarão inesquecíveis e com certeza tornar-se-á calendário Cultural de nossa cidade. Para que isso aconteça contamos com a participação de todos, venham participem, traga seus filhos, filhas, avós, amigos, tragam todos e vamos fazer de nossa SEIVA 2016, um movimento cultural de alegria, paz, família, e saberes populares.

SEIVA O QUE?

A semana Intercultural do Baixo Sul é um esforço de reunião de manifestações da cultura deste território de identidade.

Trata-se três ações: 1) oficinas em três municípios; 2) Praça das Artes (atividades mensais na Praça da República em Valença); 3) SEIVA, um grande encontro de cultura a ser realizado em Valença entre os dias 07 e 12 de junho de 2016 na mesma praça.

Será a primeira exposição de grande encontro de grande envergadura das artes e culturas da região e, certamente, uma possibilidade para troca de experiências, aprendizados e resgate das tradições Culturais das regiões.

OBJETIVO  

Objetiva adesão da juventude e artistas da região e de toda sua população e transformar a Praça da República desta cidade em um centro das artes eu culturas regionais, abrigando espetáculos de teatro, exposições de artes visuais, shows musicais e um encontro de grupos de cultura popular da região, oficinas e tantas outras manifestações culturais.

PROJETO SEIVA 2016

Semana Intercultural do Baixo Sul da Bahia.

A cada mês, durante todo primeiro semestre de 2016, teremos oficinas de artes visuais, capoeira angola, sarau, música, shows e muito mais. As ações acontecerão nas cidades de Valença, Ituberá e em Morro de São Paulo. Com sua culminância em junho, uma semana de cultura e artes em plena Praça da República em Valença.

Primeiro evento: Dia 30 sábado a partir das 18:00Sarau de verão na Praça da República

Programação do Sarau de Verão (SEIVA 2016) que homenageia Luis Zenko:

18h – 18h20 – Adriano Pereira
18h20 – 18h40 – Jamile Menezes
18h40 – 18h45 – Lara Vitória
18h45 – 18h55 – Matheus Cardoso
19h00 – 19h10 – Gisele Teixeira (música)
19h10 -19h20 – Rafael Souza e Rosivan Santos
19h20 – 19h25 – Charles Myller
19h25 – 19h30 – Ingrid Freitas
19h30 – 20h – Rafique Nascimento e Emely Ribeiro (música)
20h – 21h – Juli Jupter (música)
21h – 22h – Anarcomangue (música)
22h – 23h – Poesia e música livre

Divulgação via Facebook na fanpage: SEIVA 2016  https://www.facebook.com/seiva2016/    

E-mail: seivacultura@gmail.com

Apoio: Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado, IFBA, Proex.

Venha participe traga sua família e convide a todos!

 

Equipe SEIVA 2016

Andréa Luz

Coordenação Cultural

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *