O evento da União dos Derrotados Pelo Retorno da Velha Política Oligárquica da Bahia não faltou apenas gente
Por Raell Costa
Ontem, sexta-feira, como todo cidadão que preserve seu único momento de igualdade neste país, o direito ao voto, acompanhei o evento do grupo opositor as conquistas da comunidade baiana nos últimos 8 anos.
Em um evento carregado de abuso do poder econômico, desrespeito à legislação eleitoral, e uma movimentação substancialmente difundida entre seus correligionários (a União dos Derrotados), unidos pela vontade de retornar aos seus postos de destaques no cenário político regional, interrompidos, abruptamente, pela soberania do povo valenciano que optou pela mudança real nas esferas de poder eletivo – colocando gente como a gente no Poder – superando o ranço de mandatários organizados em oligarquias que, oportunamente, aproveitavam-se da miserabilidade do povo, a fim de manter seus status e cargos a serviço de uma elite pouco preocupada com a real situação do município.
O evento inexpressivo – analisando todo o esforço, expectativa e orçamento empenhado – mostrou em seu palanque e discurso que:
Primeiro, apostando na memória curta das massas, o candidato oposicionista se apresenta como “o novo” e “a mudança”. Ora, como pode ser mudança uma raposa de 70 anos que governou a Bahia por 8 anos; sendo Senador por mais 4; participando de um grupo que governou o Estado por mais de 30 anos.
Segundo, sem apresentar sequer uma proposta para Valença – já que o anel rodoviário já está no planejamento do governo estadual, dentro do projeto da Ponte Salvador-Itaparica – o candidato ao governo pelo DEM utilizou sua fala para atacar não só a gestão atual, como também, professores e policiais, os qual chamou de “desqualificados” e “pouco úteis” respectivamente. Calma, Paulo, fora esses professores quem você não dava aumento, nem do salário mínimo, por anos, e são os policiais que recebiam o pior salário do Brasil, não tinham coletes, armamento, viaturas, muito menos o cumprimento da Lei da GAP o Art. 92 do EPM em sua gestão, e o não pagamento da URV, também cabe a ambas categorias?
Terceiro, por que ao falar em Segurança Pública por que não lembrou a comunidade que fora você e seu palanque que trouxe o Presídio para Valença?
Quarto, ao atacar a Saúde por que não informou que seu grupo quase deixa a Santa Casa fechar as portas por falta de equipamentos, reajuste de convênios e repasse, ou que, nem a “maldita regulação” existia, e todas as pessoas iam direto para o HGE morrer nos corredores. Pois, o Hospital Regional de Santo Antônio nunca foi concluído, mesmo após cerca de 20 anos de iniciado a construção?
Quinto, porém, não menos importante, acreditando no marketeiro e no discurso coxinha anti-petista, Pouco, falou que não precisaria mostrar o que fez em Valença, pois o que estava em jogo não era mais isso (#vamoscomparar?), era a vontade do povo de reencontrar o caminho do desenvolvimento. Qual desenvolvimento, o da Cesta do Povo de portas fechadas; dos 28% da população desempregada; do rombo de 180 milhões deixados por sua administração; da Bahia campeã nacional em analfabetismo?
Para mim, no evento da União dos Derrotados Pelo Retorno da Velha Política Oligárquica da Bahia não faltou apenas gente. Faltou o que nunca teve, a vontade de olhar nos olhos do povo, abrir os ouvidos para saber qual são seus anseios. Faltou humildade para reconhecer seus erros; Faltou caráter para assumir compromissos reais com gente que teve acesso aos direitos nos últimos 12 anos e quer ampliá-los. Afinal quem experimentou do filé não quer voltar a comer chupa-molho.
É Paulo… Em seu palanque faltou quase tudo que um homem de boa vontade prioriza. A única coisa que sobrou foi o cheiro da naftalina dos armários e arquivos de desesperança e desrespeito com o povo da Bahia que seus dois governos deixaram, sem saudade alguma.
Apesar de nao votar em nenhum dos candidatos que ai estao porque todos chegam a dar nojo, gostaria de saber porque os ptistas estao todos tao irritadinhos. Perguntar nao ofende.
Perfeito. Ótimo texto. Parabéns Raell Costa. Contra fatos não há argumentos.
Valença tem que observar o cumprimento da Resolução 23.404 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre propaganda e condutas ilícitas durante as Eleições de 2014. De acordo com a Legislação Eleitoral (nº 9.504/97), fica permitido a exibição de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o fluxo do trânsito de pessoas e veículos.
A utilização desses engenhos publicitários deve ser realizada entre 6h e 22h. Em caso de descumprimento, o material pode ser apreendido.
Mas a lei determina, em seu artigo 37 cumulado com o artigo 11 da Resolução do TSE, que nenhum tipo de publicidade partidária pode ser afixada em áreas e equipamentos públicos, a exemplo de postes, balaustradas, sinaleiras, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos.
Em Valença essa lei não está sendo cumprida. OLHO NELES.
Belo comentario amigo muito rebuscado e como caracteristca do atual giverno ditatorial distante da compreensao das massas e isso o pt e seus apaiadores sabem fazer como.niguem usando dos mesmos artificios repletos de falacias enganosas
Texto enfadonho desse rapaz! Inveja é uma merda viu…rumo a vitória , com Souto e Gedel, vamos tirar o poder dos PTralhas. Vamos acabar com o arrocho salarial do funcionalismo publico, vamos acabar com a insegurança da Bahia, vamos acabar com a boa vida dos preguiçosos, não permitiremos a eleição de um poste chamado Rui. A Bahia está sem rumo, perdida, abandonada, falida, endividada, doente, feia,. Qual foi a grande obra que Valenca recebeu deste governo?O baixo sul pede socorro, mas iremos mudar! Estou SOUTO para mudar!!!
PT … O FIM DESSA QUADRILHA QUE ESTÁ AFUNDANDO O BRASIL !!! NÃO AO PT E SEU JEITO FÁCIL DE ROUBAR.
Olho vivo mim perdoe mais vc esta mais pra olho fechado não ver as obras do atual governo é pedir pra ser sego o SAMU, recuperação da estrada Valença nazare maquinas que o nosso município esta recebendo casas populares junto com o governo federal para pessoas que antes moravam no mangue a certo é mesmo o atual governo não esta trabalhando pros ricos mais para o trabalhador brasileiro isso poucos ver porque politico bom é o que trabalha para nosso umbigo. Já passamos por esse políticos se o povo sofre de amnesia eu não. RAEEL seu comentário é o desabafo de muitos trabalhadores muito bom pura verdade e contra verdade não há argumento.
Olhovivo,apesar de ver muitas coisas ruins nesse governo,vale te lembrar,não sei se voce lembra,mas,maior arrocho salarial que foi feito pelo governo de Paulo Souto,impossível!!!Quem bem sabe diso somos nós que passamos por isso.
dia 04 de outubrer por quo conversamos, guardem os discursos inflamados. Gostaria de sabe as plotagem de Rui so aparece com lula e dilma e o baluarte da PT, JW não aparece. perguntar não ofende.
Quando chegar sua maioridade politica estara dw lado nenhum. Escolha o seu lado deixe o dos outros. E faça a escolha certa na urna. Rui e Paulo estao no projeto deles o poder. Voce tem que focalizar no seu o seu futuro cuidado para nao ter grandes decepcoes. Faca politica para o povo nao para o partido. Partido hoje em dia representa apenas letras do alfabeto. Nomes sao indicados conforme for a forma de financiamento das campanhas, o resto voce ja sabe.
RAEL TIRA TANTA ONDINHA DE PURITANO DEFENSOR DO PT E SÓ FICA EM VALENÇA E QUASE QUE NÃO TRABALHA, POR ISSO, É QUE A SEGURANÇA DA BAHIA ESTÁ ESSA LASTIMA, VÁ TRABALHAR!
Paulo Souto chamou os professores de desqualificados! Lamentável Souto
O povo do PT tá tudo maluco, inveja mata seus babacas, agora é Paulo Souto 25 na cabeça, o povo acordou fora a quadrilha do PT
Belo texto do jovem Rael. Claro, objetivo, verdadeiro. Final do texto filosofou lindamente. Agora fica a dica para “Olho vivo” Cuidado para não ficar muito “solto” viu pode se perder…
Quanto ao chamar os professores e policiais de desqualificados, é mentira. Ele afirmou categoricamente que as greves dos professores e dos policiais, o professor e o policial não tem culpa, a responsabilidade foi do governo que não cumpriu e nem cumpre com a sua responsabilidade. Segundo a fala de Souto e de Neto que o governo não chama para si a a responsabilidade com governador do estado.
Olha, o que acho interessante é que, quando alguém defende o PT, ele o faz com ideias e argumentos racionais – como no caso de Raell. Agora, os coxinhas (tantos os que declaram abertamente voto em Paulo Souto, como os envergonhados) sempre apelam para: 01) desqualificar o texto como enfadonho (será preguiça de ler? #perguntarnãoofende); 02) usar clichês genéricos e vazios como Petralhas (o que me lembra os “Marajás” de Collor…); 03) Fazem ataques pessoais, em lugar de debater ideias… O que me faz refletir sobre a miopia de alguns olhos verborrágicos.
Raell, fico mais com seus argumentos…
Por que será que o PT ainda incomoda tanto os conversadores e os coxinhas? Se o partido fosse essa miséria toda, nem precisava falar. E, no entanto, as eleições mostram-se disputadas, acirradas, ácidas porque… o PT as vence e manter o apoio popular? #perguntar-não-ofende!
Como é que vocês ainda pensam em votar em Paulo Souto e na sua turma, isso é um absurdo, ele o Paulo Souto falou no palanque, como se pode marcar um exame na rede publica e ficar mais de 6 meses esperando uma consulta, meus Deus eu nunca vi a rede publica prestar, marcação de exame sem foi assim com esses prazos absurdos. O que eles falaram no palanque na sexta feira passada não passa de uma lavagem cerebral para os trouxas, a política deles é uma política ultrapassada de quem já não tem mais o que fazer na vida, falam muitas besteira pensando que nossos ouvidos são vasos sanitários, acordem pessoal esse pessoas já não acrescentam mais nada na política baiana a muito tempo. Tá difícil escolhe um governador, um deputado, eu sei mas esses ai são o piores acreditem.
A verdade é que não precisamos depender desse ou de outro partido para mudar as nossas vidas e não podemos mais ficar discutindo sobre esse lixo chamado política ,precisamos sim fazer a nossa parte se educar e educar os nossos filhos da maneira correta, gente educação é a única saída para não depender desses politcos picaretas.
Olha pessoal nenhum partido presta, o PT é uma roubalheira danada vários escândalos de corrupção, nós já conhecemos, mas já conseguiram mudar alguma coisa no Brasil pra melhor e algumas coisa deixaram a desejar, os outro DEM PMDB PSDB PST etc, também uma roubalheira danada vários escândalos e nada fazem são partidos viciados e com as mesmas caras. Eleição pra mim acabou em 2010 com Dilma, sou de Salvador moro a quase 2 anos em Valença e sempre justifico meu voto.
E QUEM É QUE ESTÁ PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO REAL DO MUNICÍPIO? PORQ JÁ SÃO 8 ANOS DO PT AQ NA BAHIA E A CIDADE ESTÁ ABANDONADA. VC QUER QUE CONTINUE ASSIM? ENTÃO FAÇA UMA VALENÇA SÓ PRA VC! PORQ ESSA QUE EU MORO NÃO PODE FICAR DO JEITO QUE ESTÁ!
Bem, abster é uma opção. Apenas eu não vou aderir ao nihilismo e ser governado pelos outros. pelo menos, tenha a certeza que opinei, mesmo sendo voto vencido….
O engraçado é que a maioria dos coxinhas não tem coragem se quer, de se identificar.
Mas para os míopes, desinformados, ignorantes estão aí as grandes obras do Governo do Estado em Valença:
1 . Vocês só devem estar voando de helicóptero para não ver o asfalto que nossa cidade recebeu.
2. 1.400 moradias (minha casa, minha vida)
3. Construção da UNEB
4. Uma máquina para a reforma das estradas da zona rural.
5. Ambulâncias (que inclusive amanhã chegará outra)
6. CONSTRUÇÃO DE CINCO ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NA ZONA RURAL. (alunos já vem sendo aprovados na UFBA, UNEB, etc).
Vocês são cegos, burros ou as duas coisas e mais um pouco?
esse pessoal do PT é engraçado !!!! estão no poder ha tempos e só agora vão mudar alguma coisa ! nem o PT nem o DEM tem candidatos que prestam
vai baba ovo de petistas.
Engraçado: Zai Pereira (meu calouro) apresenta fatos da atual gestão, mas os outros vieram com agressões pessoais… Será porque a oposição está muito souta, sem ideias ou fatos para contra-argumentar?
Acho bom procurar um trabalho bando de preguiçosos desocupados.
Típica reação de quem não tem argumento nem capacidade de dialogar democraticamente.