Lançamento do livro 4 Ases & 1 Coringa

4asesOcorre no próximo sábado, 13 de dezembro, às 19h, o lançamento da coletânea de poesia 4 Ases & 1 Coringano Centro Cultural Olívia Barradas. A obra reúne quatro gerações da poesia valenciana, em que a linguagem poética percorre desde a tradição clássica dos sonetos rigorosamente bem construídos às transgressões morfossemânticas de inspiração neoconcretistas, dando ao leitor a oportunidade de conhecer mais um pouco o panorama da literatura valenciana contemporânea.

O livro reúne poemas dos “ases da poesia” Adriano Pereira, Mustafá Rosemberg, Otávio Mota e Ricardo Vidal (sendo os três últimos, membros da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes) e tem o prefácio escrito por Levi Vasconcelos, jornalista valenciano e “coringa” convidado para fazer a apresentação dos poemas. A arte da capa é assinada por Jamile Menezes.

Livro e o lançamento contam com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Valença, Câmara Municipal de Valença, SAAE, APLB Sindicato, LACLIV, COFEL, Casa Lacerda, Rio Mar Modas e Newton Gráfica e Recarga de Cartuchos.

 

AUTORES

Mustafá Rosemberg é médico formado pela tradicional Faculdade de Medicina da Bahia e autor dos livros de poesia Pétalas… também amei e Pelo Amor… Pela Vida! Também publica semanalmente poemas no jornal Valença Agora. Mustafá mantém vida a tradição dos sonetos construídos com milimétrica perfeição e amplo domínio da língua portuguesa, verdadeiro príncipe dos poetas do Rio Una.

Otávio Mota é artista visual, dramaturgo, escritor e coordenador do Centro de Cultura. Publicou os livros Pensar Fluidos e Apocalipse Man, além de ter encenado as peças Apocalipse Man, Ensaio para um Grito Brando, Bidi, Calu e o Rei Raul e Amares- Uma Saga de Todos os Ares. Juntamente com Mustafá Rosemberg, Otávio Mota participou das antologias Valenciando e Rio de Letras. Autor de poemas clássico, como Una que te quero Una e Arguidá, a poesia de Otávio Mota é um passeio neorromântico pelos encantos de Valença, extraindo do dendê os eflúvios cosmopolitas de sua arte.

Ricardo Vidal é escritor da nova geração, formado em Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (campus Salvador). Publicou o livro de poesia Estrelas no Lago, além de participar de várias antologias, dentre os quaisNovos Valencianos. Ensina Inglês no Colégio Estadual Hermínio Manoel de Jesus (povoado do Bonfim) e Cultura e Literatura Baiana na Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG). Vidal traz em seus versos uma leitura crítica-cósmica do mundo, com citações aos (des)caminhos literários que percorreu até agora.

Adriano Pereira é o poeta caçula da trupe, outro jovem nome que se destaca nas artes de Valença como autor, ator e produtor cultural, sendo o idealizador e curador da Ocupação Cultural. Atualmente estuda História na Universidade Federal do Recôncavo Baiano e públicos os folhetos Terço Mariano, Dez-Graças Poéticas, Dos(z)es P(r)ensadas ePrimeiras Impressões – com poemas que decompõem as palavras para reconfigurá-las em uma semântica concretista. Igualmente participou da antologia Novos Valencianos.

O quê? Lançamento do livro 4 Ases e 1 Coringa.

Quando? 13 de dezembro, às 19h.

Onde? Centro de Cultura Olívia Barradas, Valença.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *