PONTO DE VISTA: REQUALIFICAÇÃO DA ORLA DE VALENÇA

Por: Olho Vivo

rla

Caros Leitores,

Gostaria da atenção de todos para o assunto em pauta. Trata-se da possível requalificação da Orla Fluvial de Valença.

Anseio de toda população valenciana, assim como um importante equipamento de laser, comercio e turismo de nosso município, a reforma da Orla precisa ser discutida amplamente por toda sociedade. Não podem de forma singular apresentar um projeto e dele fazer o ponto de partida para um investimento que a olho nu será mais uma extravagancia do dinheiro publico. Não se trata do quantitativo do aporte e sim da falta de planejamento em diversas áreas que por sua vez parecem estar esquecidos.

Primeiro ponto: Transito

O estudo de ré equacionamento da via e ou BR 001 que corta a cidade. Não é preciso ser especialista na área, para entender que com o crescimento do trafego de carros de todos os portes e a falta de um semi-anel rodoviário há um afunilamento de vias em Valença, dificultando ainda mais a fluidez do transito. Com isso a importância de antes de qualquer reforma analisar a possibilidade do recuamento da Orla nas proximidades do Ponto Chique à Butano, com isso desafogando o transito.
Na execução do projeto deixar um espaço que corresponda a futura instalação de uma quarta ponte interligando a rua Marechal Floriano Peixoto (Rua da Escalada) a Av. Maçônica.

Segundo Ponto: Comercio

Não é difícil notar que a ré instalação de 13 quiosques é absurdamente desnecessária e inoportuna para a dimensão do espaço. Devem ter bom senso em saber que uma requalificação de um espaço precisa de forma técnica ser avaliada. A exemplo de outas orlas, onde a diversificação dos serviços e a prioridade em áreas comuns às transformam em modelos a serem adotados. Basta lembrar-se da quantidade de quiosque que por anos permanecem sem ocupação, sendo este o insucesso do projeto original.

Terceiro ponto: Qualificação

Como explanado no item acima, se faz necessário o estudo de negócios a serem instalados no equipamento. Exemplo de atividades (diversidade nos negócios) Sorveteria, pizzaria, bar, restaurante, banca de jornal, tabuleiros de acarajé … Desta forma a sobrevivência comercial pode ser efetivada e a satisfação do publico realizada. Para isso o poder publico pode contar com a larga experiência do SEBRAE e os postos de orientação disponíveis (SENAE, SENAC…)

Quarto ponto: Discussão aberta

Como se trata de um investimento de grande porte e de duração permanente, sugiro a discussão com os diversos seguimentos da sociedade (Associação da Orla, CDL, OAB, Segurança Publica…) e a formação de núcleo com pessoas de variados seguimento com o objetivo de aprovarem a requalificação mais indicada.

Promover uma “competição” entre profissionais da área com o objetivo do desenvolvimento de alguns projetos a modo que, o que mais se enquadrar as necessidades possa ser contemplado. Não sei ao certo, mas acho que pode ser através de licitação do projeto.

Quinto ponto: Equívocos cometidos

A falta de planejamento no nascedouro da Orla inviabilizou a sobrevivência da mesma. Não quero com isso tirar o mérito dos gestores que a conceberam, apenas evidenciar que é necessário um amplo estudo para esse quadro não voltar a se repetir.

A atual gestão já comprometeu parte do restrito espaço com a construção de uma academia de ginastica, equipamento importante que deveria ser instalado em áreas de maior densidade populacional. Visando o holofote, um destaque imediatista esta construção ocupa o local onde poderíamos ter uma concha acústica, palco de cultura e laser, não um palco para se promover.

Finalizando os equívocos cometidos gostaria de citar dois últimos pontos: Um determinado empresário do ramo de material de construção faz do final da orla a extensão de seus depósitos. Um verdadeiro absurdo!

A Orla Fluvial de Valença não é apenas o calçadão e os quiosques, toda margem do RIO Una precisa ser requalificada e para isso é incabível aceitar que uma entidade como a ASTRAM transforme um terminal marítimo em uma verdadeira esculhambação.

Esse e meu ponto de vista, ser oposição não é apenas criticar. Solicito o espaço deste blog para começarmos uma discussão em beneficio a um equipamento que sem duvida é muito importante para nossa cidade.

Por motivo de força maior não vou me identificar.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. wolf disse:

    Parabéns Pelegrini

  2. Tuca disse:

    Esse final da orla está servindo para os “donos de Valença” usarem como carregamento de barcos, isso é um absurdo. E o que me surpreende é que ninguém faz nada. Tudo aqui está entregue as traças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *