QUEM TIROU DR PABLO VALIENTE DE VALENÇA?

pabloPor Irene Dóres

Depois de passar alguns dias recebendo pedidos de pessoas do bairro da Bolívia para falar sobre Dr. Pablo Federico Valiente, médico do programa “Mais Médicos” que atuou naquele bairro e  foi, segundo reclamos daquela população, expulso de  Valença pela atual prefeita, para eles,  de maneira abrupta. Resolvemos pesquisar, ouvir pessoas e a própria administração de Valença para dar aos valencianos em geral e habitantes do bairro da Bolívia, a resposta  a qual eles buscam para entender o que aconteceu. Em busca de de uma explicação plausível percorremos salas, conversamos com funcionários da saúde e pesquisamos os documentos que versam sobre  fato.

No PSF da Bolívia ouvimos a enfermeira chefe Verônica e a agente de saúde Tânia que trabalhavam com Dr. Pablo. Elas informaram  que Dr. Pablo Federico foi embora por responsabilidade própria, por não aceitar atender às normas existentes no programa, o que acabou desordenando o andamento do PSF e deixando parte da população da Bolívia em situação delicada, pois em virtude da grande procura de pessoas de todos os bairros pelo médico, os moradores do bairro tinham que chegar às 2h da manhã para conseguir ficha para atendimento com ele. A enfermeira Verônica diz: “quando doutor Pablo veio pra Valença ele sabia que iria atuar no PSF e  não poderia atender pessoas de outras regiões, porque cada médico tem sua área e cuida dela. Ele chegou uma pessoa boa e, de repente, começou a atender toda a comunidade”. A enfermeira reconhece que o médico errou por amor às pessoas  de forma geral, contudo esse desprendimento gerou desequilíbrio na atuação do PSF, e apreensão nos trabalhadores, que sofriam ameaças dos pacientes que desejavam atendimento com o médico, inclusive a assistente social Ana Carolina informou que havia dias em que o  médico ficava sozinho atendendo aos pacientes com o posto aberto até 23h.

A enfermeira chefe também informou que:  “os  agentes comunitários do PSF não queriam trabalhar com ele por conta da demanda e da falta de organização causada na comunidade. Muitas vezes, ele vinha com o aspecto higiênico deplorável. Tivemos diversas reuniões e, inclusive, antes desse acontecimento, ele nos disse que iria parar, que iria caracterizar o PSF, que iria trabalhar direitinho”.  Sobre a ida de Dr. Pablo para o Bonfim, Verônica e a Secretaria de Saúde dizem que nunca houve essa possibilidade, porque é preciso que haja uma estrutura adequada para se remover um médico do programa, além da existência da vaga no determinado lugar, e no Bonfim, ainda não existe a vaga para o “Mais Médicos”, porém a prefeita pretende solicitar do Ministério da Saúde a criação do PSF da localidade com a vaga do profissional para o atendimento daquela população.

A agente de saúde Tânia que trabalhou diretamente com Dr. Pablo contou que os agentes de saúde  precisam visitar a unidade de atendimento sempre para identificar os pacientes de suas áreas de atuação e nessas visitas era comum encontrar pessoas de outros bairros na fila do atendimento. Relatou Tânia:  “em janeiro de 2015 uma senhora de outra localidade queria atendimento com Dr. Pablo,  nós informamos que ela não poderia ser atendida por doutor Pablo porque não estava na área de abrangência e oferecemos outro médico e ela se recusou dizendo que ele era burro.  Eu disse que não daria a ela a ficha para ser atendida por doutor Pablo porque havia outro profissional para atendê-la, ela disse que não precisava da ficha porque doutor Pablo iria atendê-la”. Segundo Tânia, ela e a enfermeira tentaram com o médico que ele mesmo informasse à senhora o motivo de não poder atendê-la, e ele, sem nada responder, pegou seus pertences e foi embora deixando uma paciente plantada em sua sala sem qualquer explicação. Tânia confessou estar com certo medo, pois a senhora causadora da confusão a ameaçou de morte e a população da Bolívia está inconformada, pois ama Dr. Pablo e o quer de volta a qualquer custo.

Na Secretaria de Saúde conversamos com o diretor de saúde,  Jorge o qual nos falou sobre o ocorrido apresentando oficios e relatórios disse Jorge: “Um certo dia,( 27 de janeiro de 2015)  Dr. Pablo chegou na secretaria e me informou através de oficio que gostaria de não mais ficar no município de Valença. Isso pegou a gente de surpresa porque até então tínhamos ele como um ótimo médico na comunidade e a gente não tinha nenhuma queixa dele enquanto profissional. Em reunião com a secretária, ele falou novamente que queria o afastamento definitivo de Valença”. O diretor de saúde seguiu explicando  que encaminharam a solicitação do médico ao Ministério da saúde e os coordenadores regionais estiveram em Valença para averiguar a situação. Depois de dois pedidos de afastamento, da comunidade da Bolívia e da cidade de Valença, Dr. Pablo se arrependeu e tentou voltar atrás,  existe inclusive, torpedos enviados por ele através da rede social facebook para a agente de saúde Tânia, pedindo perdão e revelando que   se encontrava acometido de estafa, motivo pelo qual teria perdido o controle e abandonado o trabalho, e que se voltasse para o posto da Bolívia faria seu trabalho de forma mais tranquila.

Entre relatórios para o Ministério da Saúde justificando a saída do medico de Valença, e o arrependimento do mesmo pela atitude intempestiva que teve,  no final do mês  de março de 2015 o coordenador do Mais Médicos no Brasil em Brasília entrou em contato com a prefeita Jucélia Nascimento por telefone instituindo pela permanência do médico no município e no dia 30 de abril, o coordenador estadual do Programa Mais médicos solicitou que a gestão tentasse dar uma nova chance ao profissional. Porém, a Secretaria de Saúde do município com toda autonomia que possui disse não às solicitações em favor do médico respondendo ao Ministério da Saúde que este apresentava ameaça à integridade física e mental da equipe de saúde da qual fazia parte. Diante desses fatos, foi solicitado o remanejamento do médico. No dia 11 de julho, a Secretaria de Saúde de Valença recebeu um oficio de Brasília  tratando do remanejamento do médico Pablo Frederico Valiente, para a cidade de Vera Cruz  assinado por Felipe Proença.

Das pessoas atendidas  por Dr. Pablo que conversamos e que preservaremos a identidade para não colocá-las em evidência no atendimento médico familiar, foram unâmines em dizer, que o médico é um ser humano maravilhoso e que faz realmente um trabalho familiar nos moldes da medicina cubana. Ele atende no consultório de maneira muito humana  e visita o paciente em sua casa quando este precisa de um acompanhamento mais próximo. Os pacientes ouvidos dizem que mesmo gostando dos médicos que estão no atendimento, nenhum se compara ao Dr. Pablo.

Procuramos o Dr. Pablo para falar sobre o assunto através de sua esposa Grazi Campos e esta nos respondeu que o médico prefere ficar calado por enquanto por que teria recebido ameaças dos assessores da administração. Nosso objetivo aqui é esclarecer à população carente de Valença sobre o real motivo da saída do médico de Valença, já que as pessoas acreditam ter sido ele injustiçado pela prefeita e nos procurado para “fazer alguma coisa”. Consultamos documentos, entrevistamos pessoas  e estamos a inteira disposição de Dr. Pablo Valiente e da administração de Valença para qualquer  direito de resposta.

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Jaime Lessa disse:

    Faltou apenas ouvir o doutor Pablo para a reportagem ficar perfeita! Somente da sua fala poderíamos tirar conclusões e responder a pergunta da manchete. Algumas pistas foram lançadas, mas… fala aí doutor!!!

  2. FLORENCIO JUNIOR disse:

    a voz do povo é a voz da razão, encontrem uma solução para aquele povo sofrido da Bolívia

    se querem ele, deem ele.

  3. TERRA disse:

    O DOUTOR PABLO FOI DEUS QUE COLOCOU ELE AQUI NA BOLÍVIA, NINGUÉM MAIS FARÁ OS ATENDIMENTOS QUE ELE FAZIA, POR QUERER DAR ASSISTÊNCIA AO POVO FOI PERSSEGUIDO ATÉ MESMO PELOS COLEGAS DE POSTO.

  4. abestados disse:

    Pablo, pois de doutor ele não tem nada, ele é político e dos piores. A comunidade da Bolívia não admitia o que essa homem estava fazendo com o atendimento do posso de saúde. O posto sempre teve credibilidade, ate o dia que este lobo com capa de cordeiro apareceu. Ele é louco. Por que não pública e joga na m midia tudo que ele fez.
    Fora Pablo!!!!
    #naoacorrupitosdomaismedico

  5. Marcelo Paiva disse:

    A PREFEITA FICOU COM MEDO DO DR. PABLO SER CANDIDATO A PREFEITO .

  6. Verdade disse:

    O povo de Valença não ta querendo pessoas boas q dirá um maluco . isso é um louco .

  7. Marcelo Paiva disse:

    PARA VERDADE: MALUCO É VC SEU PUXA SACO DA PREFEITA.

  8. Terra na Terra disse:

    Amigo Terra, não utilize meu nome para colocar mensagens falsas. Nunca iria compactuar com notícias mentirosas.

    Esse doutor Pablo saiu do posto da Bolívia porque ele quis e não por ser perseguido pelos colegas do posto, que por sinal são excelentes profissionais.

    Não houve nem uma consideração desse médico com a comunidade que quando chegou foi abraçado pelo povo carente da Bolívia e na sua saída nem se despediu!

  9. ZE NINGEUM ABESTADO disse:

    NAO TIVE PROXIMIDADE COM O DOUTOR EM QUESTAO ,MAS PARECE TER SIDO UMA BOA PESSOA,HUMANO..MUITO SIMPATICO,BATI UM “BABA” COM ELE NA PRAIA DO GUAIBIM.MUITO POPULAR,VIA SEMPRE CERCADO POR PESSOAS HUMILDES(SE HAVIA INTERESSES POR TRAS DISSO,NAO VOU JULGAR)
    MUITO DIFERENTE DE MUITOS DAQUI DESSA CIDADE,INCLUINDO OUTROS PROFISSIONAIS DE SAUDE,PREPOTENTES QUANDO ESTAO DE JALECOS,COMO QUE SERVEM DIRETAMENTE NA SALA DO ALTISSIMO(OCORREU UM INCIDENTE MUITO DESAGRADAVEL COMIGO NA SANTA CASA.NAO VOU USAR O ESPACO AQUI PARA DENUNCIA.. ESTAVA DISPOSTO A IR A ANS FAZER UMA RECLAMACAO.NO ENTANTO RESOLVI RELEVAR COM OS DOIS PROFISSIONAIS(.OREI POR ELES.

    OS MOTIVOS QUE VIERAM FAZE-LO PEDIR TRANSFERENCIA SAO PARTICULARES E JULGA-LO SEM CONHECER SUAS RAZOES ,E NO MININO ,LEVIANO.
    E PRECISO DEIXAR CLARO ,QUE CASO ELE NAO ESTAR AGRADANDO OS SEUS COLEGAS,NAO NOS CABE JULGAR ESTES TAMBEM,JA QUE NAO CONHECEMOS AS RAZOES DEVIDAS.
    ACHO QUE FALAR QUALQUER COISA ALEM DISSO,E IRRESPONSAVEL
    TERRA NA TERRA NAO ENTENDI O SEU ULTIMO PARAGRAFO:COMO ASSIM,DESPEDIR-SE DA COMUNIDADE.

  10. Ariel dodds disse:

    El doctor valiente (médico psiquiatra) es mucho más que un simple médico.. con mi esposa perdimos una hija en 2011.. gracias a el estoy escribiendo estas palabras y gracias a el mi esposa aún (a veces) suelta una sonrisa….si alguien sabe como podemos contactarnos con nuestro “hermano del alma” Federico. Por favor le pedimos que nos lo diga…necesitamos de verdad que el sepa que le
    Debemos la paz…aunque hoy Dios nos llevó otro hijo. Somos María y Ariel de San. Bernardo buenos aires Argentina
    Agradeceremos datos para contactar a Fede. Gracias

  11. LEA G C ANASTASIOU disse:

    Estou buscando contato com o Dr. Pablo. Se alguem tiver um contato de mail ou telefone agradeço muito. Lea

  12. Lucas disse:

    Alguien logró contactar alDr Pablo valiente??? Yo lo conocí en la ciudad de Pinamar y desde ese momento, con su ayuda cambió mi vida. Pido por favor si alguien sabe cómo puedo contactame con el me pase algún dato. Le agradecería con el Alma. Mi correo es : cuervocasla80@gmail.com

  13. Val disse:

    Amo demais Dr Pablo, ele é humano de verdade, diferente de muitos, só fez coisas boas para a saúde de Valença…q Deus proteja ele de toda inveja e de todo mal ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *