Reunião entre Governo de Valença e comunidade do Estância Azul aponta solução para alagamentos no bairro
A comunidade do bairro Estância Azul recebeu na noite desta terça-feira (29), uma equipe do Governo de Valença, liderada pela prefeita Jucélia Nascimento. A reunião, que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, foi pautada principalmente na infraestrutura do bairro. Também um dos compromissos assumidos pela Prefeitura, a confecção de placas de sinalização das ruas, foi cumprido com a entrega do material, ao presidente da Associação de Moradores local, Marcos Aurélio.
Os moradores cobram da Prefeitura providências para conter os constantes alagamentos em períodos de chuva. De acordo com a prefeita Jucélia Nascimento, o bairro é uma das prioridades da sua gestão. A prefeita reconheceu os problemas, mas alertou que a solução definitiva é exclusivamente de engenharia e depende de um projeto avaliado em R$ 12 milhões, que foi elaborado por técnicos da Prefeitura e encontra-se em Brasília para a sua liberação, algo que só deverá acontecer após as eleições devido ao impedimento da lei eleitoral. “A Prefeitura tem buscado solucionar o problema, mas vocês precisam entender que todas as ações feitas ao longo dos anos foram paliativas. O nosso governo está aqui para resolver, mas isso não acontece como um passe de mágica. Proponho a criação de uma comissão para, junto com a Prefeitura, construir uma agenda de trabalho visando solucionar o problema”, disse.
O secretário municipal de Infraestrutura, Jailton Azevedo, disse que o setor tem procurado conter os alagamentos. Entre as ações acontece a limpeza dos canais a cada dois meses.
Para Wolf Moutinho, funcionário da Secretaria Estadual da Fazenda e que acompanha de perto os problemas daquela comunidade, “a culpa não é desta gestão; e o problema não pode ser resolvido do dia para a noite”. Wolf propôs um pacto e que a Prefeitura estabeleça um cronograma de trabalho, acompanhado pela Associação do bairro.
O secretário de Transporte do município, Hilarino (Lau) Barreto, reconheceu e se solidarizou com a angústia dos moradores, mas alertou que a solução em definitivo depende do projeto. “A Prefeitura não tem R$ 12 milhões para resolver o problema. Estamos buscando verba federal para que possamos fazer toda a infraestrutura do Estância Azul. A responsabilidade social é de todos. Nunca nenhum gestor esteve aqui em reunião com vocês, para dar a cara para bater”, declarou.
O vereador Jairo Baptista cobrou metas para que o problema venha a ser solucionado em definitivo. “Mas vocês precisam entender que a prefeita não faz dinheiro”, esclareceu Jairo.
Líder comunitário, Wellington Oliveira, elencou algumas demandas que podem ser feitas para amenizar o problema até a execução da obra de saneamento. Entre elas a canalização do riacho que corta o bairro e a desobstrução da área de escoamento. Jailton Azevedo garantiu que toda a programação do serviço, depende de uma trégua das chuvas, mas a Prefeitura vai intensificar os serviços, dentro do possível.
Acompanharam ainda a reunião, Joailton de Jesus, vice-prefeito e secretário de Agricultura; Ionete Nery, secretária de Saúde; Luiz Inácio, procurador geral; os vereadores Bertolino de Jesus, Agostinho Junior, Fabrício Lemos, Adailton Francisco, Antônio Barreto e Carlos Antônio (Ei),
Ascom – Governo de Valença
Nos bastidores da política tudo pode mudar no próximo segundo.
Conterrâneos, Matéria elucidativa que demonstra muito bem uma área bem superficial do meandros da política. Ocorre que os atores são…
Marcel, eu acredito que sim, afinal de contas é um serviço que o posto oferece como cortesia para atrair seus…
Pelé, Apesar deste serviço não ser cobrado será que pode ser reclamado como um direito do consumidor? Algum leitor advogado…
Boa tarde mim chamo Maria carmelita e vigem muita vez e para mim foi a melhor gestão de carro na…