Lançamento do livro 4 Ases & 1 Coringa
Ocorre no próximo sábado, 13 de dezembro, às 19h, o lançamento da coletânea de poesia 4 Ases & 1 Coringano Centro Cultural Olívia Barradas. A obra reúne quatro gerações da poesia valenciana, em que a linguagem poética percorre desde a tradição clássica dos sonetos rigorosamente bem construídos às transgressões morfossemânticas de inspiração neoconcretistas, dando ao leitor a oportunidade de conhecer mais um pouco o panorama da literatura valenciana contemporânea.
O livro reúne poemas dos “ases da poesia” Adriano Pereira, Mustafá Rosemberg, Otávio Mota e Ricardo Vidal (sendo os três últimos, membros da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes) e tem o prefácio escrito por Levi Vasconcelos, jornalista valenciano e “coringa” convidado para fazer a apresentação dos poemas. A arte da capa é assinada por Jamile Menezes.
Livro e o lançamento contam com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Valença, Câmara Municipal de Valença, SAAE, APLB Sindicato, LACLIV, COFEL, Casa Lacerda, Rio Mar Modas e Newton Gráfica e Recarga de Cartuchos.
AUTORES
Mustafá Rosemberg é médico formado pela tradicional Faculdade de Medicina da Bahia e autor dos livros de poesia Pétalas… também amei e Pelo Amor… Pela Vida! Também publica semanalmente poemas no jornal Valença Agora. Mustafá mantém vida a tradição dos sonetos construídos com milimétrica perfeição e amplo domínio da língua portuguesa, verdadeiro príncipe dos poetas do Rio Una.
Otávio Mota é artista visual, dramaturgo, escritor e coordenador do Centro de Cultura. Publicou os livros Pensar Fluidos e Apocalipse Man, além de ter encenado as peças Apocalipse Man, Ensaio para um Grito Brando, Bidi, Calu e o Rei Raul e Amares- Uma Saga de Todos os Ares. Juntamente com Mustafá Rosemberg, Otávio Mota participou das antologias Valenciando e Rio de Letras. Autor de poemas clássico, como Una que te quero Una e Arguidá, a poesia de Otávio Mota é um passeio neorromântico pelos encantos de Valença, extraindo do dendê os eflúvios cosmopolitas de sua arte.
Ricardo Vidal é escritor da nova geração, formado em Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (campus Salvador). Publicou o livro de poesia Estrelas no Lago, além de participar de várias antologias, dentre os quaisNovos Valencianos. Ensina Inglês no Colégio Estadual Hermínio Manoel de Jesus (povoado do Bonfim) e Cultura e Literatura Baiana na Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG). Vidal traz em seus versos uma leitura crítica-cósmica do mundo, com citações aos (des)caminhos literários que percorreu até agora.
Adriano Pereira é o poeta caçula da trupe, outro jovem nome que se destaca nas artes de Valença como autor, ator e produtor cultural, sendo o idealizador e curador da Ocupação Cultural. Atualmente estuda História na Universidade Federal do Recôncavo Baiano e públicos os folhetos Terço Mariano, Dez-Graças Poéticas, Dos(z)es P(r)ensadas ePrimeiras Impressões – com poemas que decompõem as palavras para reconfigurá-las em uma semântica concretista. Igualmente participou da antologia Novos Valencianos.
O quê? Lançamento do livro 4 Ases e 1 Coringa.
Quando? 13 de dezembro, às 19h.
Onde? Centro de Cultura Olívia Barradas, Valença.
Demorou muito
Precisou um forasteiro pra dá a Valença o seu real valor, Parabéns Prefeito Marcos Medrado,mosta pra esses bandos de incompetentes…
Parabéns Prefeito concordo vossa pessoas ,o comerciante valenciano já passou do limite ,eles acha que dono de propriedade pública.
Concordo plenamente, tem ter organização porque os comerciante se acha dono via pública. Valença tem essa bagunça, Parabéns Marcos medrado…
Ótima notícia . A praça e a orla são do povo. Parabéns