MARCA OFICIAL DE COMEMORAÇÃO DOS 400 ANOS DE CAIRU

image

O ano de 2010 chegou dando inicio às comemorações de 400 anos de instalação da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, hoje a nossa sede municipal – a cidade de Cairu. O prefeito Hildécio Meireles e sua equipe criaram um calendário para todo o ano com rica e diversificada programação, que reunirá ações na área de infraestrutura física, do patrimônio construído e da cultura popular, do turismo e dos cuidados ambientais.

Como parte das celebrações também foi criada uma marca comemorativa que retrata uma parte dessa riqueza histórica. Durante todo o ano essa marca será utilizada em todos os documentos oficiais da administração oficial.

Fonte: Cairu Acontece.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. visão politica 2012 disse:

    Enquanto a cidade de valença, mal governada por um prefeito de muitas mentiras, sem progamação, a cidade pode receber um belo nome, passei por valença………….. se não fosse valença…..

  2. Prezado amigo Pelegrini e demais leitores

    Existem várias versões que remontam as terras de Cairu, sendo uma delas levantada, que Cairu teria sido fundada no ano de 1501 sendo o 2º vilarejo do Brasil,proveniente dos náufragos sobreviventes das viagem de Americo Vespucio, onde decadas após fora colocada a pedra fundamental do Convento da Ordem do Santo Antonio em 1554, sendo administrado pelos então padres Franciscanos da ordem primeira, porém essa versão é minoritaria nos estudos historiográficos.

    Contudo a versão positivista do tempo de existencia de Cairu ressalta sua elevação a Vila no inicio do seculo XVII.Desta forma, o tempo historico da existencia como povoado da Vila de Nossa Senhora do Rosario 1553 , antiga ARACAJURU(Cidade do Sol) dos indios Aymorés/Tapuia é diferenciado da sua emanciapaçao politica ,sendo elevado a municipio somente em 1608 como Vila Nossa Senhora do Rosario de CAIRU.

    Onde o povoamento completa neste ano 457 anos de existencia e a cidade 402 anos de existencia.Contudo como todos os fatos historicos são controversos, existem dúvidas sobre a verdadeira idade do municipio que outrora comandou todo o vale do Rio Una que consistia das terras Cairu até a cidade de Santa Ines já no Portal do Sudoeste da Bahia, final do Vale do Jequiriçá

    Mas de qualquer forma, Cairu está de parabens por ser uma das mais velhas e importantes cidades do Brasil que indiscutivelmente contribuiu para a escrita da História de nosso País. (FONTE:Monografia:CARLOS,Francisco de Aguiar Neto.Os trabalhadores do Mar:Labuta,cultura e momória na ilha da Gamboa do Morro-Cairu-Bahia.UNEB-BA.2002)

    Prof.Francisco Neto (Nascido na Gamboa do Morro-Cairu-Bahia)
    Graduado em Historia UNEB SAJ
    Graduado em Filosofia FBB-Ssa
    Bacharelendo em Direito-FAINOR-Vit.Conq-ba
    Mestrando em Educação Comunitaria EST-RS
    Especialista em psicopedagogia InstitucionalFACE-ba]
    Detetive da Policia Civil de Valença-Bahia
    Diretor de Polo IESTE-FACE Sudoeste Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *