Valença comemora a Independência na Bahia
Seguindo a tradição, Valença finalizou na manhã desta quarta-feira, 02 de julho, as comemorações oficiais do município por mais um aniversário da consolidação da Independência do Brasil, na Bahia. Conforme as solenidades de praxe, a partir das 08 horas, na Praça Conselheiro Baltazar (Triana), aconteceram o hasteamento dos pavilhões nacionais, estadual e municipal pela prefeita Jucélia Nascimento, pelo Capitão Sandro Dorival Santos, representando a Polícia Militar da Bahia, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Agostinho Júnior, e a execução do Hino da Independência. Em seguida foi realizado o desfile cívico-militar, com a participação de diversas autoridades, escolas e representantes das diversas secretarias do município, Guarda Municipal, Tiro de Guerra 005/006, Filarmônica 24 de Outubro, grupos culturais, fanfarras e bandas marciais.
Pelas ruas por onde passou, o desfile atraiu centenas de pessoas que, das calçadas e das portas e janelas das suas casas, puderam assistir um belo e organizado evento. As homenagens foram encerradas na Praça da República, onde muitas outras pessoas reverenciaram as memórias dos seus antepassados nas lutas pelo atual legado de liberdade. O professor e empresário João Carlos Paes Muniz foi o orador oficial, cujas palavras mais uma vez lembraram a história do 2 de Julho e a participação de Valença, que ganhou o título de A Decidida por sua participação nas lutas que culminaram com a independência, na Bahia.






janeiro 9, 2026 às 4:28 pm Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não…
Excelente texto! Mas, tem babacas que não entendem o que é soberania ou não querem entender! Esses imbecis são os…
Reflexão pertinente sobre um tema cada vez mais presente. Os avanços tecnológicos pedem análise cuidadosa, responsabilidade e diálogo.
Obrigado Jorge!
Boa noite falou a mais pura verdade estou contigo e não abro