Apicultores recebem orientação sobre criação de abelhas

O governo de Valença, através da Secretaria de Agricultura, promoveu entre os dias 23 e 27 de setembro, um curso sobre Apicultura Básica. Quinze apicultores da cidade e Guaibim participaram das aulas teóricas  e práticas,  realizadas, respectivamente, na  “Casa do Pescador” e nos apiários com localização naquele distrito.

O início da primavera, época das floradas em que as abelhas iniciam maior produção de mel, foi aproveitado pela equipe da Secretaria Municipal da Agricultura, que contou com parceria do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), através do instrutor Paulo Carilo, além  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ituberá e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), para a realização do curso. Durante as aulas foram abordados os seguintes temas: a importância socioeconômica, manejo, local da criação/habitat, material necessário, biologia das abelhas, captura de enxame, controle da enxameação, instalação de apiário e manejo das rainhas.

Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura Joailton de Jesus, a apicultura é mais uma das inúmeras atividades agrícolas que podem ser exploradas no município. “Temos em Valença a agricultura tradicional, a exemplo do dendê, cacau, cravo, guaraná e outras, mas as condições climáticas oferecem oportunidades para outros setores”, disse.

Durante os nove meses da atual gestão, o setor agrícola tem experimentado uma nova organização com ofertas de vários cursos, seminários e inserção de novas técnicas para os agricultores, visando uma maior produtividade.

Ascom – Governo de Valença

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *